Fala galera, conforme fui jogando, fui tendo algumas dúvidas e já estou me achando pró-eficiente no jogo(pelo menos no base) Vou trazer um compilado dessas dúvidas aqui e a resposta. A principio eu só vou largar aqui, mais para frente eu vou organizando tudo, prometo editar com carinho.
Dúvidas que podem aparecer lendo o manual
(Mesmo uma regra sendo descrita abaixo, considere que um componente pode sobrescrever a regra, se um plano diz que você pode jogar um plano extra, significa que você vai poder desobedecer a regra original, por exemplo)
Componentes
As cartas de obrigações não estão marcadas como componentes de crônica mas não aparecem no jogo base.
Pois é, deveria ta marcado como item da crônica, não é usado no jogo base
Para que serve o marcador de clã
A ficha azul escura (quase preta) ou a moeda de metal (versão ks) serve para reservar as cartas da fila de personagens.
Não encontrei a ficha de torpor/Tenho uma ficha que não esta no manual.
A própria pergunta se responde, trocaram o simbolo no jogo e não atualizaram o manual, o marcador de torpor está no verso do simbolo de exausto.
Fase de recrutamento
Não existe ancillae para o jogo base?
As cartas de vampiros vem todas como vampiro neófitos ou novatos(pensando tematicamente), eles só viram ancillae durante a crônica.
Recrutar vampiro deixa o senhor exausto?
Não, vampiro só fica exausto ao executar planos
Fase de plano(depois vejo como ta em português)
Posso escolher um líder e escolher a coterie para cima?
Não, você primeiro escolhe um líder, a coterie vai ser ele e os recrutas(as cartas logo abaixo) dele, sendo assim, a coterie terá no máximo 4 vampiros
Toda coterie fica exausta?
Não, apenas o lider da coterie.
Posso usar mais de um favor por vez?
Sim, você pode escolher uma coterie só com o lider e usar dois favores para adicionar mais dois arquetipos a coterie(por exemplo)
Crônica
Para que serve a barrinha no topo da carta de missão?

Terá um efeito se você estiver jogando com as expansões, recomendo guardar no refúgio ou anotar.
O que significa este símbolo?

Representa o prêmio para o vencedor da partida, para o jogo base, a recompensa são títulos(que você vai anotar na tua ficha). As expansões adicionam cartas novas, esse símbolo de coroa vai aparecer novamente, aplique a recompensa ao vencedor.
E este?

Simboliza uma ajuda que o último da rodada vai ganhar.
O que significa Enredo X?
Associado a ajuda que o último colocado vai receber, Enredo X, significa que aquele jogador pode selecionar X cartas de plano de clã(da caixa geral) e adicionar a caixa do respectivo clã(o que ele jogou na partida que perdeu)
Manual na pag.13, diz que o efeito bônus da ficha de clandestino é acionar a capacidade, do que se trata?
Se trata de um erro de tradução
, é acionar as habilidades do vampiro.
Eu comprei uma carta que fala sobre o atributo riqueza na ficha de crônica, mas não encontrei
Mais um erro de tradução, riqueza foi traduzido como abastado no livreto
Os clãs
Quando vou usar o abraçar o caos?
Este efeito só pode ser usado antes de recrutar e vai pular a fase de recrutamento.
Monstruosidade é uma habilidade sem efeito para o jogo base e começo de campanha?
Sim, monstruosidade não teria efeito em caso de uma partida sem ancillae, mas nas cartas bases esse efeito não esta presente, então você poderia jogar de tzimisce sem se preocupar
Cartas de plano e efeitos
Geral
O plano diz: "Exauste o vampiro e faça tal coisa", posso usar em um vampiro exausto?
Pode! se não puder, vai estar descrito na carta: "Exauste um vampiro inexausto e faça tal coisa"
Quando um efeito tira uma carta da fila, eu posso abrir uma carta nova?
Sim, o manual diz que toda vez que sai uma carta da fila, uma é reposta imediatamente.
Quando um efeito diz para jogar uma carta adicional, preciso fazer a coterie e deixar exausto o lider?
Sim, você vai ganhar o direito de executar a fase de plano novamente, com todo o procedimento feito normalmente.
Malkaviano
Não entendi a carta Encontrar um Companheiro.
A carta esta com erro de tradução, o segundo efeito é "Inexauste o senhor do novo recruta."
Adesivos
Geral
A habilidade comenta sobre contar a quantidade de antitribo, o que é isso?
Alguns adesivos adicionam o tipo antitribo ao vampiro, quando algum efeito pedir para você considerar os antitribos, você vai procurar por quem tem esse texto na carta.
Novas habilidades que diz que o vampiro conta como um novo arquétipo, também é usada para contar para missão?
Não, apenas para formar coterie.