
CO2: Second Chance (2018)
Um Vital Lacerda lançado em 2018 como uma atualização do CO2 de 2012. A principal novidade, nesta segunda edição, é que o jogo reduz o número de jogadores (1-4), e trais um modo cooperativo onde os participantes se associam para evitar que o mundo sucumba sob toneladas de CO2 na atmosfera.
Em síntese, o jogo se passa durante 4 décadas onde devemos desenvolver tecnologia verde para a construção de usinas de energia renovável com o objetivo de substituir a matriz energética dos 5 continentes a cada década, assim evitando a emissão de CO2 na atmosfera, o que pode levar ao fim imediato da partida se as emissões ultrapassarem concentrações de 500 ppm. Cada continente tem preferência pela construção de 3 tipos de usina específica, a chamada agenda regional, “daí já começa o planejamento”.
Fichas de Agenda Regional – As preferências de tecnologia para uma região.
No jogo temos apenas 6 ações possíveis a partir de seu tabuleiro pessoal, “o que seria simples se não se tratasse de um Vital Lacerda”. São 3 ações principais (Projeto, Infraestrutura e Construção) e 3 ações administrativas (Cartas, Mercado e Cientista).
Para se construir uma usina de energia verde são necessárias 3 etapas, primeiro o projeto, que define qual o tipo de tecnologia será empregada, depois a Infraestrutura que terá a cor do jogador que fez a ação, e por fim a Construção da usina. São 3 etapas necessárias para se construir 1 usina, “considerando que em 4 jogadores você só tem 2 rodadas de ação por década de jogo, já dá pra notar o nível do planejamento e jogo de equipe necessário para sobreviver até o fim da partida”.


Projeto –----------- Infraestrutura --------------- Usinas
CO2 trais 5 trilhas de conhecimento em tecnologias verdes, sendo elas: Reciclagem, Solar, Hidroelétrica, Eólica e Reflorestamento. O avanço no conhecimento dessas tecnologias te permitirão construir usinas básicas (lvl 1) e avançadas (lvl2) que substituirão as usinas de combustível fóssil nos 5 continentes. Para avançar nessas trilhas é necessário designar um cientista para um projeto, onde ele irá dominar os conhecimentos do assunto e depois movê-lo para palestrar na cúpula da ONU sobre aquele assunto específico para assim fornecer até 3 pontos de conhecimento.
Trilhas de Conhecimento ------------ Cientista do projeto a Cúpula de Palestras
Além de todo o planejamento de ações, desenvolvimento de tecnologia e construção de usinas, existe uma trilha de cartas da ONU que são objetivos a serem cumpridos durante as 4 décadas de jogo, como se fossem aqueles acordos ambientais negociados pelas grandes nações (Acordo de Paris, etc…), que exigem certa conjunção de tecnologias e construções.
Após planejar, desenvolver e construir, existe a “fase de controle” ao final de cada década, onde será necessário fazer o balanço dos objetivos ambientais (21 ao todo) pretendidos e atendidos, onde os não atendidos automaticamente irão subtrair seus pontos de vitória, assim como as emissões de CO2, que se atingirem níveis superiores a 500 ppm acaba com o jogo e só podem ser reduzidos a partir da subtração dos pontos de vitória, sendo que para cada objetivo ambiental não alcançado e cada ponto de emissão de CO2 que você queira reduzir são descontados 1/1 (1 pra 1) na primeira década, 1 / 2 na segunda década, 1 / 3 na terceira década e 1 / 4 (isso mesmo 1 para 4 na última década, brutal!).
Sem dúvidas, uma obra-prima de Vital Lacerda. O jogo assusta os aventureiros e espanta os que estão pra brincadeiras, mas se o tema, o peso e o estilo te agradam, mergulhe nessa obra de arte e sinta-se poderoso como Hércules quando conseguir mover as engrenagens deste jogo ou como o Capitão Planeta (vai planeetaa!) quando conseguir uma vitória nesse jogo!