Lançado em 2000, Carcassonne é um jogo familiar do designer alemão Klaus-Jürgen Wrede, vencedor do Spiel des Jarhes, e que faz sucesso até hoje, sendo muito indicado também aos novos jogadores como um jogo de entrada.

Caixa do Carcassonne em sua segunda edição, lançada pela Devir no Brasil.
Aqui em casa, temos uma das mais de 10 milhões de cópias vendidas pelo mundo. E por aqui ele também tem ótimas marcas: foi nosso segundo jogo, é um dos mais queridos e mais jogados da coleção.
Como jogar Carcassonne
Carcassonne é um jogo de colocação de cartelas elegante. Com regras simples, e fácil de aprender.
No jogo, há 72 cartelas ao todo, que devem ser empilhadas com a face virada para baixo. A única exceção é a cartela inicial, que tem o verso diferenciado para fácil identificação, e que já começa revelada na mesa.

À esquerda, a cartela inicial, com fundo mais escuro. À direita, uma das 71 cartelas que serão reveladas pelos jogadores ao longo da partida de Carcassonne.
Cada cartela pode conter pedaços de campos, estradas, cidades e mosteiros em combinações variadas. No seu turno de Carcassonne, você deve revelar uma cartela e colocá-la na mesa de forma ortogonal a outra cartela presente na mesa. Ainda há a opção de inserir um de seus meeples na cartela que você acabou de colocar.
O jogo vem com um total de 40 meeples, sendo 8 de cada cor. Cada participante começa a partida com 7 meeples que podem fazer o papel de:
- Agricultores: quando inseridos deitados nos campos.
- Ladrões: quando colocados nas estradas.
- Cavaleiros: quando inseridos nas cidades.
- Monges: quando colocados num mosteiro.
O oitavo meeple deve ser colocado no espaço de número zero do tabuleiro que contém a trilha de pontuação do jogo.

Uma partida de Carcassonne em andamento.
Fazendo pontos
Quando uma pessoa combina as cartelas e fecha uma estrada ou cidade que contém um mais meeples seus ou de adversários, os meeples deverão ser retornados aos respectivos jogadores e sua pontuação pela maioria ou domínio na cidade ou estrada é adicionada à trilha de pontuação. Em caso de empate, os dois ou mais jogadores empatados recebem a pontuação integral.

Trilha de pontuação de Carcassonne.
De forma geral, uma pessoa que tenha maioria ou dominância de meeples numa cidade pontua 2 pontos para cada cartela de cidade completa. Quem tem maioria numa estrada pontua 1 ponto para cada cartela com estrada fechada.
No caso dos mosteiros, é necessário circular a construção com 9 cartelas para retirar o monge do tabuleiro e somar os 9 pontos.
Os fazendeiros só pontuam ao final do jogo. Quem possuir maioria ou domínio numa determinada área contínua de campo ligada a cidades fará 3 pontos por cidade que alcançar.
Final da partida
Ao final da partida, que ocorre quando as cartelas acabam, também se pontua pelas cidades e estradas incompletas, além de mosteiros parcialmente circundados. Deve-se somar 1 ponto por cartela de cidade ou estrada incompleta ao jogador com maior influência ou domínio, e um ponto por cada cartela ao redor dos mosteiros.

Se a partida terminasse assim, o jogador que controla os meeples vermelhos faria 8 pontos por esse mosteiro que não foi completamente rodeado por cartelas.
O jogador com maior pontuação é o vencedor. O jogo não traz critérios de desempate.
Estratégia, tática e sorte em Carcassonne
Há várias pequenas exceções à breve apresentação de como jogar Carcassonne realizada anteriormente. Mas o importante aqui é você saber que Carcassonne exige estratégia, principalmente por conta da limitação dos meeples; e muita tática, uma vez que cada nova cartela abre um leque de possibilidades.
Por conta da sua característica imprevisível na revelação das cartelas, Carcassonne é um jogo em que a sorte se faz presente, mas não é essencialmente decisiva. Essa característica do jogo também contribui para sua rejogabilidade.
Versão Nacional e Expansões
Aqui no Brasil, Carcassonne é distribuído pela Devir. Ele tem uma arte repaginada em relação à primeira edição e já conta com duas mini-expansões: O Rio e O Abade.
O Rio traz 12 novos cartelas com rio para serem inseridos no começo da partida.

As 12 cartelas da expansão O Rio.
O Abade adiciona um meeple maior (Abade) para cada cor, o qual pode ser colocado nos mosteiros (como monge) e jardins (como jardineiro). O abade também permite que você o retire do tabuleiro em seu turno, se não tiver colocado nenhum outro meeple, pontuando o valor do mosteiro ou jardim não completamente circulado.

Os cinco Abades.
Carcassonne também tem mais expansões dos mais variados tipos e gostos. Aqui no Brasil, ainda é possível encontrar o Carcassonne Plus, uma caixa grande que já traz o jogo base e 11 expansões.
Por aqui, não sentimos necessidade de aumentar a variação do jogo para além do que vem na caixa base. Mas as expansões são ótimas pedidas para quem quer experimentar novas formas de jogar este grande título.
Considerações
Carcassonne é um clássico que influenciou o universo dos jogos de tabuleiro modernos. Fácil de ensinar e simples de jogar, é sempre bem-vindo por aqui, seja para uma partida descompromissada ou para um jogo mais competitivo. Além disso, roda bem em qualquer número de jogadores.
Ficha técnica
- Jogadores: de 1 a 5 com a caixa base. Para saber como jogar Carcassonne solo, consulte as regras específicas publicadas pela Devir.
- Idade: 7+
- Duração: 45 minutos
- Complexidade: baixa
Uma curiosidade sobre Carcassonne
O termo meeple, usado para descrever essas pecinhas de madeira em formato de pessoas, foi criado durante o desenvolvimento do Carcassonne.
O conteúdo deste tópico foi publicado inicialmente em
Recortes Lúdicos