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    244 mensagens MD
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    Radiated23/09/21 14:29
    Radiated » 23/09/21 14:29

    Boa tarde pessoas, voltando aqui para continuar falando um pouco dos personagens do meu jogo e o motivo de eu ter criados eles do jeito que estão. Vários aspectos já foram alterados desde a primeira versão até agora, mas de forma geral a essência deles se manteve. Espero que isso esteja sendo interessante, pois tem pelo menos mais uns dois posts sobre :D.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/29828_l8zzzu.png

    Não sei dizer se o Bombeiro foi o meu primeiro personagem feito, mas com certeza foi um dos primeiros. Ele possui skills bem simples feitas para não complicar a vida dos novos jogadores, por este motivo a maioria dos personagens principais que possuem 6 pontos de vida são os mais básicos. 
    A primeira habilidade Ferramenta de trabalho é começar o jogo já com uma arma, o machado de emergência é até bem forte e ter um sobrevivente já equipado pode fazer com que os zumbis não se acumulem na localidade, o que deixa tudo mais fácil para os outros jogadores. O ruim é que se fosse perder esse item o personagem acaba ficando muito fraco.
    A segunda habilidade Ataque Preciso mitiga a derrota imediata, o que é algo bem forte, mas depende do item inicial ainda estar equipado, o que faz a perda dele ser ainda mais dolorida. 
    Já a terceira habilidade foi adicionada recentemente, eu não sabia muito bem o que dar ao personagem sem deixar ele complexo. Como curar pontos de vida é algo relativamente escasso no jogo resolvi que essa seria uma adição e combina com a profissão do sobrevivente. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1fd0f_l8zzzu.png

    Como alguns objetivos pedem que você mate outro jogador acredito ser importante ter um personagem que permita um estilo de jogo ainda mais agressivo que o normal. Já disse anteriormente não queria que nenhum sobrevivente fosse um fora da lei ou criminoso, então precisava de alguma profissão ou característica que popularmente pudesse se enquadrar ne estilo de jogo mais maligno. No final fiquei em dúvida entre políticos e advogados, mas achei que último seria o ideal. 
    A primeira habilidade Objeção permite que o jogador atrapalhe os lances de dados dos outros jogares, como é somente uma vez por localidade não será algo que ocorrerá com frequência e há ainda a dependência da sorte.
    A segunda habilidade Na Corte pode ser utilizada também para prejudicar outros sobreviventes quanto cancelar cartas de zumbi, depende do que o jogador precisa no momento, ainda há também a dependência da sorte.
    A terceira habilidade Recurso é o motor de compra desse sobrevivente, um incentivo aos jogadores mais agressivos, mas fazer isso pode acabar fazendo você virar o alvo do restante da mesa.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d83b3_l8zzzu.png

    A ideia do aposentado é um jogador que pode recusar companheiros e não quer outros sobreviventes no mesmo local colocando mais zumbis na mesa. Também não é um personagem complicado, as skills são bem simples e ele pode ser utilizado sem problemas para a maioria dos objetivos.
    A primeira habilidade nega um companheiro, esse tipo de carta pode trazer tanto benefícios quanto penalidades, então poder recusar faz com que os outros jogadores nem o considere nesse tipo de situação.
    A segunda habilidade pode parecer simples, mas trocar de localidade a qualquer momento é muito útil, você pode facilmente escapar de um combate perdido ou sair de uma localidade infestada a qualquer momento que desejar.
    A terceira habilidade Melhor assim é como o aposentado compra cartas, não é a mais fácil de ocorrer, no entanto com cinco jogadores ela ocorre muito no início do jogo, o que pode lhe dar um impulso logo no começo.

    Provavelmente amanhã devo comentar sobre mais três personagens, obrigado por acompanharem e, novamente, caso queiram entrar em contato por qualquer motivo podem mandar mensagem por aqui ou pelo e-mail jogojornadaz@gmail.com

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated27/09/21 10:51
    Radiated » 27/09/21 10:51

    Bom dia pessoal, eu aqui de novo para continuar comentando um pouco sobre os personagens que fazem parte do meu jogo. Fico feliz em dizer que o jogo aos poucos está progredindo e logo poderei testar novamente com a nova iconografia e ver se dessa vez está bom. Não que as anteriores não estivessem, mas com certeza precisava melhorar. Sem mais, seguem os sobreviventes e um pouco sobre:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d9d17_ssan6c.png

    Quando pensei na Caçadora sabia que ela seria um personagem que iria interagir com as localidades do tipo zona isolada, a forma como isso ocorre hoje é um pouco diferente do inicio, mas nada de mais. Como ela pode entrar e sair sem custo desse tipo de terreno um jogador ligado pode abusar dessa skill e ficar vários turnos comprando cartas extras, principalmente se houver duas localidades zona isolada uma seguida da outra. Claro que isso é um pouco difícil, pois esse tipo de localidade é o que possui o menor número de cartas no baralho.
    A primeira habilidade Conhecimento de terreno é a que já comentei anteriormente permitindo ao jogador entrar e sair de localidades Zona isolada sem custo. A maioria dos personagens conseguem entrar em localidades sem custa, sair já é algo mais raro.
    A segunda habilidade Escoteira nata permite que o jogador compre duas cartas sempre que começa o primeiro turno em uma localidade zona isolada, assim incentivando a entrada e saída desse tipo de terreno, assim como um guia faz na vida real, levando e voltando com pessoas em trilhas e parques.
    A última habilidade Mirar com calma é a parte caçadora da personagem, permite que o jogador se desfaça de uma carta para aumentar em 1 seu bônus com armas de fogo. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/401e0_ssan6c.png

    A contrabandista furtiva foi criada para poder interagir com as mecânicas de trocas do jogo, mas a utilidade de suas skills vão além disso. Como o jogo não é cooperativo a troca de itens não é algo que ocorre com frequência, mas há itens que possuem habilidades quando são equipados a primeira vez que podem auxiliar o jogador, o que faz a troca não ser uma má ideia. Infelizmente durante o jogo isso praticamente não é utilizado, mas eu acredito com o tempo e a familiaridade com a regras essas trocas vão ser mais utilizadas pelos jogadores.
    A primeira habilidade Sem fronteiras permite que você considere qualquer localidade adjacente como a sua, então as trocas podem ser realizadas com jogadores em outras localidades, itens também podem atuar em outras localidades e assim por diante.
    A segunda habilidade Empréstimo você realiza a troca de um dos seus itens por qualquer item que um jogador tenha, é uma skill muito forte, mas ela só pode ser utilizada uma vez por jogo e o Sem fronteiras faz efeito também.
    A última habilidade entrando e saindo é um desconto na troca de localidades, é um skill mais temática e muito importante para o sobrevivente já que o sobrevivente não possui nenhuma habilidade de compra de cartas.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9b83a_ssan6c.png

    O Esportista Entusiasta foi criado para ser um personagem focado em Armas Brancas, há outros que também tem um foco nesse tipo de equipamento, mas o esportista seria a primeira escolha. Todas as habilidades dele são para o combate contra os mortos vivos e ele é o único sobrevivente que possui somente duas skills. 
    A primeira habilidade Golpe duplo permite que o Esportista possa atacar duas vezes com armas brancas por tudo, todos os outros sobreviventes só conseguem fazer isso uma vez, por este motivo as armas de fogo são tão boas.
    A última habilidade Arremessar permite que o jogador utilize uma arma branca na etapa de combate reservada para as carmas de fogo, sendo assim o jogador pode em um único turno atacar 3 vezes com armas brancas. A desvantagem é que se o combate for perdido a arma é descartada, mas caso seja ganho ele comprará uma carta. 

    Esses são mais três personagens do jogo base, espero que os tenham achado interessantes. Acredito que dá de notar como eles são mais simples que os outros, mas isso não os faz piores de serem utilizados. Logo continuarei com os que faltam, espero que estejam curtindo. Uma ótima semana pra vocês, fui!

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated30/09/21 09:50
    Radiated » 30/09/21 09:50

    Bom dia pessoal, eu voltando aqui para continuar comentando sobre os personagens do meu jogo Jornada Z. Como eu já disse anteriormente esses são os principais, os 12 primeiros expostos nesse post são os que estão na expansão, por isso eles possuem um estilo de jogo bem diferente, enquanto esses são mais diretos. Espero que esse tipo de informação para alguém esteja sendo interessante e útil.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/572f7_355v9e.png

    Quando pensei neste personagem queria um sobrevivente que interagisse um pouco com os lances de dado, por este motivo o sortudo. O fato de ter escolhido um fazendeiro como profissão foi pelas localidades do tipo campo, queria um sobrevivente que pudesse entrar nessas localidades sem custo, pois há outros sobreviventes que interagem com zonas isoladas e metrópoles. 
    A primeira habilidade Minhas terras é justamente essa característica que comentei, o jogador pode entrar em qualquer localidade campo sem custo. Na primeira versão dessa skill para sair desse tipo de localidade ele teria que descartar uma carta a mais, o que é um absurdo pensando hoje, ainda bem que isso nem chegou a ser testado, vi cedo que não era correto.
    A segunda habilidade Sorte é a que permite relançar os dados, limitei uma vez por localidade, duas no caso do campo, para não ficar muito absurdo. Então se a pessoa quiser abusar dessa habilidade ela irá precisar ficar mudando de localidade, mas o ideal é só usar a sorte quando for realmente necessário.
    Já há última habilidade Pé de coelho é como o jogador consegue suas cartas, pois sempre que qualquer pessoa tira 6 no dado ela já compra uma carta, com essa skill o Fazendeiro compra duas.
    Esse sobrevivente é bem simples muito bom para os jogadores que estão começando no jogo, pois as habilidades são bem imediatas e não é necessário muito conhecimento do jogo para saber quando é bom de usá-las. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3bb04_355v9e.png

    Outro sobrevivente que é uma excelente escolha para a primeira partida é a policial novata, pois ela é a única personagem que possui 12 pontos de atributos (até onde eu lembro, posso ter esquecido algo), e ela começa com uma arma de fogo já equipada. Pode parecer pouca coisa, mas não é, pois muitas vezes são nos primeiros turnos que a localidade fica infestada de zumbis. Pois todos os jogadores estão no mesmo lugar e todos eles compram uma carta de zumbi, o que pode colocar em jogo um ou mais zumbis, às vezes nenhum também, então um ou dois sobreviventes que não consigam ou não queiram lutar já pode deixar o lugar perigoso.
    A segunda habilidade líder faz com que o jogador compre três cartas quando um companheiro entra em jogo. Pode parecer muito e é, mas os companheiros não podem entrar no jogo como qualquer outra carta, eles precisam de uma situação específica, por este motivo não é algo que irá ocorrer em todas as rodadas, por este motivo que o bônus é melhor quando ocorre.
    A última habilidade é uma restrição, pois os companheiros podem ser abandonados, alguns deles fazem coisas boas ou coisas ruim quando são sacrificados e por uma questão temática o jogador com esse sobrevivente não pode usar essas habilidades. O motivo de você abandonar um companheiro é simples, você está jogando ele para os zumbis para conseguir se livrar de todas as coisas ruins do seu turno (danos e afins).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7eb05_355v9e.png

    O último sobrevivente de hoje é o Motorista de táxi, acho que não é difícil de imaginar que eu queria um personagem que interagisse com os veículos do jogo, tanto em gostar de ter eles equipados como consegui-los de forma mais fácil, claro que para isso você terá que fazer alguém descartar um. 
    A primeira habilidade Mão no volante permite que o sobrevivente mude de localidade sempre que estiver com um veículo, isso não é como uma compra de carta, mas com certeza é uma grande economia e é bem temático. 
    A segunda habilidade Mecânico de quintal permite que o sobrevivente consiga um veículo caso algum já tenha sido descartado, ou recuperar o seu após alguma traição da mesa. Como só pode ser utilizada uma vez por tudo é importante usá-la com sabedoria, pois o personagem fica bem fraco sem ter esse veículo.
    A terceira habilidade Carona é a mais interessante, pois ela pode atrapalhar demais outros sobreviventes, pois você muda eles de lugar. Muito objetivos pedem que você esteja em determinado lugar, algumas vezes até mais de um turno, então fazer os jogadores mudarem de localidades é uma ótima maneira de atrapalhar os oponentes.

    Espero que vocês tenham achado interessantes esse sobreviventes e tenham curtido as cartas também. Por hoje é isso, bom final de semana a todos vocês!

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated05/10/21 09:10
    Radiated » 05/10/21 09:10

    Bom dia pessoal, esse será o último post sobre os personagens que fazem parte do meu jogo, espero que tenham achado essas informações interessantes. Ainda não sei sobre quais serão os próximos post, mas já comecei a fazer a reformulação dos ícones do jogo, não tenho certeza se eles estão como quero, mas pelo menos mais organizados sei que estão. :D

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f0ec3_obxszu.png

    A profissão professor sempre teve no jogo, mas com a ideia de ser uma professora de artes só foi implementada no segundo protótipo. Mesmo assim as habilidades dela não refletiam bem essa característica. Foi bem complicado arrumar nomes e habilidades que me agradassem e fizessem sentido. Hoje o kit dela não é o mais forte do jogo, mas é um bem divertido e, dependendo das cartas e equipamentos, ela pode mitigar muito os lances de dados podendo ser uma personagem difícil de se matar. 
    A primeira habilidade Criatividade suburbana é a maneira do jogador filtrar as cartas de sua mão, ou comprar cartas dependendo de como ele realizou a troca de localidade. Digo filtrar, pois normalmente para mudar de lugar você precisa descartar duas cartão, então você estará trocando duas cartas de sua mão para comprar outras duas cartas, isso se o lugar ainda não foi visitado. Agora em conjunto com a segunda habilidade ou com outras formas de mudar de localidade pode ser uma ótima ferramenta de compra de cartas.
    A segunda habilidade Camuflagem mórbida precisa que um zumbi seja morto fora de combate para que faça efeito, essa restrição é um pouco chatinha, mas não difícil. Caso isso ocorra o jogador pode escolher evitar todos os ataques do turno ou mudar de localidade sem nenhum tipo de custo.
    A última habilidade Atuação é bem simples, ela cancela uma carta de zumbi, ou seja a carta vai direto para a pilha de descarte sem causar efeito, muito bom para evitar a perda de equipamentos ou coisas piores.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6e616_obxszu.png

    A personagem Repórter foi criada para ser um sobrevivente que precisa de um companheiro para funcionar bem, o que pode ser ruim caso ele não seja comprado durante a partida. Então é um risco que você precisa escolher passar, pois caso o cameraman apareça ela passa a ser muito forte por ter uma seleção cartas ao realizar sua compra do turno. 
    A primeira habilidade Instinto investigativo permite que o jogador entre e em qualquer localidade do tipo metrópole sem custo, ainda é necessário descartar cartas para sair, mas como há mais metrópoles do que os outros tipos não deverá ser incomum ter duas metrópoles adjacentes. 
    A segunda habilidade Dupla imbatível permite que não importa se outro jogador está utilizando o cameraman, ou se ele estiver na pilha de descarte, pelo menos uma vez por jogo o jogador poderá trazer ele para acompanhá-lo, assim liberando a última habilidade de seu personagem. 
    A última habilidade Risco calculado permite que na compra normal do turno o jogador compre duas cartas e descarte uma. Agora percebo que vou precisar mexer na carta de novo para deixar claro que isso ocorre somente na compra normal do turno. No Jornada Z a compra de cartas é muito importante, então sem essa habilidade disponibilizada o sobrevivente não é tão forte. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/47e2f_obxszu.png

    O Andarilho foi o sobrevivente mais complicado de ser idealizado, pois a ideia inicial sempre foi a de um sobrevivente com uma forma de jogo distinta. Então o conceito sempre foi de que o jogador não comprasse cartas no seu turno, mas sempre comprasse ao mudar de localidade. A habilidade original fazia o jogador comprar 4 cartas ao mudar de localidade de qualquer jeito. Isso se provou muito forte, pois ao mudar de localidade alguns vezes o jogador ficava com cartas o suficiente para continuar essas mudanças sem esforço. Então a ideia se manteve, mas foi necessário colocar restrições para manter equilibrado e favorecer a forma de jogo para o sobrevivente foi criado. A ideia do Andarilho é essa usar todos os seus recursos em um lugar e seguir em frente para outra localidade.
    A primeira habilidade Nômade é justamente a que define a mecânica especial desse sobrevivente, como já foi discutido acima.
    A segunda habilidade Para de ônibus permite que o jogador ande dois espaços ao mudar de localidade caso ele gaste cartas para isso. Essa habilidade foi inclusa, pois não havia nenhum tipo de incentivo ao jogador caso ele precisasse mudar de localidade ainda com cartas na mão, antes era melhor utilizar tudo e fazer a mudança de graça.
    A última habilidade Nada para trás é uma necessidade do personagem, pois se ele não compra cartas há como ficar sem recursos, e se a taxa para o deslocamento nesses casos se mante-se o jogador não jogaria, então sempre que ele não tiver mais cartas na mão a mudança de localidade não possui custo. 

    Esses são todos os personagens do jogo Jornada Z. No momento não há nenhum tipo de plano para que tenham outros, acho que 24 já é bastante né e dá bastante opções para que as partidas sejam sempre distintas. Por hoje é isso, fiquem bem e fui!

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated21/10/21 11:45
    Radiated » 21/10/21 11:45

    Bom dia pessoal, faz algum tempo que não posto nada, pois estou tentando terminar as mudanças e realizar novos testes antes de qualquer coisa. Mas infelizmente isso acabou atrasando, meu PC morreu e estou aguardando as novas peças chegarem para que os trabalhos continuem. Agora também tenho que disputar o tempo no computador com minha esposa, pois ela não larga do New world :D.

    Como já tinha comentado em outros posts nesse momento estou reformulando os ícones do jogo para facilitar a compreensão e também diminuir alguns efeitos únicos, para que tenha um menor número de ícones. Alguns casos antes tinham ícones distintos para coisas parecidas, tipo matar zumbi e matar zumbi atropelado. Eles eram bem legais, mas não há essa necessidade. Então estou criando todos os logos e já melhorando o esquema de cores que uso para tratar o alvo dos efeitos. Ainda vou manter a cor vermelha para os efeitos que ocorrem obrigatoriamente com o jogador que comprou/utilizou a carta. A cor verde segue para qualquer alvo (para os jogadores de Magic) e a cor amarela afetam todos os jogadores. Antes a cor amarela indicava os zumbis o que fez eu ter que criar outros ícones para coisas que afetavam mais jogadores, algo completamente desnecessário. Dessa forma fica mais fácil a compreensão de tudo. 

    Além disso há dois modificadores nos ícones, um é uma boca que o envolve, só disponível nas cartas zumbis e simbolizando que o efeito só ocorre se o morto vivo causar dano. O segundo é a silhueta de uma cidade na parte de baixo do ícone, indicando que o efeito afeta todos na mesma localidade. Fiz questão que tudo seja bem visível e de fácil distinção e espero que esteja dando certo. Logo vou ter como postar isso aqui no post. 

    Há algumas mudanças interessantes que estou pensando em implementar que vão deixar o jogo mais interessante, mas não quero discutir antes de pelo menos um teste. Só adianto que vai envolver os equipamentos. Não é nada drástico, se não der certo os itens meio que vão continuar como estão, o que já está legal, mas nada novo. Mas se funcionar eles vão continuar legais, mas com mais uma camada de estratégia.

    Acho que dá sim de falar o que estou pensando né, então vamos lá, os itens normalmente podem ser utilizados uma vez por turno, o que penso em fazer é você ter que virar eles, como ocorrem em vários jogos. Até aí nada demais. No entanto você desvira um número limitado dependendo do local onde se encontra. Em metrópoles, por exemplo você desvira todos, mas no campo você só desvira 1, enquanto em lugares isolados você não desvira seus itens. Isso não quer dizer que as armas não podem ser utilizadas em combate, somente suas habilidades ativadas. Mas ainda é só uma ideia. Preciso pensar mais sobre. Não acho que isso seria muito punitivo, pois há poucas localidades isoladas, e não é sempre que é necessário usar habilidades. 

    Bem gente, por hoje meio que foi isso, espero logo ter novidades. E para quem não ouviu ainda há uma entrevista minha disponível na página do jogo aqui na Ludopedia comentando um pouco de como tá sendo essa experiência, foi bem bacana a conversa e a gente fala sobre outras coisas também. Até a próxima, fui!

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
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    Radiated09/11/21 10:44
    Radiated » 09/11/21 10:44

    Bom dia pessoal, eu aqui para continuar falando de como está o desenvolvimento do meu jogo o Jornada Z. Meu computador já está funcionando novamente o que é muito bom, mas por causa de minha falta de atenção contratempos surgiram. Obviamente como eu iria formatar o computador fiz backup de tudo, todas as imagens, desenhos referências e arquivos que utilizo no jogo. Tudo, menos as fontes... Na hora, por algum motivo bobo, não me liguei nelas, até vi os arquivos mas não os salvei. A fonte que uso nos títulos e outras coisas eu consegui recuperar sem problemas, já tenho seu nome gravado, mas as outras... Eu achei se sabia os nomes, mas estava errado, mesmo passando um bom tempo procurando eu não achei as fontes corretas. Então todas as cartas precisam ser refeitas utilizando as novas fontes. O que não é tão tuim, pois eu gostei das novas fontes mais do que as anteriores. Mas preciso ver o que as pessoas que vão testar vão achar. Vou por aqui uma imagem de uma carta de evento que só está disponível na expansão, antes elas até estavam no jogo base, para mostrar a nova fonte escolhida. 
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/17106_njer1c.png

    Outro detalhe que quero compartilhar hoje são os novos ícones, dessa vez resolvi deixá-los maiores do que antes e todos com o mesmo formato, só alterando as cores de fundo dependendo do tipo e a forma como os números são usados. Na imagem vão parecer muitos, mas eu fiz alguns a mais que por enquanto não possuem uso em nenhuma carta. Mas se olharem os símbolos não são tantos assim. Essa lista não está atualizada, mas só para verificarem o progresso não vejo problema em mostrar aqui. Eu reformulei algumas cartas para aumentar as possibilidades dos jogadores manipularem os dados assim deixando o combate mais interessante (não liguem pros cortes errados, rs).
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5e3b5_njer1c.png 

    Sei que é um post mais curto hoje, por enquanto não tenho muitas novidades sobre os testes mesmo. Mas espero que estejam achando interessante. Até final do ano deve estar com a versão pronta para novos testes para começar o ano bem e dentro do prazo. Boa semana para todos e Fui!

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  • Radiated
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    Radiated19/11/21 15:20
    Radiated » 19/11/21 15:20

    Boa tarde pessoal, eu aqui de novo só para atualizar como as coisas estão indo com relação ao desenvolvimento do jogo. Ainda não voltei a testar, pois a parte gráfica ainda não foi concluída, mas tudo segue para que no máximo início do ano que vem eu volte a realizá-los. Quero também fazer o que eles chamam de blind tests, então se alguém quiser receber os arquivos do jogo para imprimir e testar basta entrar em contato comigo pelo e-mail jogojornadaz@gmail.com que eu envio assim que estiver disponível. Todas as cartas de zumbi do jogo base já estão prontas e praticamente todas de sobrevivente também, assim como os objetivos e personagens. Meu problema será as cartas de localidade que serão totalmente reformuladas. 
    Meus esforços neste momento estão em deixar as regras mais claras e mais acessíveis, por esse motivo o aumento de 4 para 8 páginas. As duas primeiras já estão quase finalizadas, por este motivo vou compartilhá-las aqui para quem tiver interesse em dar uma olhada.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c7d45_89f3p2.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6b523_89f3p2.png

    Fazer essas coisas demora demais, principalmente pelo fato de eu não ter as manhas dos programas, mesmo hoje em dia já sendo muito melhor do que no início de tudo. Estou bem empolgado de como as coisas estão ficando e espero que posso logo voltar aos testes para manter meu cronograma. Qualquer coisa podem entrar em contato comigo e tenham um ótimo final de semana.

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  • Radiated
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    Radiated25/11/21 12:01
    Radiated » 25/11/21 12:01

    Bom dia pessoal, eu aqui de novo para conversar um pouco sobre como anda o desenvolvimento do meu jogo Jornada Z. Primeiro eu queria informar que apesar de ter já o novo fundo das cartas de localidade e a parte da frente de algumas, o jeito como elas ficaram não me agradaram... Eu realmente não consigo essas cartas como desejo e acabei parando num ponto que não acho ruim, mas que não é o que eu queria, o que me chateia demais. Infelizmente eu não tenho habilidade o suficiente para criar os desenhos que preciso. Talvez seja falta de tirar um bom tempo e ficar em cima disso, mas com trabalho e outras obrigações não vejo como isso pode ser possível agora. As localidades são importantes para o jogo, mas seu papel é secundário e do jeito que estão agora tenho plena ciência que estão perfeitas para o que servem. Abaixo vou colocar a parte de trás da carta e comentar sobre o assunto que vim falar, o manual.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/19cd5_mzj1of.png

    Estou no processo de escrever o novo manual do jogo, nas partes das regras não há tantas mudanças, mas na forma como o manual está estruturado sim. Acredito que um problema que o antigo manual tinha, e muitos manuais também, era presumir muita coisa do leitor. Meu jogo não é muito complicado, mas mesmo assim não acho correto presumir que o leitor que irá pegar o manual pela primeira vez tenha o conhecimento ou ponto de vista que eu tenho de jogos em tabuleiro em geral. Para remediar esse erro do antigo manual eu dediquei praticamente uma página inteira para os termos do jogo que a pessoa precisa compreender para ter uma boa experiência lendo as regras e aproveitando o jogo. No manual antigo quando um termo era apresentado havia uma descrição, mas outros termos mais comuns era como turno e disputa não eram mencionados. Ainda não está completo, pois eu deixei um espaço para caso lembre de algo no futuro, no entanto está indo. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b2a35_mzj1of.png

    Outro ponto que o antigo manual pecava era em tentar ter tudo bem condensado em quatro páginas, o motivo disso obviamente era financeiro, afinal quanto mais páginas mais caro sairá no final. Mas vendo agora acho que não vale a pena reduzir o custo nesse tipo de coisa. Infelizmente eu não conseguir reduzir os custos do jogos, pois as mudanças que fiz para deixar algumas cartas com mais espaço e criar um "tabuleiro individual" (é uma carta grande) acabaram elevando o custo do jogo. 
    Agora estou trabalhando com uma meta de 8 páginas, e mesmo assim estou em dúvida se não vou precisar de mais, pois estou tentando ser mais visual em tudo, antes havia poucas imagens como exemplo, agora não.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/96b3c_mzj1of.png
    Os componentes não são esses, por enquanto as imagens é só para ocupar o espaço.

    Tendo mais espaço para trabalhar tenho certeza que consigo fazer um manual muito mais claro que o anterior. Outro ponto que quero mostrar é o fundo das cartas de sobrevivente. Assim como antes o guia para os ícones do jogo estão no fundo dessas cartas, mas antes todos eles estavam meio que amontoados para caber todos numa carta só. Era funcional, mas resolvi fazer diferente dessa vez. Como o número máximo de jogadores é 5 e há 12 sobreviventes eu posso sem preocupações ter dois modelos de glossário no fundo dessas cartas e ter certeza que todas as informações vão estar disponíveis aos jogadores sem precisarem do manual (para os ícones).
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8dd2a_mzj1of.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ef583_mzj1of.png 

    Eu não gosto muito de ter o texto envolto em verde ou vermelho, mas achei muito importante frisar isso, pois a cor do ícone nas cartas é extremamente importante, pois ela define os alvos possíveis, então cada texto com sua própria cor para reforçar bem essa ideia de que o vermelho é só para você, o verde para qualquer um e o amarelo para todos. 

    Bem gente acho que por hoje é isso, assim que eu tiver mais novidades vou postando aqui. Espero que tenham um ótimo final de semana!.

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  • Radiated
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    Radiated09/12/21 13:50
    Radiated » 09/12/21 13:50

    Boa tarde pessoal, eu aqui novamente para comentar como está sendo o desenvolvimento do meu jogo Jornada Z. Fazer o manual com somente 8 páginas se provou mais difícil do que eu imaginava. Eu com certeza conseguiria fazer ele nesse tamanho, afinal já havia feito em até 4 páginas anteriormente, mas senti que a explicação ficaria prejudicada. Então acabei passando e agora o manual terá 12 páginas, até o momento fiz dez delas, e as últimas duas vão ser exemplos e explicações de cartas que vou preencher conforme os testes forem realizados, talvez até um pouco de narrativa também. Outra coisa que acabei mudando nesse tempo de reformulação foram as cores das cartas, foi algo pequeno, mas acho que ajuda ainda mais a diferenciar quais tipos de cartas o jogador tem em mãos. As ações continuam o mesmo tom amarelado, enquanto os equipamentos são brancos e os companheiros azuis.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c6411_32v4ou.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ff2e8_32v4ou.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f24f8_32v4ou.png

    Abaixo o manual com as dez páginas de regras para quem tiver interesse em ler e conhecer mais sobre o jogo. Gostaria muito de opiniões sobre, pois eu conheço o jogo e talvez por isso não consigo perceber que algumas partes podem estar confusas. E se alguém quiser testar o jogo, por favor, entre em contato comigo pelo e-mail jogojornadaz@gmail.com que eu faço o envio dos arquivos para que ele seja impresso e vocês possam jogá-lo. Ainda tenho que ver bem como vou passar todos, pois é bastante coisa, mas eu dou um jeito. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/48c4d_32v4ou.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ab70d_32v4ou.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f8c04_32v4ou.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f09e5_32v4ou.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/329fb_32v4ou.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a79f6_32v4ou.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ab481_32v4ou.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e5386_32v4ou.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/142ef_32v4ou.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a3cd1_32v4ou.png

    Bem, o post de hoje era só para divulgar o novo manual, quem tiver paciência pode voltar na primeira ou segunda página e verificar o manual antigo e ver como essas seis páginas extras fazem bastante diferença na compreensão das informações. Novamente, se você quiser testar o jogo basta entrar em contato comigo pelo e-mail jogojornadaz@gmail.com que eu dou um jeito de lhe enviar os arquivos necessários para isso.

    Por hoje é isso, fui!




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  • Radiated
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    Radiated10/12/21 12:48
    Radiated » 10/12/21 12:48

    Oi pessoal boa tarde. Me informaram que não dá de ler muito bem o manual pelas imagens que eu coloquei aqui, principalmente pelo celular. Então fiz o upload das imagens em outros site e fica mais fácil para visualizar tudo com a resolução real. Segue abaixo:

    Manual Jornada Z

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