

Salve galera, Ismael Descolado na área trazendo para vocês uma novidade, arrisco dizer que sou o único cara nesse brasilzão inteiro que tem uma cópia desta criança. Estou falando de COUNTER ATTACK, um simulador estratégico de futebol como nenhum outro do mercado atual.
Hoje temos pouquíssimos exemplos de jogos de futebol a disposição. SOCCERO, um jogo que já resenhei aqui (e no Youtube em meu canal), está OOP e sem previsão de relançamento e seu alto custo/baixo marketing o fez ter poucas vendas. SOCCER CITY não agradou muito o mercado por se basear em futebol antigo (década de 60), apesar de parecer bastante promissor com seu sistema de orientação por cartas.
Ainda nos restou nosso tupiniquim FUTBOARD, que a despeito de não ter qualquer expansão mesmo após 2 anos de seu lançamento, é nossa melhor opção.
Claro que há outros jogos desconhecidos mas estes provavelmente envolvem muito mais um gerenciamento do "mercado da bola" do que necessariamente uma simulação tática (com jogadores e todos os elementos de uma partida de futebol) que é, convenhamos, o que agrada a maioria do público, pelo menos o casual e não apenas os fãs de tabuleiro.
Isto posto, qualquer contribuição neste gênero futebolístico é bem vinda e nesse ponto podemos dizer que COUNTER ATTACK "chega dando voadora com os 2 pés no peito".
Apesar de não apresentar MINIATURAS (ingrediente quase obrigatório nos jogos que compro), COUNTER ATTACK se mostrou um jogo diferente dos que já possuo e acima de tudo com um futuro extremamente PROMISSOR graças ao incrível potencial de "customização" que pode ser aplicado.
Lançado em 2019 com financiamento pelo KS, COUNTER ATTACK é um jogo bem chato de conseguir. Só podemos comprar pelo site do fabricante (que não envia para o Brasil) ou pela AMAZON, com seus "fretes astronômicos" para o nosso país - acreditem, sem chance de você comprar diretamente deles.
Para contornar esse problema tive que comprar pela AMAZON porém enviando para um serviço de "caixa postal" nos EUA, para depois reenviar para o Brasil. Com certeza o preço ficou bem melhor, mas ainda assim bastante salgado devido a taxação da receita.
A versão deste jogo que chegou para mim não é a mais atualizada (o manual já sofreu 3 revisões), mas já está diponível para download.
Senhores, peguem sua planilha tática, faça sua preleção e instrua bem seus jogadores porque CONTER ATTACK vai te colocar fora e dentro do campo!
COMPONENTES

Manual bonitinho, cheio de textinhos com letrinhas engraçadas e boas imagens. Eu já estava pronto para criticar uma falta maior de imagens de jogadas (devido a complexidade o jogo) no entanto a versão 1.3 já corrigiu esse problema. Ainda assim não gostei muito, não há uma sequência lógica para as explicações, você vai se ver indo e vindo nele várias vezes para procurar o que precisa - as informações estão todas lá, mas mal distribuídas.
Os cartões de referência ajudam bastante nas primeiras partidas pois sem eles seria um inferno de consultas frequentas ao manual.


Pequenos cilindros de madeira representam os jogadores e tokens de papelão com figurinhas cartunescas para os demais elementos (cartões e contusões). As cartas dos jogadores são padrão Mini Euro o que ajuda a ocupar pouco espaço na mesa. Seguem também duas réguas transparentes e flexíveis para medir distância dos passes, uma simpática caixinha para guardar as cartas além de 2 ampulhetas para apressar os mais lerdos. O tabuleiro é totalmente dobrável e com vincos enormes, além de já ter sido alvo de reclamação porque desgasta facilmente com muitas partidas. Senti falta de alguns tokens para marcar os jogadores que já moveram no turno - você terá que providenciar.


O JOGO
Counter Attack é um simulador tático/estratégico de FUTEBOL com diversos elementos que permitem simular uma partida de futebol com um grande grau de realismo, nos colocando tanto no papel de um TÉCNICO quanto de um JOGADOR.
Como "técnico" os jogadores montam seus times escolhendo jogadores por meio de cartas - o sistema usado para escolha é o DRAFT - compra-se algumas cartas, um jogador escolhe uma e passa para o oponente e assim sucessivamente até que todos tenham escolhidos seus 11 jogadores em campo e mais 5 jogadores reserva.
Como "jogador" você controla taticamente seus 11 jogadores em campo tendo diversas ações a disposição para tentar se aproximar o máximo possível da área adversária e meter a bola nas redes.
O jogo consiste basicamente em 2 fases, a FASE DO MOVIMENTO e a FASE DA AÇÃO. Na fase de movimento o atacante move até 4 jogadores, em seguida o defensor move 5 peças e por fim o atacante pode mover mais 2 jogadores apenas 2 hexágonos.
Na fase da ação o jogador tem que decidir se chuta, faz um passe ou apenas reinicia uma nova fase de movimento.
HABILIDADES
O jogo oferece 46 cartas de jogadores onde cada carta possui 7 atributos: PACE (movimento), DRIBBLING (drible), HEADING (cabeceio), HIGH PASS (passe alto), RESILIENCE (resistência a contusões), SHOOTING (chute) e TACKLING (desarme).
Na minha versão os goleiros tem 5 habilidades (Dribbling, Pace, Resilience) e duas exclusivas deles: Areal Ability (saída pelo alto) e Saving (defesa). Uma atualização nas regras acrescentou mais 2 habilidades: HANDLING (capacidade de segurar a bola) e High Pass.

Alguns atributos são aplicados direto no jogador, como PACE (movimento), mas todos os demais são meros MODIFICADORES para suas rolagens e são usada em diversas finalidades, como disputas para roubar a bola, cabeceio, chute a gol, etc ou então são usadas para testes simples de precisão de passe ou possibilidade de contusões.
Em caso de empates a bola é desviada para uma direção/distância aleatória.
De todas essas habilidades, a que mais me chamou atenção foi o DRIBLE. Ao contrário do que ocorre na maioria dos jogos, onde um atacante usa o drible para avançar pela defesa adversária, aqui no COUNTER ATTACK esta é uma habilidade passiva usada exclusivamente para se defender de DESARMES.
Se a defesa não tirar a bola de um jogador, este vai poder caminhar livremente pelos adversários sem sequer tomar conhecimento desta habilidade. Isto permite a qualquer jogador com drible ruim se aproximar facilmente da área adversária se ele não for atacado. Uma tentativa de desarme mal feita pode trazer grandes problemas porque o atacante vai poder ocupar qualquer casa ao redor do defensor, deixando ele "para trás" como se realmente tivesse feito um drible.

Falhar numa tentativa de TACKLING é bem perigoso. Se o zagueiro errar o bote, o atacante pode ser posicionado em qualquer casa ao redor dele, deixando-o para trás.
Há 2 formas para tentar roubar a bola do oponente sendo a mais eficiente o TACKLING (um duelo de TACKLING contra DRIBLE). Mas se um atacante passar adjacente a qualquer jogador seu, você tira a bola rolando um "6". Isso deve ser explorado taticamente pela defesa, sempre postando seus jogadores de modo a obrigar o atacante a passar ao lado de seus defensores caso um TACKLING não seja possível de ser realizado (devido a distância).
GOL CONTRA???
Todos os jogadores possuem uma "zona de influência" que pode alcançar até 2 hexágonos de distância. Sempre que a bola passar por essa zona (seja fruto de passes/cabeceios ou sendo carregadas por outros jogadores) isso permite ao jogador tentar interferir, seja causando um desvio ou interceptando. Aliás os desvios de bola (que costumam ocorrer com certa frequência) podem ser extremamente perigosos quando acontecem dentro da área. Isso porque o tempo de resposta dos goleiros para bolas desviadas é muito menor o que pode até mesmo permitir algo impensável neste tipo de jogo: GOLS CONTRA!
PODE ISSO, ARNALDO?
Como Técnico você escolhe 16 jogadores, 11 para o campo e 5 para a reserva. Você pode trocar um jogador a qualquer momento da partida - seja por motivos estratégicos (está perdendo o jogo e precisa melhorar a ataque), seja por causa de CONTUSÕES.
Sempre que há uma tentativa de DESARME (Tackling) e o defensor rolar "1", ocorre uma falta e neste caso é preciso checar se houve uma contusão (que é determinada por um teste de RESILIÊNCIA do jogador).
Um jogador contundido sempre moverá -2, o que fatalmente o mandará para o banco de reservas (só trocar sua cartinha pela carta do novo jogador).
No COUNTER ATTACK os juízes possuem um valor de LENIÊNCIA utilizado basicamente para interpretar FALTAS e com isso distribuir (ou não) cartões amarelos. Sempre que ocorre uma falta, role para comparar com a leniência dele. Se o valor do dado for MAIOR IGUAL a este valor, o jogador faltoso toma um amarelo. Porém podem haver situações onde um VERMELHO DIRETO pode ser aplicado. Além disso, o juiz também pode ser usado para decidir situações conflitantes, quando os jogadores não sabem definir quem tem razão.
Uma coisa curiosa (e porque não dizer divertida) é que um defensor pode tentar causar uma FALTA INTENCIONAL no adversário, sem intenção de lhe tirar a bola e sim apenas parar a jogada (ótimo para aquelas situações de contra-ataque onde sua zaga está toda bagunçada). É uma ação bastante arriscada porque o jogador faltoso pode tomar um VERMELHO DIRETO caso consiga cometer a falta.
TROCA DE PASSES
Há 4 tipos de passes no COUNTER ATTACK, sendo 3 deles rasteiros e um deles (o HIGH PASS) um passe por cobertura. Passes rasteiros são precisos e não erram o alvo caso a bola seja passada diretamente para outro jogador, mas podem ser desviados pelo oponente caso a trajetória da bola passe ao lado deles.
Passes altos são mais técnicos. Eles não podem ser interceptados, mas requerem um teste de precisão (8+) para serem bem suscedidos e estão sujeitos a disputas por cabeceio quando chegarem no destino uma vez que jogadores dos dois times podem mover um jogador cada até 3 espaços enquanto a bola viaja pelo ar.
Em caso de falha nesse tipo de passe a bola será desviada e tomará um rumo incerto no campo podendo ir parar em posse do oponente ou correr para um local vazio do campo.

O passe LONGO pode alcançar qualquer lugar do campo sem uso da régua, porém a bola deve sempre ser colocada a 5 hexágonos de distância do alvo e aqui nada de mover jogador antecipadamente. É o tipo de bola usada para pegar defesas abertas.
Passes se mostraram elementos extremamente mortíferos neste jogo, pois sempre ao final dos movimentos o atacante pode fazer um passe. Como ele não precisa necessariamente passar para outro jogador (ele pode lançar a bola para um local vazio), no turno seguinte ele começará movendo mais 4 jogadores, o que permitirá a ele alcançar a bola e carregá-la em direção ao gol livre de marcação. Isto torna o movimento da defesa algo crucial na fase de movimento pois ele terá que antecipar para quem o ataque vai passar a bola tentando fechar as principais rotas ou obrigando o atacante a passar ao lado de seus zagueiros para tentativas de roubo de bola.
GOLEIROS VERSÁTEIS
Os goleiros são outra coisa que surpreende no COUNTER ATTACK. Eles possuem alguns atributos diferentes dos jogadores em campo, tais como AERIAL ABILITY, que é sua habilidade de sair do gol em bolas altas (é usada da mesma forma que o cabeceio) e SAVING, que é sua capacidade de defesa contra chutes a gol. Um goleiro só consegue alcançar bolas que passem até 3 hexágonos de distância (por isso o mantenha bem postado), no entanto seu tempo de resposta cai para 1 hexágono em caso de bolas desviadas (por isso gols contra não são tão raros). Os demais atributos (Dribbing, Pace e Resilience) são usados da mesma forma que os jogadores e campo.
Um goleiro pode ainda mergulhar nos pés de um atacante para tentar roubar-lhe a bola. Neste caso o goleiro usa seu SAVING contra o DRIBLE do oponente, mas pode cometer falta já que se trata de uma tentativa de tirar a bola (e falta na área...). Se o seu oponente CHUTA melhor do que DRIBLA pode ser mais interessante tentar tirar a bola dos seus pés ao invés de esperá-lo chutar.

Se Walker viesse para o meu time eu ficaria bem contente. Com um SAVING de "5" ele é uma muralha.
Houve uma modificação recente nas cartas dos goleiros que lhes acrescentou mais 2 atributos: HANDLING (capacidade de segurar uma bola e evitar escanteios - isto era definido de forma aleatória quando o goleiro defendia) e HIGH PASS, para que ele consiga fazer passes altos para rápidos contra-ataques. Infelizmente a minha versão não veio com essas alterações (mas nada que uma impressão não resolva).
CRIE SUAS EXPANSÕES
O grau de customização deste jogo é algo que vai agradar bastante aqueles fãs de futebol mais exigentes. Não será necessário aguardar por expansões para o COUNTER ATTACK, você mesmo poderá produzi-las em sua casa com quase nenhum custo e isto é praticamente entregue de bandela pelos criadores do jogo. COUNTER ATTACK é essencialmente orientado por cartas então é DELAS que você precisa para criar novos times ou até mesmo personalizar o seu time favorito. BARCELONA, REAL MADRID, JUVENTOS, CHELSEA, FLAMENGO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, o céu (entenda "sua impressora") é o limite.


O site até oferece a venda de alguns tokens dos times mais famosos da Liga Européia (entre outras coisas).
No website dos criadores há um aplicativo que pode ser usado para criar suas próprias cartas. Você baixa uma planilha em Excel (um modelo) oferecido por eles, preenche com todos os dados (nomes, países e atributos) e faz um UPLOAD para o site novamente. O website então gera imediatamente um arquivo PDF com as cartas dos jogadores contidos na planilha.

Preencha o Excel bonitinho e faça um upload. Se tudo der certo, basta clicar no "Generate PDF" para obter lindas cartinhas prontas para impressão


Achou Messi uma covardia? Olha o Cristiano Ronaldo...
Não sabe os atributos dos jogadores? Há uma planilha no mesmo website que pode ser baixada. Ela contem 20 mil jogadores (pasmem, isso tudo mesmo) listados com todos os seus clubes do origem, mas os atributos não são oficiais, ou seja, os criadores apenas alegam que fizeram este arquivo durante a pandemia e pedem ajuda para os fãs corrigirem os atributos. Essa planilha é pública e pode ser editada por qualquer pessoa no mundo por meio do Google.
E por fim o manual ainda oferece regras avançadas para Campeonatos, sugerindo o uso de pontos ganhos no campeonato como moeda de negociação para compra e venda de jogadores e a possibilidade de contusões deixarem seus craques fora de jogo por diversas partidas. Nem é preciso falar sobre o potencial desse jogo para criação de campeonatos entre a galera.
CONCLUSÃO
Fácil de aprender mas difícil de gerenciar, COUNTER ATTACK é uma grata surpresa para o mercado de jogos de tabuleiro de futebol e veio preencher uma lacuna que faltava neste esporte, a SIMULAÇÃO. Sim, o FUTBOARD também dá uma bela empurrada nesse sentido, mas COUNTER ATTACK parece nos exigir um "brain storm muito maior. Primeiro porque coloca o jogador no papel de técnico de futebol ao permitir montar seu time - e cada partida você terá um time diferente, um verdadeiro pesadelo para qualquer dirigente. Segundo, todos os jogadores do COUNTER ATTACK tem atributos (no FUTBOARD pouquíssimos jogadores tem DRIBLE por exemplo). Isso permite que um perna de pau consiga tirar a bola de um Leonel Messi por exemplo - com muita sorte, é claro. E por fim, a presença de elementos inusitados como disputas por bolas aéreas, bolas desviadas, faltas intencionais, juiz, gol contra entre outras coisas tornam o COUNTER ATTACK um jogo de futebol bem a frente de seus concorrentes.
Os atributos dos jogadores se mostraram bastante sensíveis nas partidas que consegui simular, com destaque para PACE, DRIBBLING e TACKLING, as habilidades mais utilizadas. Carência nesses atributos significa que você terá que mudar bastante o posicionamento do seu time (e aqui também entra o lado "treinador" do jogo).
É bem difícil analisar até que ponto uma formação tática funciona (442, 352, etc) porque isso depende tanto da qualidade dos seus jogadores quanto os jogadores adversários. Você pode até começar a partida com uma formação preferida, mas fatalmente terá que mudar seus planos caso seu oponente tenha bons atacantes, bons zagueiros ou laterais muito rápidos.

O verso do tabuleiro trás diversas formações táticas de times lendários.

A seleção de 70 não poderia faltar. Bora criar as cartas e montar um time imbatível!
Algo que também vale destacar no COUNTER ATTACK é a incrível LIBERDADE que o jogo oferece. Enquanto a maioria dos concorrentes cria regras para forçar o jogador a mover uma bola ou impedir passes com jogadores marcados (para fins de balanceamento ou fluidez na partida), aqui não existem muitos engessamentos e você pode até se dar ao luxo de entrar com bola e tudo no gol - mas acreditem, é muito difícil. O campo é gigantesco, composto de centenas de hexágonos, os jogadores tem muita liberdade de movimento, é praticamente impossível bloquear alguém e você pode até mesmo botar seu time inteiro dentro do gol ou tentar entrar com bola e tudo - todas essas ações aparentemente malucas tem suas falhas e não são garantia de uma defesa intransponível nem de um gol garantido.

Pode isso, Arnaldo? Pode! Um chute pro gol aqui e os jogadores só desviam com 5 ou 6. Se desviar pro gol, é gol contra!
COUNTER ATTACK simplesmente SOBRA na quantidade de elementos para agradar em cheio o coração dos fãs de futebol - casuais ou hardcore. Mesmo jogadores casuais se sentirão confortáveis com ele a despeito de se tratar de um jogo mais burocrático que um FUTBOARD da vida - porém sem tantas amarras. Serão necessárias várias partidas para se entender onde você está amarrando seu burro. Você ficará completamente perdido, cometerá erros infantis e jogará a culpa nas regras do jogo, mas aprenderá com o tempo que COUNTER ATTACK exige um nível de estratégia insano com a necessidade de estudar cada movimento, cada passe, a fim de tentar chegar o mais perto possível do gol sem ser interceptado ou de entrar na área para uma boa posição de chute.
Com um grau de customização nunca visto em nenhum jogo do gênero, COUNTER ATTACK pode proporcionar eventos profisionais de alto nível com organização de campeonatos e criação de times atualizados todos os anos com os mesmos jogadores que fazem parte dos times reais de futebol.
GOLS PRÓ
- Grande quantidade de elementos de simulação permitem realizar partidas num nível realista bastante elevado;
- Juízes com "grau de leniência" determinam a gravidade das faltas e decidem questões duvidosas;
- Possibilidade de contusões, faltas intencionais e gols contra;
- Times diferentes a cada partida aumentam muito a rejogabilidade;
- Comunidade bastante ativa no facebook permite troca de ideias e organização de campeonatos online.
- Nível de customização permite criar qualquer time do mundo e manter seu jogo sempre atualizado;
GOLS CONTRA
- Extrema dificuldade para conseguir uma cópia devido ao alto custo do frete;
- Manual mal escrito exige busca constantes para esclarecimento das dúvidas;
- Tabuleiro tende a se desgastar com o tempo;