O que eu tenho visto como conceito de design interativo mais a cara do euro game é o conceito de interação positiva. A interação positiva é o famoso levantar a bola. Isso não é novo é claro, Brass tinha isso 200 anos atrás. Mas a busca de uma interação, sem que eu precise destruir o castelinho de areia do amiguinho tem sido por aí.
Como vc falou Puerto Rico tem isso. Vc vai na aba do cara. On Mars tem isso também. Tudo que você constroi abre novas possibilidades para os amigos. Carnegie é outro que vai nessa linha.
Obvio que no final, pra jogador competitivo a gente acha maneira até de marcar a interação positiva né. Espera o cara tá zerado pra levantar a bola e deixar ele puto pq perdeu a oportunidade, essas coisas. No Brass então, ficava marcando a ordem de jogador pra fazer 4 ações seguidas e levantar a bola pra si mesmo. Mas pelo menos ninguém fica puto de que foi prejudicado.
Unico problema dessas levantadas é que, numa mesa competitiva, um elo fraco, pode jogar de levantador pro jogador seguinte. E aí, vc só vai assistir o jogo vendo o narrador gritando Giiiiiiiiiiiiiiibbbaaaaa!