Porque eu sinto que ninguém quer falar a respeito do que houve com "Caçadores da Galáxia", mesmo quando seu fracasso é evidente? Ninguém aparentemente tem nada a reclamar, ainda assim é o jogo que mais desvalorizou na história do mercado nacional, todo mundo gostou, mas ninguém quer ter.
Parece que existe uma certa pressão pra não criticar o jogo apenas porque é de um designer brasileiro. Enquanto eu concordo que é importante incentivar o mercado nacional, não creio que seja "blindando" contra o senso crítico que vamos chegar a algum lugar.
Pra mim esse jogo foi a maior infelicidade no hobby e representa tudo que pode acontecer de errado com o desenvolvimento de um jogo, tanto é que hoje eu pensaria duas vezes antes de entrar em um financiamento coletivo ou antes de comprar um jogo nacional.
Tenho a versão de colecionador com boa parte dos extras e também com as expansões e sei que só um milagre pra eu passar esse jogo pra frente, principalmente agora com a saída da "segunda edição".
Claro que o jogo tem seus méritos, linda arte, belos componentes, boas ideias, mas infelizmente houve muitas falhas, e vou aqui enumerar algumas:
- manual ruim: as regras não são bem explicadas, algumas situações que poderiam estar em um faq, o próprio fato de um novo manual ter sido mandado em pdf comprova isso, tudo bem isso ajuda, mas eu não comprei um manual em pdf não é mesmo? qual a dificuldade em fazer certo da primeira vez? parece que o jogo não foi testado o que leva ao próximo item;
- jogo sem polimento: o jogo é desbalanceado, propenso a situações que o jogo fica travado ou lento (graças ao excesso de aleatoriedade dos monstros), algumas regras simplesmente não fazem sentido, excesso de componentes cosméticos (muitos robôs, nenhum trás diferença significativa no modo de jogar), pilotos com habilidades desinteressantes (nem preciso dizer muito, compare com marco polo, terra mystica, scythe, terraforming mars, só pra citar alguns), em suma, um excesso de mecânicas jogadas e batidas no liquidificador, sem nenhum polimento ou profundidade;
- problemas na entrega do produto: bom, aqui foi um teste de paciência de quem participou do financiamento coletivo, peças com corte errado (as minhas nunca foram trocadas e eu reclamei disso), componentes faltando (e conseguir uma lista de componentes foi difícil), dificuldade no contato e resolução dos problemas de modo geral;
- tabuleiro modular: aqui vem de longe um dos defeitos mais graves, um tabuleiro modular cuja função em ser modular é... nenhuma. Puramente cosmética. Na verdade eu diria, uma propaganda enganosa. Quem viu a "segunda edição", bom, o tabuleiro modular se foi, mas porque? Porque ele nunca foi modular pra começo de conversa, puramente um marketing sem vergonha, já que estava no "hype" na época. Você pode colocar eles na ordem em que quiser, inclusive, você pode simplesmente jogar eles na mesa, tanto faz, as vantagens de variabilidade e mudanças no mapa que a mecânica de tabuleiro modular costuma trazer aqui não existem. Espera, vou fazer um tabuleiro modular pra você (corto o seu mapa em peças hexagonais, pronto, tabuleiro modular *stonks*)
Essas são as principais falhas, explanadas de maneira resumida, que qualquer pessoa de bom senso que jogou o jogo, vai entender e saber do que estou falando. E ai que vem o que mais me incomodou em toda essa historia: onde estavam as pessoas de bom senso? Veja bem, eu não sou nenhum hater (meu único ressentimento vou ter gasto com um jogo que não vale a grana, ok, acontece), logo tudo que digo é da mais pura e honesta opinião. Simplesmente a maioria dos youtubers/reviewers/afins fizeram vista grossa pra essas falhas grotescas, e fizeram todos embarcar pro "hype train" direto a lugar nenhum. Claramente uma situação na qual o rei está nu e ninguém esta vendo. Passaram o pano, imagino que por motivações diversas (medo de represália, dinheiro, amizade e contato profissional, pra incentivar o mercado nacional, etc), e esqueceram de por em primeiro lugar, quem deveria vir sempre em primeiro lugar, o público/cliente.
E pra finalizar o show de horrores, o lançamento de uma segunda edição, em um tempo muito breve, deixando órfãos aqueles que compraram a primeira edição. Agora sim, imagino eu, revisado todos os problemas do jogo, agora que nós, o publico, testamos o jogo de graça e saboreamos o amargor de um lançamento apressado e caótico.
Que venha a segunda edição, e que fique com o elefante branco quem comprou a primeira.
Fica ai o meu desabafo, após alguns anos, admito. E já deixo minhas desculpas àqueles que se ofenderão diante de meu sincero e singelo desabafo.