lucashfs::Cara sou novo no hobie e estou achando muito esquisito como são os lançamentos dos bordgames no Brasil, a galápagos por exemplo não avisa quando os jogos serão lançados, disse e bem por cima que teremos o Zombicide 2ª edição no primeiro semestre, não indicou nem o mês, nos jogos eletrônicos se sabem com bastante antecedência quando o jogo será lançado o que ajuda os gamers a se preparar financeiramente.
Eu acredito que o alcance dos jogos eletrônicos seja muito maior, o que permite essa previsão de lançamento. Seja por conta de "tiragem" quanto pelo número de consumidores. Zombicide é um título bem hypado com uma base de fãs enormes, atrai muitos iniciados no hobby mas ainda assim acredito que seja um número muito pequeno se comparado ao videogames. Isso deve dificultar a produção para um lançamento global.
Além disto, é muito comum ter os lançamentos de VG em mídia digital, o que torna muito mais fácil essa precisão do lançamento. Mesmo assim, não ficam isentos de servidores que caem e instabilidade por conta da alta demanda de lançamento.
Por fim, tem todo o lance de ser uma produção minuciosa e cheia de elementos com poucos fornecedores especializados. Um jogo no máximo é uma capa, encarte e a mídia. Até mesmo jogos de KS que possuem um cronograma bem detalhado acabam sujeitos a atrasos por conta dessa produção, envio, desembaraço aduaneiro e etc.
Enfim, concordo que não ter a data exata atrapalha o planejamento financeiro mas acho que nosso mercado evoluiu bastante com esses anúncios!
Pelo menos esses ajudam na sua tomada de decisão do que pegar e do que deixar passar pensando em outro jogo. Exceções só quando uma empresa anuncia alguma coisa, vc deixa de pegar edição gringa e não chega. Ai é bem chato mesmo!