Olá , galera!
Entra as múltiplas empresas que já entraram no mundo dos boargames já tivemos a Rede Globo que até no meio do RPG tentou penetrar mais de uma vez.
Buscando manter um ordem cronológica começamos pelo Globo Game, lançado em 1988. Cada jogador era dono de um rede de televisão precisando conseguir a melhor combinação entre programas de TV , horários de exibição e patrocinadores (todos representados por cartas e espaços no tabuleiro ) para ganhar mais audiência e dinheiro. Os programas de TV eram divididos em vários tipos, como infantis, filmes, seriados, etc, cada um com algumas regras próprias do jogos, todos pegos de materiais reais que passavam no Globo como Os trapalhões e Indiana Jones.
No mundo o RPG a Globo mergulhou não não uma mas três vezes!



Na época do apogeu da revista dos trapalhões nos 90, em que versões infantis dos personagens vivam as mais distintas aventuras ,com destaque para a sátira de filmes e seriados famosos, tivemos 2 edições de Revista As Aventuras Trapalhões Especial RPG. Estrelada por Didiana Jones (o nome já diz tudo), a primeira" A ilha dos Dinossauros" e número 2 "Em busca do Ioio sagrado".
Em ambos primeiro você construía uma ficha do personagem pontuando características básicas e escolhendo os itens do personagem em uma lista. Na história em si cada pagina oferecia pelo menos duas opções de rota com o famoso " Se escolher x vá para página y" , com eventuais monstros que você enfrentaria na rolagem de dados e alguns momentos em que você só conseguiria prosseguir na história se tivesse escolhido os itens corretos no inicio.
Posteriormente, durante aumento do RPG no Brasil na explosão do sistema D20, houve a terceira tentativa com “Jogo próximo Capítulo – O Clone”, anunciado como um RPG da novela (teve até matéria de uma página na Dragão Brasil, metade da página com a foto do jogo ) . Basicamente um jogo de trilha onde cada jogador controlava um personagem da famosa novela fazendo desafios de interpretação/narração nas cenas sorteadas. Considerando o nome, temos a impressão que a idéia era ter uma linha com várias novelas famosas da editora ( se tivessem feito isso com as novelas sobrenaturais famosas como "Vamp" ou "Olho por Olho" talvez tivéssemos algo interessante. Já imaginou dando certo e durando até hoje? “Deus salve o Rei” ganharia uma adaptação oficial para D20 neste universo? Outros canais entrariam na onda lucrativa criando seus próprios semi-RPGs de suas novelas? Nunca saberemos mas é divertido especular).


No ramo de jogos de aventura tivemos “No Limite”, adaptação no Reality Show de mesmo nome de sobrevivência na selva. O Jogo tinha até um sistema de fadiga, gasto de energia variando com o terrenos entre outros elementos mais complexos. No entanto, ele também possuía provas físicas para os jogadores efetuarem, uma das principais reclamações de quem tinha comprado o jogo.

Outro Reality show que ganhou jogo de tabuleiro foi Big Brother Brasil. Até onde pesquisei nenhuma delas adaptava o boardgame original( sim, ele existe e tá na BGG ). Ambos tentando mimetizar as provas do reality. Um Card game extremamente raro, inclusive com depoimentos de que apenas um lote minúsculo foi fabricado inicialmente para depois a Globo desistir da comercialização , e o jogo tabuleiro , praticamente ofuscado pelo jogo de computador.
Por fim, uma das tentativas mais recentes foi o Soletrando do Luciano Hulk ganhando versão jogo de tabuleiro com cd que vinha junto.
Será que com ascensão recente do mercado nacional de boargames, incluindo a Estrela finalmente entrando com uma linha especial , teremos novas tentativas no futuro? Alguma terá sucesso duradouro? Comente e digam se jogaram algumas destas pérolas!