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  3. Zombicide: Black Plague
  4. Por que eu jogo Zombicide

Por que eu jogo Zombicide

Zombicide: Black Plague
  • avatar
    xpetow22/02/21 23:07
    avatar
    xpetow
    22/02/21 23:07
    165 mensagens MD

    Sempre gostei de jogar/mestrar RPG de uma maneira na qual os personagens sempre eram muito menos poderosos do que seus inimigos, estando sempre em perigo iminente ou à beira da morte.  Os tempos de RPG se foram com a chegada das responsabilidades da tal vida adulta. 

    Sempre gostei de jogar Zombicide da mesma maneira, do jeito mais difícil, customizando decks, criando algumas house rules pra dificultar a vida dos heróis. Gosto de vê-los à beira da morte, se sacrificando pelos seus companheiros (o jogo não acaba quando um personagem morre nas minhas aventuras).

    Sei que Zombicide é um jogo bem simples e com inúmeros problemas. Mecanicamente não é o melhor jogo,  mas gosto dele pela história que cada partida conta, se você se permitir ter essa imaginação. Não gosto de jogar tentando otimizar 100% cada ação como se estivesse jogando Lisboa (que também adoro), calculando a chance de sair a tal carta de ativação matar todo mundo.  Simplesmente jogo, tento encarnar cada um dos personagens como se estivesse em uma partida de RPG.

    Em minha última partida solo, por exemplo, logo na primeira rodada Solveig,  a Viking morreu (um azar tremendo em uma ativação de orc balofo). Eu já havia falhado no cenário anteriormente, então sabia que ia ser muito difícil ter sucesso. Mas ninguém desanimou e fomos atrás dos objetivos (salvar o povo da cidade), missão 4 do Black plague.  O grupo de dividiu em dois para tentar agilizar a busca pelos objetivos. Theo e Megan foram por um lado e o restante do grupo por outro.  Lá pela metade da partida uma sequência de azar nos dados (contei 20 rolagens para conseguir um 5) culminou com um necromante derrotando ambos. 

    Restaram então Johhannes, Doran e Berin que estavam indo bem, ajudando todo o povo da cidade, e se aproveitando e todos os zumbis atraídos por Theo e Megan antes de suas gloriosas mortes. 

    Porém em apenas 3 o cerco começou a se fechar, e apareceram algumas abominações além do dragao necromante. Por sorte dois fogos de dragao bem jogados permitiram que o grupo continuasse. Mas não era possível mais derrotar os zumbis no combate, então uma decisão teve que ser tomada. Berin iria valer-se de suas habilidades de empurrar e louco por sangue para penetrar na horda de zumbis e correr até os dois objetivos restantes. Ele precisaria praticamente atravessar o mapa sozinho. Johhannes e Doran fariam seu melhor para segurar a horda pelo maior tempo possível. 

    Dois turnos depois eles estavam mortos devido a uma sequência de ativações e Berin estava chegando no primeiro dos dois objetivos, com 11 lobos em seu encalço e um abominotauro pela frente. Praticamente encurralado pelos zumbis, contou com a sorte quando o abominotauro derrubou a parede da casa em que ele se encontrava para tentar chegar até ele. 

    Sem pensar duas vezes empurrou a abominação de seu caminho e fugiu pela abertura na parede, atingindo a próxima casa e o objetivo final um turno antes de ser alcançado pelos lobos.

    O sacrifício de seus companheiros valera a pena.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/af1a3_6tyo6s.jpg

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    Desculpem pelas imagens tortas, estou postando do celular e não consegui gira-las.

    Pra quem teve paciência de ler meu relato, muito obrigado.  Zombicide para mim é uma experiência, cada partida sempre conta uma história,  que geralmente não acaba bem hehe. Cada um joga o jogo do jeito que quer,  mas deixo a sugestão para em suas próximas partidas de Zombicide, ou qualquer outro  jogo do tipo, não se preocuparem com a vitória ou a derrota, mas sim com a história contada.

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  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius23/02/21 07:04
    AMVinicius » 23/02/21 07:04

    Hoje em dia estou preferindo jogos assim, com essa narrativa emergente. Jogos com campanha acabam demandando muito tempo pra um retorno baixo em termos de qualidade de narrativa (olhando pra você, Gloomhaven), ou então acabam quebrando o ritmo de jogo, como no caso de This War of Mine. Marvel Champions e Mage Knight são jogos que me passam essa sensação semelhante a que você descreveu com Zombicide.

    0
  • Willoiam
    74 mensagens MD
    avatar
    Willoiam23/02/21 08:00
    Willoiam » 23/02/21 08:00

    Entendo bem a sua sensação, vou deixar meu relato de uma situação parecida:
    Primeira jogatina do Black Plague com minha namorada, meu irmão, namorada dele e eu. Jogamos a missão tutorial, expliquei o jogo pra eles - com algumas dificuldades na questão do campo de visão - e tudo certo, vamos para a primeira missão.
    Depois de algumas rodadas o jogo começa a ficar muito difícil, não damos conta dos zumbis e toda rodada tinha pelo menos 2 ativações extras por falta de zumbi para colocar em jogo.
    Faltavam apenas os objetivos da região central, já havíamos aberto a porta e isso tinha causado uma infestação massiva de zumbis dentro do edifício e ficamos cercados (estávamos na zona de entrada de zumbis ao norte e as marcações em vermelho são onde haviam multidões de zumbis):

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4e51b_qm8tup.png



    De alguma forma conseguimos atrair uns 30-40% dos zumbis para cima das meninas - que estavam desesperadamente pedindo para roubarmos e escaparmos de alguma forma mágica desse beco sem saída - e sacrificamos as duas. Eu estava junto com meu irmão e também me sacrifiquei, colocando alguns feitiços em cima dele (atravessar zumbis, poder sair da horda sem gastar ações, invisibilidade) para conseguir atravessar a horda de zumbis. Depois disso foi uma corrida para ver quem chegava antes: Meu irmão no objetivo central mais a esquerda, ou os zumbis, com ativações duplas praticamente a todo momento.
    No fim das contas ele chegou e conseguimos ganhar. Depois dei uma olhada no manual da missão e entendi onde erramos. No tutorial, é para usar 4 sobreviventes e como saímos do tutorial pra missão 1, fomos só com 4 sobreviventes, ao invés dos 6 que a missão sugere, aí toda a dificuldade em dar conta de matar os zumbis fez sentido hahahaha

    1
  • xpetow
    165 mensagens MD
    avatar
    xpetow23/02/21 08:59
    xpetow » 23/02/21 08:59

    Willoiam::Entendo bem a sua sensação, vou deixar meu relato de uma situação parecida:
    Primeira jogatina do Black Plague com minha namorada, meu irmão, namorada dele e eu. Jogamos a missão tutorial, expliquei o jogo pra eles - com algumas dificuldades na questão do campo de visão - e tudo certo, vamos para a primeira missão.
    Depois de algumas rodadas o jogo começa a ficar muito difícil, não damos conta dos zumbis e toda rodada tinha pelo menos 2 ativações extras por falta de zumbi para colocar em jogo.
    Faltavam apenas os objetivos da região central, já havíamos aberto a porta e isso tinha causado uma infestação massiva de zumbis dentro do edifício e ficamos cercados (estávamos na zona de entrada de zumbis ao norte e as marcações em vermelho são onde haviam multidões de zumbis):

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4e51b_qm8tup.png



    De alguma forma conseguimos atrair uns 30-40% dos zumbis para cima das meninas - que estavam desesperadamente pedindo para roubarmos e escaparmos de alguma forma mágica desse beco sem saída - e sacrificamos as duas. Eu estava junto com meu irmão e também me sacrifiquei, colocando alguns feitiços em cima dele (atravessar zumbis, poder sair da horda sem gastar ações, invisibilidade) para conseguir atravessar a horda de zumbis. Depois disso foi uma corrida para ver quem chegava antes: Meu irmão no objetivo central mais a esquerda, ou os zumbis, com ativações duplas praticamente a todo momento.
    No fim das contas ele chegou e conseguimos ganhar. Depois dei uma olhada no manual da missão e entendi onde erramos. No tutorial, é para usar 4 sobreviventes e como saímos do tutorial pra missão 1, fomos só com 4 sobreviventes, ao invés dos 6 que a missão sugere, aí toda a dificuldade em dar conta de matar os zumbis fez sentido hahahaha

    Exatamente esse meu ponto amigo, se fosse uma vitória fácil você nem teria se lembrado da situação com tantos detalhes hehe.

    2
  • ruy_ferraz
    48 mensagens MD
    avatar
    ruy_ferraz23/02/21 12:46
    ruy_ferraz » 23/02/21 12:46

    Olha, este Post veio bem a calhar. Toca justamente no ponto que eu gostaria de debater no Zombicide: RPG. Na minha humilde opinião o jogo foi pensado para ser um jogo de RPG para quem não sabe nada do assunto, mas quer viver uma aventura inteira sem se preocupar em preparar todo um contexto, inimigos, tramas, reviravoltas e tudo o mais que existe num jogo bem mestrado.



    Minha versão do jogo é a da era moderna. O manual do jogo está longe em ser um dos melhores, mas se for visto com os olhos de de um jogador de RPG, dá pra entender o que tentaram ali. As habilidades de cada sobrevivente divide eles em "classes", eles vão ganhando experiência e ficando mais "fortes", ganhando novas habilidades sem nos preocuparmos se a minha arma vai dar 2D8 - 2 de dano ou não.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/eab28_d3vz5p.jpg

    Wanda é a minha sobrevivente preferida. 2 zonas por movimento! Mas espere aí... cadê os pontos de força? De destreza? Tem de percepção? Carisma eu sei que tem, olha essa motosserra maravilhosa que ela está mostrando pra você!


    O jogo também foi bem facilitado nos tipos de dados. Nada de dados de 20  lados, 12, 8 lados... só mesmo o basicão. Tudo bem que tem horas que precisamos jogar uns 12 dados comuns, mas ainda assim são só os D6 mesmo.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/121e3_d3vz5p.jpeg



    E por mais que as missões sejam complicadas/demoradas/caóticas/quemprojetouestabagaçaaqui?, elas estão lá, prontinhas para você ler e se aventurar. Nada de Mestre do jogo, te dizendo que a bola de fogo que você ia lançar queimou seu braço todo porque você tirou 1 num D20 (estou falando de você mesmo, seu mestre maldito!). O mestre do jogo somos nós mesmos, controlando nossos sobreviventes e seguindo umas regras meio quebradas do Zombicide.



    E é aí que mora o perigo. Já joguei muitas vezes este jogo e sempre tem jogador que acha que pode mandar na mesa, e sai virando carta aqui, e mexendo zumbi alí, e agora meu sobrevivente vai pra cá e dane-se quantas ações eu tenho, e agora matei tudo que é bicho... (!)



    Calma lá, ô alpha! Você nem leu as regras direito e já acha que pode cantar de galo aqui?



    Já tive problemas sérios com jogadores porque queriam porque queriam fazer determinada ação que não cabe neste jogo, porque tem umas regrinhas ali... mal feitas, mas tem...



    Agora... se for RPG de Zombicide, aí sim dá pra eu tentar uma iniciativa aqui, um fator surpresa ali, um reboco que caiu num zumbi, uma abominação que tropeça num entulho e me dá a chance de tentar mais um disparo ou uma fuga... Inúmeras possibilidades!



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f7125_d3vz5p.jpg

    Olha aí, gente! Este zumbis não querem nós matar não! Vamos levar eles pra dar um rolê de tunadão!

    2
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Zombicide: Black Plague - Por que eu jogo Zombicide
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