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Dúvidas e mais dúvidas...

Mistfall
  • avatar
    fechine30/03/21 12:08
    avatar
    fechine
    30/03/21 12:08
    447 mensagens MD

    Vou editando aqui conforme for aparecendo mais dúvidas e eu as for resolvendo (ou algum colega me passe a resposta)

    Olá bons samaritanos! 
    :D

    O jogo parece bacana, o manual é terrível e temos vários problemas de tradução!
    Ainda assim estou animado para conseguir jogar uma campanha de forma fluida (eu começo, bato numa dúvida ou problema, paro...)
    Enfim, vou listar aqui algumas dúvidas que tenho certeza que algum de vocês pode me salvar.

    1) Escudo Redondo é um Item básico do "Portador do Escudo" ou de outro personagem?
    Notem que a iconografia da carta indica ser de outro personagem, mas pelo tabuleiro do Herói só este usa tal escudo. Além disso, contei as cartas de cada personagem... cada um deles tem 15 cartas. Fengray só teria a mesma quantidade se de fato esta carta fosse do seu DECK e não de Arani A clériga (que é quem tem esse símbolo de SOL).


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9d150_cncnnv.jpeg

    2) São DOIS escudos ou veio duplicado? (Se forem dois, e de fato for do DECK do Fengray ele vai ficar com 1 de vida a mais)

    3) Eu só reponho minha mão assim que termino meus ataques (meu turno)? OU tem reposição depois que me defendo dos inimigos?

    4) Assim que entra um reforço ele já se encaminha para a área de um Herói (para uma batalha) ?

    5) Como faço para mover cartas do descarte para a pilha de compra?

    6) Posso ficar parado no tile um turno com o objetivo de me preparar para uma nova viagem? Assim fazer nova cura e reposição de mão?

    3
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  • RaphaelGuri
    1382 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri30/03/21 18:53
    RaphaelGuri » 30/03/21 18:53

    Estou aqui não para contribuir com respostas, mas com um apoio emocional em relação a sua frustração com o manual do jogo.

    Fiquei por volta de um mês com o jogo, li o manual uma, duas vezes. Baixei em inglês, vi que tinha coisa diferente e até adicional, reli em inglês... e mesmo assim ainda fiquei com dúvidas. Acabei abandonando o jogo pois as quatro experiências (tentativas) de colocar o jogo na mesa não foram felizes. Simplesmente o jogo não rodou bem como eu esperava e minha expectativa ficou bem longe do que a ideia do jogo vendia.

    Bom, é isso. Como disse, sou um ombro nessa sua empreitada de entender o jogo. Irei ficar de olho nesta postagem e torcendo com todas forças que alguém consiga te ajudar! haha

    Abraços! 

    1
  • anok
    88 mensagens MD
    avatar
    anok31/03/21 13:02
    anok » 31/03/21 13:02

    Opa! Beleza?

    1) Tanto o Fengray quanto a Arani tem o escudo redondo como item básico. O do Fengray começa no tabuleiro e o da arani começa no deck.

    2) Sim, são dois escudos. Os decks de todos os heróis tem 30 cartas, invariavelmente. Alguns começam com mais ou menos cartas no deck de acordo com os equipamentos iniciais

    3) Caso você tenha resolvido o encontro atual, você repõe sua mão durante a fase de espólios do encontro.

    4) Não, ele só persegue os heróis na fase de perseguição. Que é na sequencia da fase de reforços, mas ele começa lá na área da quest e entra na área do herói com mais foco.

    5) Usando pontos de cura, quando você receber eles, você pode colocar cartas da sua pilha de descarte pra pilha de compra. Você pode gastar 2 "pontos de cura" para tirar uma pilha do enterro(burried pile) pro fundo do seu deck. Você escolhe a ordem que as cartas entra no seu deck.

    6) Sim, única coisa que acontece é que você tem que fazer mais um evento de tempo, se aproximando do fim da aventura. É uma opção pra quando você tem inimigos implacáveis que sobraram de um encontro anterior.

    Quanto a dúvida dos escudos:

    O jogo pode ter vindo sim com erro na contagem das cartas, a minha cópia veio com cerca de 30 ou 40 cartas repetidas(mas o número total estava igual, parece que uma "folha" de cartas ficou faltando e veio uma cópia de outra no lugar). Eu fiz o pedido pra Sherlock pra repor as cartas. Pra contabilizar as cartas usei dois arquivos do BGG: "Mistfall Quest Companion" e "Player's Guide", não posso linkar aqui pq a ludopedia é uma péssima plataforma da comunidade mas vc acha no google.

    5
  • anok
    88 mensagens MD
    avatar
    anok31/03/21 13:09
    anok » 31/03/21 13:09

    Mas agora com a Sherlock tendo fechado as portas, acho que vai ficar mais complicado essa reposição das cartas, infelizmente.

    2
  • DuqueXenofontes
    376 mensagens MD
    avatar
    DuqueXenofontes31/03/21 13:28
    DuqueXenofontes » 31/03/21 13:28

    Existem coisas nesse jogo que realmente não dá para defender, começando pelo manual.
    Faz tempo que não jogo, mas acho que consigo ajudar em algumas coisas. 

    1) Essa eu não consigo responder com certeza, pois tenho cartas que sequer vieram numeradas. Mas vamos lá. 
    Meu deck do Fengray possui quatro equipamentos básicos (Escudo redondo (n. 62) , cota de malha, espada de guerra e machado de mão), além de outros onze talentos básicos, totalizando quinze cartas. 
    O deck da Arani tem a mesma divisão e quantidade, mas os equipamentos básicos são: Escudo redondo (n. 30), cota de malha, símbolo sagrado e maça.

    Talvez esteja faltando cartas no seu deck.
    Obs. O fato do item ser um equipamento básico não quer dizer que ele necessariamente seja um item inicial.

    2) São dois escudos, um da Arani (n.30) e um do Fengray (n.62).

    3) Você repõe sua mão durante a Fase do Herói. Pode ser feita a qualquer momento, mas, quando o fizer, você deve encerar a jogada desse herói imediatamente e passar para o próximo. 
    Depois da fase de defesa não tem reposição da mão.

    4) Edit: Havia entendido errado a pergunta. Mas já responderam corretamente ali em cima.

    5) Recebendo pontos de restauração ou por um efeito de algum talento (ex. Sacrifício). Você recebe os pontos de restauração descansando ou através de talentos, como a Cura Maior.

    6) Pode. Só não esqueça de executar a fase de tempo e ajustar a trilha normalmente.

    0
  • fechine
    447 mensagens MD
    avatar
    fechine01/04/21 16:15
    fechine » 01/04/21 16:15

    Mais perguntas...

    1) No final da fase do herói, quando vou repor a mão... Imagina que já tenho 2 cartas na mão. A primeira compra do DECK é um machado que tem uma ação rápida de colocar na área de Herói. Eu posso imediatamente baixar ela(H) e continuar comprando para completar as 5 na mão, ou esta carta de machado deverá ficar na mão até a próxima fase do herói... contando assim para o limite de 5?  1.1) E pq o limite fala em de 5 à 8 cartas?

    2) Quando a trilha de foco chega no máximo, volta par ao nível 0?

    3) Na fase de defesa, posso usar tantos reflexos quanto ações rápidas, inclusive as que me permitem comprar mais cartas?

    4) Fora descansar no tile, depois uma batalha, tem mais alguma forma de recuperar cartas do descarte ou enterradas?

    5) Quando um carta de mão é Ação regular, e ela te manda usar um Ação de outra carta... essa ação (da outra carta) precisa ser uma ação Rápida ou pode ser regular?

    0
  • anok
    88 mensagens MD
    avatar
    anok01/04/21 16:25
    anok » 01/04/21 16:25

    fechine::Mais perguntas...

    1) No final da fase do herói, quando vou repor a mão... Imagina que já tenho 2 cartas na mão. A primeira compra do DECK é um machado que tem uma ação rápida de colocar na área de Herói. Eu posso imediatamente baixar ela(H) e continuar comprando para completar as 5 na mão, ou esta carta de machado deverá ficar na mão até a próxima fase do herói... contando assim para o limite de 5?  1.1) E pq o limite fala em de 5 à 8 cartas?

    2) Quando a trilha de foco chega no máximo, volta par ao nível 0?

    3) Na fase de defesa, posso usar tantos reflexos quanto ações rápidas, inclusive as que me permitem comprar mais cartas?

    4) Fora descansar no tile, depois uma batalha, tem mais alguma forma de recuperar cartas do descarte ou enterradas?

    5) Quando um carta de mão é Ação regular, e ela te manda usar um Ação de outra carta... essa ação (da outra carta) precisa ser uma ação Rápida ou pode ser regular?

    1) Não pode, quando você compra acaba o seu turno, aí não pode resolver mais ações. Se você tiver mais que 8 cartas na mão, você tem que descartar até ter 8.
    2) Volta "7 casas", pro nível 6 se não me engano. Tem uma setinha falando quanto volta. Manual página 13.

    3) Só reflexos, não pode usar ações rápidas fora do seu turno.

    4) Alguns efeitos de carta(da clériga) ou poderes de herói(a Venda, por exemplo, consegue recuperar uma carta da pilha de enterro pra debaixo do deck dela por turno). Você nunca reembaralha o deck quando acaba, ou coisa assim. O deck é sua vida.

    5) Geralmente pode ser tanto regular ou rápida. Você tem um limite de uma ação regular, mas como é uma ação dentro da outra, sai desse limite. Isso tá no manual na página 15. 

    2
  • fechine
    447 mensagens MD
    avatar
    fechine01/04/21 21:18
    fechine » 01/04/21 21:18

    anok::
    fechine::Mais perguntas...

    1) No final da fase do herói, quando vou repor a mão... Imagina que já tenho 2 cartas na mão. A primeira compra do DECK é um machado que tem uma ação rápida de colocar na área de Herói. Eu posso imediatamente baixar ela(H) e continuar comprando para completar as 5 na mão, ou esta carta de machado deverá ficar na mão até a próxima fase do herói... contando assim para o limite de 5?  1.1) E pq o limite fala em de 5 à 8 cartas?

    2) Quando a trilha de foco chega no máximo, volta par ao nível 0?

    3) Na fase de defesa, posso usar tantos reflexos quanto ações rápidas, inclusive as que me permitem comprar mais cartas?

    4) Fora descansar no tile, depois uma batalha, tem mais alguma forma de recuperar cartas do descarte ou enterradas?

    5) Quando um carta de mão é Ação regular, e ela te manda usar um Ação de outra carta... essa ação (da outra carta) precisa ser uma ação Rápida ou pode ser regular?

    1) Não pode, quando você compra acaba o seu turno, aí não pode resolver mais ações. Se você tiver mais que 8 cartas na mão, você tem que descartar até ter 8.
    2) Volta "7 casas", pro nível 6 se não me engano. Tem uma setinha falando quanto volta. Manual página 13.

    3) Só reflexos, não pode usar ações rápidas fora do seu turno.

    4) Alguns efeitos de carta(da clériga) ou poderes de herói(a Venda, por exemplo, consegue recuperar uma carta da pilha de enterro pra debaixo do deck dela por turno). Você nunca reembaralha o deck quando acaba, ou coisa assim. O deck é sua vida.

    5) Geralmente pode ser tanto regular ou rápida. Você tem um limite de uma ação regular, mas como é uma ação dentro da outra, sai desse limite. Isso tá no manual na página 15. 

    Mt obrigado pelas explicações e me desculpe as falhas em interpretar o manual. Algumas coisas estão claras, mas no meio de muita coisa bagunçada, acaba confundindo tudo. Vlw mesmo.
    Já tentei vencer a primeira campanha umas 4 vezes (modo solo) e nada. No último desafio é mt gente para confrontar e pouca carta.
    Acho que agora já sei jogar, vou tentar outra campanha.

    0
  • anok
    88 mensagens MD
    avatar
    anok01/04/21 21:30
    anok » 01/04/21 21:30

    fechine::Mt obrigado pelas explicações e me desculpe as falhas em interpretar o manual. Algumas coisas estão claras, mas no meio de muita coisa bagunçada, acaba confundindo tudo. Vlw mesmo.
    Já tentei vencer a primeira campanha umas 4 vezes (modo solo) e nada. No último desafio é mt gente para confrontar e pouca carta.
    Acho que agora já sei jogar, vou tentar outra campanha.


    Cara, a primeira missão é especialmente difícil. Pq vc não tem muito tempo pra melhorar seu personagem. A segunda é bem mais tranquila, por mais que adicione marcadores de missão e tal.


    Eu gosto de jogar uma variante proposta no Mistfall Quest Companion, que coloca o mapa da primeira missão assim:

    [H][_][1][_]
    [_][_][_][F]

    Onde H é a Taverna inicial, F é uma localidade de terras selvagem para ser o encontro final aleatória e [_] são localidades aleatórias dos outros terrenos(2 de cada). O local 1 ser o penhasco nevado, que oferece a oportunidade de gastar xp para ver qual seria a melhor "rota" pro encontro final.

    Você falou de "muita gente" no confronto final: note que uma regra comumente esquecida é que encontros que não tem o ícone de reforço na carta(como é o encontro final da primeira missão) nunca recebem reforços, não importando aonde está o marcador de reforços.

    E nada cara, falar sobre mistfall é muito legal. Pode continuar mandando as dúvidas sim :D

    1
  • fechine
    447 mensagens MD
    avatar
    fechine04/04/21 22:00
    fechine » 04/04/21 22:00

    Obg pelas ensinamentos @anok e @DuqueXenofontes
    Depois das correções/explicações e com o Fluxo de jogo impresso (que consegui aqui na ludo), consegui jogar uma partida de forma fluida. Valeu meus esforços, gostei de jogar... Ainda assim tive alguns problemas os quais prossegui, mas quero saber se os resolvi da forma correta. Vou citar/perguntar...

    1) Quando baixo uma carta que tem o efeito "reduzir a defesa do inimigo", esta redução é válida apenas para o primeiro ataque, ou para toda a fase de herói? Dessa forma podendo eu fazer mais de um ataque com o inimigo sem defesa.

    2) Cartas acionadas na mão normalmente são usadas e descartadas. Cartas acionadas na área do herói (H) se mantém em jogo, salvo engano a carta fale que precisa ser descartada ou ir para o deck... é isso mesmo, né? Tem no manual, mas achei uma citação tão rasa e algumas cartas são bem poderosas na H.

    3) No manual fala que a condição Atordoamento é constante, mas tbm no manual diz que uma condição deve ser retirada. Esse termo "constante" pode gerar dúvida.. Se é um atordoamento no meu herói, como posso me livrar desse símbolo maldito? Não ficou claro pra mim se no momento do Descanso as condições são removidas tbm... embora faça sentido. E dessa forma seria 1 token por descanso?

    Pg 15 "Resolva o efeito de um marcador de Condição por vez. Então remova 1 marcador de Condição a sua escolha de uma carta ou ficha de Herói."
    Pg 16 "Atordoado: Esta Condição tem um efeito constante: seu alvo causa 1 ponto de dano a menos para cada Marcador de Atordoado que tiver quando resolver um ataque. O efeito vale para Inimigos e Heróis."

    4) Quando eu fujo de uma batalha tenho que ir para outro tile (um seguro). Pelo fluxo, a fuga é na fase de viagem e logo em seguida chego pra fazer a fase do herói. Devo receber cartas, baixar, descansar etc... é isso mesmo? Depois pego uma carta do tempo e posso viajar novamente?

    0
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