Marllos Dias::Texto interessante e muito informativo pra quem, como eu, é leigo no assunto. O mais próximo que eu já joguei de wargame foi o Root (se é que pode ser considerado um wargame pelos mais puristas), que eu adoro. Mas durante a leitura me bateu uma dúvida: todo wargame é exclusivamente pra dois jogadores? Ou existem casos em que há mais players, ou mesmo times opostos? No caso desses sobre a Independência Americana ou sobre a Guerra dos 100 anos, por exemplo, há algum cenário ou expansão que possibilite a adição de exércitos (e jogadores) aliados dos envolvidos no conflito, seguindo o contexto histórico dos eventos?
Nem todo wargame é pra dois, Marllos!
Há vários excelentes wargames pra três jogadores. O melhor na minha opinião é Maria. Churchill é outro excelente, embora não seja um wargame stricto sensu.
Pra quatro jogadores, existe o sistema COIN (no qual foi baseado o Root), embora muita gente (eu inclusive) tenha dificuldade em enquadrá-los como wargames. De qualquer forma, são jogos com bastante conflito.
Sobre os jogos da série Commands & Colors especificamente, dois jogadores são a regra. Tem uma expansão do Memoir '44 que permite até 8 jogadores. Talvez haja alguma outra expansão que eu desconheça, que permita mais gente em algum outro jogo C&C. Mas a imensa maioria dos cenários e expansões só permite 2 jogadores mesmo.