Roqnroll::Galera acabei oficialmente de jogar minha primeira partida.
Que jogo difícil!
Perdi muito tempo tendo que ir consultar o manual e muitas vezes fiquei na House Rule ou a que fazia mais sentido.
Joguei com o Ardenai (o arqueiro)
A habilidade passiva dele diz que toda que causar dano em um inimigo a distância 2 ou mais causa +1 de dano (físico ou mágico)
1) A primeira dúvida é quanto a questão da distância. A d2 na regra fala que é a área do Herói e a área da missão (incluindo a área do outro herói aliado), então em outras palavras Ardenai sempre vai causar 1 de dano a mais já que d2 englobaria a sua própria área do herói ou essa habilidade só vai ser usada quando ele bater fora da sua própria área?
2) O +1 de dano dessa habilidade passiva dá uma interpretação meio ambígua, pois ele fala que adiciona +1 de dano físico ou +1 de dano mágico, eu tenho que somar esse mais 1 com o mesmo tipo do dano que estou causado? Tipo se dei 1 de dano físico eu obrigatoriamente somo +1 de dano físico ou posso fazer um mix dano físico e mágico?
3) Peguei um evento que dizia, os jogadores podem causar 2 de dano físico ou 1 de dano mágico para colocar um marcador nessa carta a distância 1, com x tokens a carta é descartada. A Habilidade especial do Ardenai conta para essa situação também ou por ser dist 1 a passiva não funcionaria?
4) Assim que eu abro o evento eu já ajusto a trilha de reforço para o número indicado na carta ou só ajusto depois da fase de tempo (começo do 2 turno)?
5) O Ardenai tem a habilidade de mandar um personagem de volta para área de missão. Esse monstro entra no final da fila dos monstros que eventualmente estejam lá ou é o primeiro na nova perseguição?
6) O monstro quando tem o efeito de "enfurecer: Ataca", ele automaticamente faz um novo ataque no herói? E os monstros que estiverem na área da missão também ficam enfurecidos?
Acho que foram essas as questões principais
Valeu!
1) A sua área do heroi é distância 1. Mas tem coisas na sua área que tem distância 2, por exemplo, um inimigo com escaramuçador, mas adiciona +1 a distância necessária dele.
2) Isso. Você sempre adiciona o tipo de dano que está na arma. Você pode aplicar os reflexos na ordem que for mais útil: por exemplo, tem uma pedra que dá +1 mágico, ou com as diferentes flechas do ardenai. Lembrando que tem uma flecha dele que tá com texto errado em pt-br, procura aqui na ludo sobre os erros. A de raio tá com o texto igual a de fogo, mas ele é diferente.
3) Esse evento é como se fosse uma névoa que atinge os personagens, a distância é sempre 1 pra atacar, então o ardenai não consegue bônus pra atacar esse evento.
4) Não, só no começo do próximo turno. E você só trás reforços se indicar movimentação na carta de evento(mesmo que seja uma seta e zero), senão o evento não trás reforços mesmo que esteja avançado a trilha.
5) Joga pro último lugar da fila. Tá na página 17 do manual, parte III.
6) Exato, ele ataca o herói da área que ele está. Não tem como enfurecer um monstro que não esteja na área de algum herói. No jogo base, as regras pra enfurecer são um pouco "falhas". Se o monstro não tiver o símbolo de enfurecer, ele não se enfurece por ícones, só por efeitos. Eu pessoalmente gosto de jogar com as regras de enfurecer da expansão, que tenta enfurecer um monstro, se não tiver nenhum com ícone, tenta enfurecer um que não tenha ícone. Acho que faz mais sentido.