Como é o Caverna
Um casal de anões em uma pequena caverna precisa começar a se preocupar com o seu futuro (e principalmente com seus estômagos). Eles têm muitas opções: plantar grãos e vegetais, criar diferentes tipos de animais, escavar minérios e rubis... e futuramente, quem sabe, ampliar a família e conseguir mais uns braços para ajudar (e claro, mais bocas para comer).
No Caverna você irá plantar, criar animais, minerar, ampliar sua caverna, sair em expedições, tudo com o objetivo de conseguir alimentar sua família e ganhar pontos. Para isso, em cada turno você irá escolher um dos espaços de ação desocupados, colocar seu anão nele, e receber os recursos e/ou realizar a ação correspondente. No final, vence o jogador que conseguir mais pontos de vitória que os seus oponentes.
Alguns dos "animeeples" - mulas, javalis, ovelhas e um cachorro ao fundo.
3 razões para jogar
1
O tema e as regras harmonizam de forma genial. E, como tudo faz sentido, fica bem mais fácil aprender o jogo e pegar o jeito dele. Quer construir um cercado? Mande seu anão para pegar madeira. Junte um casal de gado e você terá um bezerro nascendo. Plante grãos e vegetais e você terá colheitas nos próximos turnos. Equipe um anão com uma boa arma e ele poderá sair em uma expedição para te trazer recompensas. Tudo se encaixa! O Caverna é um jogo grande e de certa forma complexo, com muitas regras, sim, mas dentre os jogos deste porte está entre os mais fáceis de ensinar, inclusive para quem está começando no hobby.
2
Todas as jogadas são úteis. Se tem uma coisa que me incomoda são jogos em que frequentemente, na sua jogada, você não faz nada (ou nada de útil). No Caverna, assim como em vários jogos do mesmo designer - Uwe Rosenberg -, sempre há coisas de sobra pra você fazer na sua vez. Se alguém pegou a madeira que você queria, não se preocupe, tem outro espaço ali pra pegar madeira. Ou você pode optar por pedra dessa vez, ou usar a ação de se tornar o primeiro jogador e levar um pouco de comida de bônus. Você sempre terá opções, o design do jogo garante isso. E isso torna o jogo mais "leve", no sentido de não te frustrar. Eu queria que houvesse mais jogos com esse feeling.
3
Inúmeras estratégias e muitas formas de pontuar. O Caverna é um desses jogos apelidados de "salada de pontos" em que o jogo te recompensa por praticamente tudo o que você faz. Construiu uma cerca? Pontos. Colocou ovelhas no cercado? Cavou uma mina de rubi? Pontos. Construiu um quarto para o futuro bebê anão? Pontos! Fez o bebê? Mais pontos! Porém, não se engane, pois o jogo é competitivo e o vencedor será aquele que fizer os melhores combos, extraindo o máximo de pontos possíveis dessa salada. Isso faz com que você volte a jogar e a cada partida tentar estratégias diferentes.
Final de partida em dois jogadores. Abaixo, o tabuleiro individual; acima, os espaços de ações.
Mais sobre o Caverna
- O Caverna é baseado no jogo de grande sucesso Agricola, do mesmo designer. Quando comparados, o Caverna é normalmente tido como o mais fácil de aprender e que pune menos os jogadores (principalmente na parte de alimentar seus trabalhadores). Por outro lado, muitos consideram que o Agricola possui maior variabilidade entre as partidas devido às cartas presentes no jogo e em suas expansões, e um drafting inicial que traz uma camada extra de estratégia.
- O designer alemão Uwe Rosenberg (Um Banquete a Odin, Le Havre) já apareceu aqui pelo 3 razões para, com o jogo Bohnanza.
- O Caverna foi lançado no Brasil pela Grok (na época Ludofy) e infelizmente está esgotado no momento desta publicação.
E aí, já jogou Caverna? Se não jogou, ficou interessado?
Comenta aí embaixo o que você mais gostou sobre ele, e quais os outros jogos do Uwe Rosemberg que você gosta.