Olha, este Post veio bem a calhar. Toca justamente no ponto que eu gostaria de debater no Zombicide: RPG. Na minha humilde opinião o jogo foi pensado para ser um jogo de RPG para quem não sabe nada do assunto, mas quer viver uma aventura inteira sem se preocupar em preparar todo um contexto, inimigos, tramas, reviravoltas e tudo o mais que existe num jogo bem mestrado.
Minha versão do jogo é a da era moderna. O manual do jogo está longe em ser um dos melhores, mas se for visto com os olhos de de um jogador de RPG, dá pra entender o que tentaram ali. As habilidades de cada sobrevivente divide eles em "classes", eles vão ganhando experiência e ficando mais "fortes", ganhando novas habilidades sem nos preocuparmos se a minha arma vai dar 2D8 - 2 de dano ou não.
Wanda é a minha sobrevivente preferida. 2 zonas por movimento! Mas espere aí... cadê os pontos de força? De destreza? Tem de percepção? Carisma eu sei que tem, olha essa motosserra maravilhosa que ela está mostrando pra você!
O jogo também foi bem facilitado nos tipos de dados. Nada de dados de 20 lados, 12, 8 lados... só mesmo o basicão. Tudo bem que tem horas que precisamos jogar uns 12 dados comuns, mas ainda assim são só os D6 mesmo.
E por mais que as missões sejam complicadas/demoradas/caóticas/quemprojetouestabagaçaaqui?, elas estão lá, prontinhas para você ler e se aventurar. Nada de Mestre do jogo, te dizendo que a bola de fogo que você ia lançar queimou seu braço todo porque você tirou 1 num D20 (estou falando de você mesmo, seu mestre maldito!). O mestre do jogo somos nós mesmos, controlando nossos sobreviventes e seguindo umas regras meio quebradas do Zombicide.
E é aí que mora o perigo. Já joguei muitas vezes este jogo e sempre tem jogador que acha que pode mandar na mesa, e sai virando carta aqui, e mexendo zumbi alí, e agora meu sobrevivente vai pra cá e dane-se quantas ações eu tenho, e agora matei tudo que é bicho... (!)
Calma lá, ô alpha! Você nem leu as regras direito e já acha que pode cantar de galo aqui?
Já tive problemas sérios com jogadores porque queriam porque queriam fazer determinada ação que não cabe neste jogo, porque tem umas regrinhas ali... mal feitas, mas tem...
Agora... se for RPG de Zombicide, aí sim dá pra eu tentar uma iniciativa aqui, um fator surpresa ali, um reboco que caiu num zumbi, uma abominação que tropeça num entulho e me dá a chance de tentar mais um disparo ou uma fuga... Inúmeras possibilidades!
Olha aí, gente! Este zumbis não querem nós matar não! Vamos levar eles pra dar um rolê de tunadão!