É tudo parte da ação
O malandro exaure um item e da uma carta correspondente a clareira onde ele está para o oponente, em troca ele pode pegar um item que este oponente tenha disponível, mas não obrigatoriamente (você pode simplesmente dar a carta sem ganhar item em troca). ADICIONALMENTE ao item que você pega do oponente, você checa seu status de relações com aquela facção:
-Se você estava no nível 0 e foi para o nível 1, você ganha 1 ponto.
-Se você estava no nível 1 e esta é a PRIMEIRA VEZ que você ajuda aquela facção neste turno, você não ganha nada.
-Se você estava no nível 1 e ajudou DUAS VEZES aquela facção neste turno, você vai para o nível 2 e ganha 2 pontos.
-Se você estava no nível 2 e esta é a PRIMEIRA ou SEGUNDA VEZ que você ajuda aquela facção neste turno, você não ganha nada.
-Se você estava no nível 2 e ajudou aquela mesma facção TRÊS VEZES neste turno, você vai para o nível 3 (aliado) e ganha 2 pontos, e a partir daí vai ganhar 2 pontos sempre que ajudar aquela facção.
Você pode dar cartas, mesmo sem ganhar itens em troca, só pra ganhar pontos ou melhorar a sua relação com aquela facção.
Retificando: ficou um pouco simplificado demais o meu passo a passo ali em cima, então pode ser entendido errado. Na verdade, quando você aumenta a sua relação com uma facção, o contador de quantas ações de ajudar você tem que fazer reinicia, ou seja, você precisa de NO MÍNIMO 6 cartas pra atingir o nível máximo de aliado com qualquer facção, mesmo que você consiga fazer tudo em um único turno.