Um dos primeiros jogos que conheci ao iniciar no hobby foi o A Ilha Proibida! Na época ele explodiu a minha cabeça! Isso foi em 2011. Eu já conhecia os jogos modernos antes disse, mas foi jogando Catan e A Ilha Proibida que realmente entrei de cabeça no hobby. Então fiquei um tempo sem jogar, por falta de possuir um grupo fixo para as jogatinas mesmos. passei uns bons 7 anos sem jogar nada quando resolvi voltar de vez ao hobby. Foi quando comprei tanto o Ilha quanto o Pandemic, a essa altura já considerado um clássico. Realmente eles tem uma pegada semelhantes em vários aspectos, porém suficientemente diferentes para serem considerados bem distintos.
A Ilha Proibida é um jogo mais leve, com menos informações que influenciam em sua decisão. Ele é mais intuitivo e a possibilidade de ajustar o grau de dificuldade me atrai muito pois me permite jogá-lo de forma mais descompromissada ou bem mais tensa. É um jogo ideal para apresentar a novos jogadores, todo mundo a quem apresentei ele pirou! hehehe seja pelo aspecto coop, pela acessibilidade ou pela produção, A Ilha realmente conquista o pessoal! Porém, com o passar do tempo ele acaba se tornando mais previsível e não tanto desafiante, o que compromete um pouco a sua rejogabilidade. Isso acontece especialmente jogando com o mesmo grupo, quando os jogadores estão mais afiados e entrosados. Ainda assim me divirto com ele e recomendo bastante!
O Pandemic é um jogo realmente tenso, nervoso mesmo! Não que a Ilha não seja, rola aquela tensão crescente gostosinha no final, mas no Pandemic a tensão está presente a todo momento. A impressão que tenho é que é possível perder nas primeiras jogadas e por isso exige muito mais atenção dos jogadores. A quantidade de informações que influenciam nas decisões dos jogadores é maior, é nesse sentido um jogo mais estratégico e que também cobra maior entrosamento entre o grupo. O Pandemic também tem aquele feeling de jogo de tabuleiro raiz, é bem familiar! Apesar de ser mais complexo que a Ilha, também agradou bastante quando o apresentei a novos jogadores pois as suas regras também são fáceis de compreender. A galera adora também! Por tudo isso acredito que tanto jogadores veteranos quanto novatos conseguem aproveitar bastante o Pandemic!
Acho que ambos cabem juntos na coleção, tenho os dois. Quando quero jogar algo mais descompromissado e rápido pego a Ilha. Quando quero algo mais 'sangue nos zóio' e estou afim de quebrar a cabeça com um bom desafio pego o Pandemic.