A "perda" da ordem de iniciativa foi talvez o que eu tenha menos gostado de um jogo pro outro. No Marine pode haver situações de o mais alto na cadeia alimentar "agir primeiro", quando pega um tabuleiro recém realimentado e será o primeiro a alocar peão. Embora pra isso ele tenha que ter agido menos vezes, no longo prazo a vantagem tende a ser do de maior cadeia alimentar, pois sempre irá vencer os desempates, o que é extremamente relevante e acho que compensa ter agido menos vezes. No DS, essa desvantagem do desempate é compensada pela ordem de iniciativa mais rígida e pelos poderes fixos. Alem disso, no Marine a carta Survive ficou um pouco enfraquecida, porque o fato de a pontuação acontecer em momento desconhecido torna incerto o custo benefício de investir em tiles que pontuam pouco individualmente e onde é mais difícil manter-se adaptado.
Pensamos aqui em estabelecer que a extinção/survive acontece durante o reseed, aproximando mais da dinâmica do DS, ignorando os ícones nas cartas.
Fora esses apontamentos, gostei do jogo, a ideia da dominância como um peão especial achei que ficou bem implementada e ele é um pouco mais fluido.