LordByron::Sempre escuto o Tabulices, porém nunca comentei, principalmente porque escuto via PodCast no carro e nunca lembro de voltar na Ludopedia para comentar.
Mas sobre o episódio, acho que a premissa de interação definida no episódio está incompleta.
Vou tentar explicar:
Para ter interação é necessário ação e reação (inter+agir) não basta eu fazer uma ação e um adversário mudar sua estratégia por causa disso. Por exemplo em Bohnanza há muita interação por causa da negociação (oferta + aceite da oferta), já em Race for the Galacy tu somente segue a ação do jogador ativo.
Outro ponto: se tu decide fazer nada, não há interação, pois não teve a "ação".
Abraços
Gosto muito do podcast.
Ps.: Espero ter conseguido me explicar.
É que num jogo, decidir não fazer algo é uma ação, porque é uma escolha e causa consequências. Em chinês eles tem a expressão "wu wei", que é a inação enquanto ação, e eu acho particularmente válido no caso de jogos. Talvez a gente devesse ter abordado mais isso: um jogador que decide não fazer nada o tempo todo está interagindo, só não é uma interação boa ou proveitosa. Mas é uma escolha, é algo deliberado, e causa "reação" no outro jogador (e continuo achando que nos jogos de tabuleiro a maior parte das "reações" é uma mudança de tática ou de estratégia, seja seguindo uma ação no Race for the Galaxy, seja porque uma negociação deu certo ou errado no Bohnanza).
Valeu por ter voltado aqui pra comentar! Grande abraço!