Rimor::italindo azul por 230,00 só se for 3-6 meses atrás. Azul agora flutua entre 300-330 o base e o Summer. Se vc achar por 280 dê- se por feliz, 250 é PROMO das boas
Exceção é se for o Sintra, esse sim vc vê por 200-220,230.
Não concordo com esses preços, chega a $er o oposto de concordar a minha opinião sobre i$$o.
Haha, verdade!
Usei o valor pré pandemia, que é o qual me lembrava na hora de digitar o texto

A R$ 300,00 no azul é muito forçar a
carteira barra, por mais louvor que o jogo tenha.
Rimor::evieira:::Acho que precisamos educar o público em entender que jogo é um produto que contem valor agregado alem dos seus componentes.
Tem o design do jogo, a arte, o conceito. Tem muito trabalho intangível, as horas de playtest, etc.
Sendo assim, acho errado avaliar o preço de um jogo apenas pela quantidade de peças.
Se o nosso negócio fosse comprar componentes, era melhor irmos na papelaria! Sairia muito mais barato! E não é bem assim, né?
No caso do Deusastrados, não me parece que ele esteja com o preço fora do que se cobra por jogos parecidos.
Se isso é pouco ou muito para o Brasileiro médio, é uma outra questão. Mas essa é a realidade do mercado atual.
Essa comparação da papelaria seria como sugerir que ao invés de comprar um videogame passe em loja de componentes eletrônicos e compre placa, joystick etc é claro que vc não terá o mesmo resultado.
Creio ser relativização pregarmos que não se olhe tanto pros componentes... ou dentro do hobby, em uma visão mais do que extrema, só precisaríamos de pnps
Muito obrigado pela participação!
O tema de valor x componentes é muito extenso, complexo e cheio de variantes "invisíveis".
Acredito que, em qualquer análise,
o valor precisa estar presente. Não podemos falar que um jogo possui um tema incrível e uma rejogabilidade infinita e, simplesmente, ignorar o valor de mercado.
É o mesmo que aceitarmos que um baralho de cartas convencional (aqueles de truco), pode custar R$ 200,00, só porque ele teve infinitos testes e abre leque para inúmeras formas de jogar.
Como humilde autor/jogador, não trabalhador de papelaria/editora, devo admitir
que é super difícil avaliar o valor justo por um jogo. Por isto que, fazer comparações e aceitar a opinião popular, seja uma forma viável de avaliação/ponderação. Caso tenha alguma outra sugestão de critérios para avaliar o valor, seria de grande valia!