Lpporto::rivaben::Ótimo texto, Porto.
Sou louco para conhecer os jogos da série e ler o que escreveu só me deixou mais curioso. Tenho o Porfiriana e o Pamir, mas não consegui jogá-los ainda.
Eu animo um Yucata, hein?
Eu acho genial essa sacada de jogos que mudam a forma de pontuar dependendo do que você fizer no jogo. Dadas as devidas comparações, a sua explicação me lembrou do Liberté do Wallace que tem duas condições distintas de vitória.
Sobre o tema, eu já ouvi dizer que todos os jogos da série PAX são bons APESAR das notas do Phil, que me parece meio doidinho em seus posicionamentos históricos e políticos. Já ouviu algo sobre isso?
Sim Riva. Inclusive andou-se criando algumas discussões no Facebook do HeavyCardboard.
De uma forma geral, o jogo está atrelado ao tema. Pode ser que ele tenha algumas opiniões meio malucas e isso apareça numa nota aqui ou acolá? Sim. Já teve algumas que reclamaram que ele foi anti-semita etc. Mas de uma forma geral, deve ter umas 3 notas polemicas dentro de um conjunto gigantesco de notas.
Não é como se o cara fosse um olavista falando alguma merda a cada parágrafo. Eu sinceramente nem cheguei a ver as notas polemicas. Acho que o pior da polemica é a posição dele nesses casos que é sempre um pouco arrogante, chamando tudo de Mimimi.
Mas doq eu acompanhei no Face do HC o pior foi o CEO da Ion Games que só faltou dizer pra Jessica do HC que ela tavam mal humorada por falta de p*ca. Parece q afastaram o cara sei lá como, já q ele é o dono da empresa
Essa foi recente, mas tem uma treta antiga do Pax Pamir
Na primeira edição, estão creditados dois designers: o Phil, e o Cole Werlhe (root), que estudou colonialismo britânico em nível de pós graduação.
No manual o Phil quis escrever um ensaio falando bem da experiência colonial inglesa, e ele até teria pedido para o Cole escrever um outro texto, mas ele só publicou o dele falando bem.
O Non Pun Intended trata disso no video do Pax Pamir
Para a segunda edição do jogo, o Cole lançou por outra editora, o texto do Phil não está mais no manual, e acho que ele nem está creditado como designer
E no tópico do bgg sobre o ensaio do Phil, ele mesmo aparece para falar “olavices” (libertarianismos? Mises?) como toda intervenção na economia é socialismo, a II guerra foi um confronto entre Inglaterra e socialismo, etc