Mulheres nos jogos #11
Toda semana, a JogaMana celebra no Instagram mulheres que atuam em diversas frentes no mercado dos jogos de tabuleiro! São game designers, ilustradoras, jogadoras, produtoras de conteúdo e por aí vai! Na semana da mulher, prestigiamos aqui as 5 últimas mulheres destacadas em nossas postagens.
Neste mês em que acompanhamos muitas homenagens às mulheres, confira abaixo um pouco do nosso trabalho que tem como intuito, durante todo o ano, inspirar, dar destaque e celebrar as mulheres que atuam em diversas frentes desse mercado e desse hobby que amamos!
Apresentamos nesta edição 5 game designers sensacionais, de diversas partes do mundo. Uma delas ainda é jogadora profissional premiada de um jogo que vai alimentar a sua curiosidade! Se quiser ver mais fotos, dá uma olhada no instagram @joga_mana e aproveita para nos apoiar, nos seguindo.
Se gostar das nossas resenhas e postagens, aproveita para dar aquele voto nas manas, no Prêmio Ludopedia - estamos concorrendo nas categorias Mídia Escrita e Mídia Social.
Se quiser ver quais mulheres já passaram por aqui nas compilações anteriores, basta visitar o nosso blog, na categoria listas, clicando aqui.
A japonesa Madoka Kintao é uma jogadora profissional de Shogi, jogo conhecido como o “xadrez japonês”. Ela inventou uma variante de Shogi para atrair as crianças ao jogo, chamada Let’s catch the lion! E atualmente, é a versão de jogos relacionados ao Shogi mais vendido no Japão! Grande feito, hein?! Nessa postagem recebemos uma indicação muito boa de um anime exatamente sobre esse jogo tão tradicional no Japão, da nossa querida Aline, do Canal Turno Extra: Sangatsu No Lion. Se conseguir assistir, conta para a gente o que achou!
Kirsten Hiese venceu em 2016 o Spiel der Spiele – principal premiação de jogos da Áustria, com Kerala! O jogo representa o festival do elefante, na província de Kerala, na Índia. Nele, as jogadoras tentam montar a feira mais magnífica e colorida possível, através da alocação de tiles (que são sorteadas na bolsa) e devem ser posicionadas formando caminhos para seus elefantes! As pontuações são dadas pelo tipo, combinações e outros detalhes relacionados às tiles. Kerala é um jogo família, para ser jogado a partir dos 8 anos, entre 2 a 5 jogadoras, com duração média de 30 min. e seu peso no BGG é 1.83.
Esse jogo foi publicado pelas editoras: @kosmos_games e @play_sd_games (Fotos e pesquisa: BGG). Achamos essa premiada game designer um exemplo de criatividade na hora de escolher o tema! Concorda?
Kelly North Adams é uma game designer da Flórida, EUA com alguns títulos já publicados: Veggie Garden (2017), Chibi Quest! (2017) e Musical Chaira (2020). Kelly administra uma pequena empresa de tecnologia, adora uma pista de dança e inclusive dança ballet! Ávida jogadora de bgs, decidiu fazer um curso de game designer e passou a anotar as suas ideias para jogo em um caderno que logo ficou pequeno! Colocou algumas de suas ideias em prática e foi atrás de fazer seus jogos acontecerem!
Esperamos ver os títulos dela aqui no Brasil! Fotos e infos pesquisadas no BGG e no site da Kelly: kellynorthadams.com – recomendamos!
Christina Ng Zhen Wei , de Cingapura, é contadora e já trabalhou em diversas áreas. Sempre gostou de jogar, especialmente jogos euro e essa paixão e interesse por jogos a levou a criar, em coautoria com Yeo Keng Leong , Three Kingdoms Redux (2014), jogo com nota 7.9 no BGG e complexidade 4.04 de 5! Neste jogo, você mergulha na história antiga da China e assume o papel de um senhor feudal durante a era dos Três Reinos. Enquanto gerencia os diferentes aspectos da administração de um estado e tenta proteger suas fronteiras contra as tribos rebeldes e inimigos externos, ainda tenta cumprir uma grande ambição: reunificar a China!
A temática, além de muito original, nos desperta a vontade conhecer mais sobre a China e sua história – adoro esse bônus que os jogos de tabuleiro nos trazem! Parece ser um jogão! Se alguém já tiver jogado, comenta aqui para nós!
Bowen Simmons criou “Bonaparte at Marengo”, um jogo de guerra para 2 jogadoras(es), com peso 3.20 no BGG e nota 7.4! Sua inspiração foi a batalha que ocorreu em 14 de junho de 1800, quando o exército francês, comandado por Napoleão Bonaparte, foi pego de surpresa e atacado pelo exército austríaco, liderado pelo general Melas, com uma reviravolta francesa, após a chegada de reforços. Alguns anos depois, Simmons criou “Napoleon’s Triumph”, baseada na famosa batalha de Austerlitz. Esse jogo é ainda maior e com mais componentes do que o primeiro, com nota 8.0 e peso 3.65 no BGG. Grandes jogos e temas igualmente grandiosos.
E para vc, qual acontecimento histórico ou festa tradicional daria um jogão?
Se inspire nessas mulheres e bora criar! Se tiver a oportunidade de conhecer os jogos dessas mulheres maravilhosas, venha nos contar o que achou!