Compartilho uma variante solo com automa para Tsukiji elaborada pelo usuário argentino Wizardo Foz no BGG, fiz uma tradução aproximada pintando de vermelho apenas o que muda e de verde o que segue igual.
1) Preparação:
- O jogo será preparado para 2 jogadores de forma normal. Um seremos nós e o outro o automa, que chamaremos de Rioshi
- Ajusta-se as cartas de produto e os sinais de preço como para um jogo de 2 jogadores. O quadro de cotações é organizado da mesma maneira que no jogo normal.
- Pegamos o token do primeiro jogador e 48 ienes em moedas. Nosso oponente, Rioshi, não aceitará dinheiro nem precisará dele.
- Durante o jogo, o token do primeiro jogador será atribuído da maneira usual descrita no jogo base.
- Cada jogador pega seus tíquetes de avaliação. Os tickets de Rioshi nunca serão revelados para nós.
2) Decorrer do jogo:
Começamos porque temos o primeiro token de jogador.
- Fase de A) Oferta: feita da mesma maneira que no jogo normal.
- Fase de B) Avaliação:
- Uma vez que os produtos tenham sido exibidos nas 3 colunas, os jogadores, por ordem de turno, fazem suas avaliações.
- A avaliação de Rioshi é feita retirando 3 bilhetes ao acaso da sua reserva pessoal (os que estão disponíveis, visto que os bilhetes especiais serão eliminados da forma habitual), os quais ficarão ocultos até que tenhamos colocado também os nossos. Os bilhetes de ambos os jogadores são revelados ao mesmo tempo.
- Fase de C) Cotação: feita da mesma maneira que no jogo normal.
- Atualização de mercado: feita da mesma maneira que no jogo normal.
- Fase de D) Compra:
- Seguindo a ordem do turno, cada jogador compra um lote.
- Rioshi sempre compra muito e não paga nada. Rioshi sempre compra o lote mais caro que não contém Yakuzas.
- Exceções: No caso em que todos os lotes disponíveis contenham Yakuzas, Rioshi comprará o lote mais caro que contiver a menor quantidade de Yakuzas do que os outros disponíveis. Se Rioshi pegar uma ou mais Yakuzas, ele descartará as cartas de produto correspondentes que têm a classificação mais baixa no tabuleiro naquele momento. Caso não haja produtos no tabuleiro, ele descartará as cartas Maguro correspondentes, se as tiver. Um para cada Yakuza.
- Compramos da forma usual, pagando o correspondente. No caso de não podermos comprar também é possível levar a moeda de 3 ienes.
3) Fim do jogo:
Feito da mesma maneira que no jogo normal, lembrando de acrescentar as moedas que ficaram em nossa reserva.