Fernando::O que esta rolando são que os jogos traduzidos para o português ganharam muita enfase nesses últimos anos/meses.
Jogos como Zombicid e Coup, que no rank do BGG não estão nem entre os 100 preferidos, aqui despontam tirando Terra Mystica, Caverna, Android Netrunner CCG e Power Grid que estão entre os 10 preferidos pelo mundo à fora.
Isso nos mostra duas situações. A primeira é que grande parte do público desconhece outros jogos (ou que o gosto brasileiro não é igual ao que o resto do mundo curte).
E a segunda é que o mercado nacional esta muito quente, com muita gente consumindo nossos produtos ao invés dos em outra língua. Isso é um ponto muito positivo e interessante.
Não é a toa que empresas como a Galapagos não param de anunciar novos jogos em portugues. O negocio esta vendendo muito. E os que vendem jogos importados também devem ter percebido isso. Muitas vezes os antigos e novos clientes deixaram de comprar algo porque compraram algum lançamento nacional.
Logo, mesmo com aperto no coração de não ver o Twilight Imperium (meu jogo preferido de todos) nas chaves, e vendo jogos nacionais bombando em curtidas e desbancando outros importados que eu curto muito, fico feliz em saber que muitos novos amantes do nosso hbby estão encontrando novas portas, me relembrando da fase de ouro do RPG aqui no Brasil, e que certas empresas deixaram acabar precocemente.
Fernando,
Eu sempre gostei de boardgame, mas conhecia somente os jogos da estrela, grow... Recentemente (3 a 4 meses atras) conheci os modernos boardgames, e como estou iniciando ainda, peguei esses mais acessíveis conforme citado. Me incluo nessa categoria que jogou somente os jogos trazidos e traduzidos pela galapagos, funbox pois são mais acessíveis e mais baratos e acho que este é o grande motivo do pessoal não conhecer os outros, pois acho que o hobby no Brasil está crescendo e não é todo mundo que tem acesso a jogos de fora, e outra, trazer esses jogos está cada vez mais difícil, ou não enviam pra k ou o frete fica muito caro ou os impostos... nosso Brasil!
Creio que com o passar do tempo, as pessoas começarão a ir atras deste jogos não populares aqui no Brasil e vai querer saber o que o mundo está jogando, como está sendo o meu caso.