Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Fora da Redoma
  3. Pergunta Jurídica para quem souber

Pergunta Jurídica para quem souber

  • avatar
    linezinhah18/01/21 11:12
    avatar
    linezinhah
    18/01/21 11:12
    1202 mensagens MD

    Olá pessoal,

    Se for possível gostaria de uma opinião se estamos errados como consumidores.

    Compramos 1 jogo com determinada loja e no frete foi dada a opção de PAC ou SEDEX, ambas pelos Correios.

    Tudo pago (à vista), finalmente o jogo foi enviado. Eis que, os Correios resolveram que seria muito engraçado fingir uma entrega no dia 24/12/2020. Normal, já vimos isso acontecer, só que desta vez eles inovaram e além de fingirem a tentativa de entrega, colocaram como ENDEREÇO INCORRETO, devolvendo imediatamente para o remetente (loja).

    Depois de 10 dias com meu jogo já pago de volta em suas mãos e depois de 3 e-mails de reclamação que a loja nos respondeu. Nesse caso, a loja nos enviou um link para pagar um novo frete. Como assim?!?!

    Questionei o endereço informado para a entrega e batia com o meu endereço. Além disso mostrei que na semana anterior e na semana seguinte, os Correios sabiam da existência do meu endereço, pois eu recebi encomendas e correspondências, evidenciando que se tratou de uma "brincadeira" de mau gosto por parte dos carteiros da cidade em fingir trabalho em plena véspera de Natal.

    Mesmo assim, a loja informa que não é problema dela e eu devo arcar com os custos de um novo frete caso eu queira o jogo, caso contrário devolverão o dinheiro (óbvio que sem o frete já pago). Obs.: o jogo em questão já se encontra esgotado.

    Alguém saberia orientar se isso é legal? O consumidor terá mesmo que arcar com um novo frete, tendo em vista que não houve culpa? Não seria um problema entre o lojista que contratou os Correios para entregar o pedido e ser ele próprio a resolver isso?

    Não queríamos entrar com advogado tanto que tentamos todo tipo de comunicação e explicação, mas tudo indica que ambos (Correios e loja) exigem esse tipo de medida.

    Grata a todos.


    Obs.: Não coloquei nome da loja para evitar exposição desnecessária (quem sabe é um caso isolado), apesar do atendimento deles ser uma verdadeira porcaria.

    5
    0
    1
  • acarpinelli
    835 mensagens MD
    avatar
    acarpinelli18/01/21 11:20
    acarpinelli » 18/01/21 11:20


    Acho que a loja deveria ser exposta.. Quem sabe assim não fazem mais isso

    0
  • maueze
    1420 mensagens MD
    avatar
    maueze18/01/21 11:24
    maueze » 18/01/21 11:24

    Se fosse uma relação comercial precisaria analisar se era frete fob ou cif sendo um o vendendor isento de responsabilidade e o outro responsável.


    Mas como é uma relação b2c você está protegida desde que não tenha colocado dados com erros no cadastro, a loja que precisa entrar com revisão junto aos correios caso de fato seja erro deles.

    A verdade é que se no brasil as editoras são amadoras, as lojas são praticamente familiares.

    Eu pediria o dinheiro de volta, tiraria fotos/print das conversas e e-mail  e abriria um chamado junto ao consumidor.gov e procon é tudo online não precisa de advogado eles fazem a intermediação e medidas subsequentes.


    Ps:expõe a loja. Reclame aqui e midias sociais são mais efetivas que processos/procon

    3
  • danielsantos60
    717 mensagens MD
    avatar
    danielsantos6018/01/21 11:39
    danielsantos60 » 18/01/21 11:39

    Também sou a favor de ser postado uma reclamação no Procon e Consumidor.gov. Além disso poste também no reclame aqui. Hoje, um bom atendimento é tão valorizado como o menor preço na hora da compra.

    Já teve casos com uma grande companhia de informática que teve problema com entregas, no final houve ganho de causa para os compradores, já que o remetente é o responsável pela encomenda, sendo ele, inclusive, responsável por pedir reembolso por eventuais eventuais erros e problemas na entrega junto aos correios.

    1
  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah18/01/21 11:43
    linezinhah » 18/01/21 11:43

    maueze::Se fosse uma relação comercial precisaria analisar se era frete fob ou cif sendo um o vendendor isento de responsabilidade e o outro responsável.


    Mas como é uma relação b2c você está protegida desde que não tenha colocado dados com erros no cadastro, a loja que precisa entrar com revisão junto aos correios caso de fato seja erro deles.

    A verdade é que se no brasil as editoras são amadoras, as lojas são praticamente familiares.

    Eu pediria o dinheiro de volta, tiraria fotos/print das conversas e e-mail  e abriria um chamado junto ao consumidor.procon é tudo online não precisa de advogado eles fazem a intermediação e medidas subsequentes.


    Ps:expõe a loja. Reclame aqui e midias sociais são mais efetivas que processos/procon


    Vou dar uma olhada no Procon sim, obrigada.

    Quanto a expor, na hora certa coloco aqui sim.

    0
  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah18/01/21 11:44
    linezinhah » 18/01/21 11:44

    danielsantos60::Também sou a favor de ser postado uma reclamação no Procon e Consumidor.gov. Além disso poste também no reclame aqui. Hoje, um bom atendimento é tão valorizado como o menor preço na hora da compra.

    Já teve casos com uma grande companhia de informática que teve problema com entregas, no final houve ganho de causa para os compradores, já que o remetente é o responsável pela encomenda, sendo ele, inclusive, responsável por pedir reembolso por eventuais eventuais erros e problemas na entrega junto aos correios.


    Obrigada. Vou ver a questão do PROCON mais tarde sim.

    Pois é, nosso entendimento era que o remetente seria o responsável pela encomenda e seria ele o responsável por buscar uma justificativa dos Correios. Afinal de contas, eles é que colocaram no próprio site a única opção ser Correios. Outras empresas disponibilizam transportadoras como opção.

    0
  • gabriel
    1501 mensagens MD
    avatar
    gabriel18/01/21 12:35
    gabriel » 18/01/21 12:35

    Acho que independente de obrigações jurídicas, a loja é muito burra de não resolver isso pra vc e, assim, te fidelizar. O público de BG é muito consumista, cliente fiel é receita garantida. Não compro muitos dos jogos lançados por aqui, mas quando compro é sempre nas mesmas 2 lojas pq sei que não vai dar problema.

    Tem que se fuder mesmo. 

    8
  • andreferr
    391 mensagens MD
    avatar
    andreferr18/01/21 12:41
    andreferr » 18/01/21 12:41

    Acho que os colegas expuseram todo o necessário aqui, e eu não teria nada a adicionar. 
    Mas gostaria de te pedir que postasse aqui o caminhar dessa história e seus resultados, se possível. Fica de registro pra outros colegas. 

    1
  • cleitonpoa
    376 mensagens MD
    avatar
    cleitonpoa18/01/21 13:02
    cleitonpoa » 18/01/21 13:02

    Da uma olhada na lei abaixo. Eu mandaria para eles a lei e caso não mandassem o produto, entra com processo online, pede ressarcimento e dano moral. Eu sei que é um saco isso, mas agora com estes processos online, se todos usarem, acaba esse atendimento lixo que nos prestam. Caso tu peça o dinheiro de volta, por lei, eles tb devem devolver o frete. Expõe tb no reclame aqui, redes sociais, Procon, etc. Vai custar caro esse frete pra eles e assim aprendem.


    "O vendedor tem a obrigação de lhe mandar outro ou devolver o seu dinheiro acrescido de qualquer valor referente ao frete, isso se aplica a qualquer tipo de comércio, seja uma loja online, um vendedor autônomo que exerce a função de forma habitual ou até mesmo uma grande rede de varejo/marketplace. 
    Esse entendimento é amparado pelo artigo 11 da lei nº 6.538/1978, que prevê que o objeto do envio postal, pertence ao remetente."

    1
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas18/01/21 13:12
    RFreitas » 18/01/21 13:12

    Apenas especulando, mas essa reticência da loja em acionar o Correios para que entreguem o que estava com endereço certo me faz cogitar se na verdade eles não fizeram bobeira com a etiqueta de endereço.
    Enfim, você tem direito ao envio sem ser cobrada. Está juridicamente amparada, como já citaram.
    Foda são os custos de propor ação - com advogado e tal.
    Muito mais barato pressionar a loja com ReclameAqui e mesmo na própria comunidade da Ludopedia. Inclusive, estou ansioso para saber quem destrata assim os clientes para eu poder ficar longe.

    3
Responder
  • 1(current)
  • 2
Pergunta Jurídica para quem souber
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.