Joguei Catan com 4 jogadores, em pouco mais de uma hora. Apenas um jogador não conhecia o jogo, e os demais estávamos relembrando. Eu fui o último e pude construir duas vezes seguidas as aldeias iniciais. Meu problema foi que sobraram poucos lugares eficientes ou com recursos variados.
Eu apostei em locais com alta probabilidade, ao invés de variedade. Dessa forma, eu produzia somente madeira, trigo e pedra, mas consegui boas trocas para expandir. E logo, cumpri meu objetivo de curto prazo ao construir um porto e garantir variedade de recursos.
A partir daí, meu jogo desenvolveu melhor e me preparei para o restante da partida. Eu expandi para um segundo ponto de produção de trigo e pedra. Também busquei aumentar a produção de madeira para alimentar o porto.
Nessa transição, todos estávamos muito próximos. Dois oponentes disputavam a cartela de maior estrada que poderia decidir o jogo a qualquer momento. Eu mantive a maior cavalaria sem contestação. Mas acredito que eu tomei uma decisão errada ao expandir mais uma aldeia, ao invés de seguir crescendo verticalmente, com cidades. Isso me custou oito recursos e três rodadas, em troca de recursos que não eram tão importantes.
Com todos crescendo bem, e com planos bem definidos, esse atraso custou a vitória. Um oponente alcançou dez pontos uma ação antes da minha oportunidade de finalizar. Eu já tinha expandido para porto e para recursos de fim de jogo. Deveria ser suficiente para levar a vitória na produção ou troca no porto de madeira. A última expansão custou tempo e rendeu quase nada.