red_djow::marciusfabiani::isR34L::Interessante aquele de SAMURAIS-DESU. E ter as unidades escondidas, não necessariamente eh pré-requisito da serie? Parece um ótimo conceito. Esse Commands & Colors: Napoleonics, parece delicioso.
Traz essas pérolas pra Joinville no fim do ano!
Nenhuma unidade é escondida! Essa é uma boa pergunta. No meio wargamer, existe um tipo de jogo chamado "block game", em que as unidades são blocos de madeira. Por increça que parível, Commands & Colors NÃO SÃO block games, apesar das dezenas de blocos. Um block game pressupõe o "fog of war", uma incerteza sobre a natureza das ações do inimigo, que todo mundo conhece de jogos como Combate e Senhor dos Anéis - O Confronto. Você não vê a frente das unidades dos seus adversários, só o verso. Sabe que há gente ali, mas não sabe quem. Nos jogos C&C, os adesivos estão grudados em ambos os lados de cada bloco. Você sabe exatamente que unidades vai enfrentar. O que dá a sensação de "fog of war" num C&C é a mão de cartas do adversário, que é secreta pra você. Você vê que ele está forte no flanco direito, mas não sabe se ele tem as cartas certas pra ativar aquelas unidades.
Vou ficar devendo o Napoleonics, não tenho o jogo. Mas tenho Ancients, Tricorne e The Great War. Levo algum deles!
Quanto conhecimento ! Sempre achei que eram block games.
Anteriormente peguei o p500 do expansion and extinction, esse usava a engineer do Triumph and Tragedy. Esses seriam block games?
Não conheço esse Expansion or Extinction, Djow, mas Triumph and Tragedy tem, sim, aspectos de block game -- embora não seja um wargame stricto sensu; é mais um jogo político, que envolve a questão militar entre outras questões econômicas, diplomáticas, políticas, etc. Churchill é um jogo assim também.
Uma lista de block wargames mais tradicionais, mais voltados pro lado militar mesmo, seria:
-- vários jogos da Columbia: Rommel in the Desert, Julius Caesar, Hammer of the Scots, EastFront, entre outros;
-- Sekigahara (GMT);
-- Strike of the Eagle (Academy Games);
-- Napoleon's Triumph, Bonaparte at Marengo, The Guns of Gettysburg (maravilhosos);