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  3. Sushi Go!
  4. Considerações estratégicas (e táticas) sobre Sushi Go!

Considerações estratégicas (e táticas) sobre Sushi Go!

Sushi Go!
  • avatar
    raphavitorino07/01/21 19:11
    avatar
    raphavitorino
    07/01/21 19:11
    11 mensagens MD

    Baseado nas minhas partidas de sushi GO, comecei a elaborar mentalmente algumas considerações e gostaria de dividir com vocês.

    Lembrando que Sushi Go! É um jogo super divertido e se seu perfil não for dos mais competitivos, talvez esse texto não seja útil para você, pois o objetivo aqui é vencer.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c35e8_891m4t.jpg


    Primeiro aspecto a se considerar é o número de jogadores:


    3 jogadores: 9 cartas

    4 jogadores : 8 cartas

    5 jogadores: 7 cartas

     

    É importante saber que em mais jogadores, sua chance de completar um combo de 5 giozas por exemplo, fica mais difícil.

     

    2-     O número de cartas de cada tipo também é útil para entender qual a probabilidade de certa carta estar disponível naquela rodada:


    14x Tempurá

    14x Sashimi

    14x Guioza

    12x 2Maki

    8x 3Maki

    6x 1Maki

    10x Nigiri de salmão

    5x Nigiri de Lula

    5x Nigiri de ovo

    10x Pudim

    6x Wasabi

    4x Hashi

     

    3-     Ao escolher uma carta, você quer que ela lhe renda a maior quantidade de pontos por carta, a saber:

     

    Maki (6 com muita sorte)

    Pudim (6 mas é difícil de avaliar)

    Nigiri (3 / 2 / 1)

    Wasabi (1.5 / 3 / 4.5)

    Hashi (difícil e avaliar, mas são muito fortes no começo da rodada)

    Sashimi (3,33 mas com muito risco)

    Guioza (varia de 1 a 3, mas é arriscado)

    Tempurá (2.5)

     

    4-  Busque pontuar em média de 3 pontos por carta. 2 e 2,5 são boas pontuações também.

    5-  Escolha pudins apenas para não pontuar negativamente (o que é um desastre).

    6-  Você também contará com um pouco de sorte se na última rodada te sobrar uma guioza ou um nigiri de ovo, ao invés de um wasabi/Hashi/sashimi inúteis.

    7-  Sashimis e guiozas são 2 armadilhas na minha visão. O sashimi é facilmente bloqueável e se seus adversários estiverem atentos, você pode terminar com 2 sashimis inúteis. Já a guioza tem ganho marginal por guioza adicional, se for bloqueado, seu adversário também estará pontuando pouco com elas. Você pode usá-las, desde que se comprometa a juntar pelo menos 4 delas.

    8-  Os makis também podem te prejudicar muito. Já vi pessoas descendo makis demais a fim de “garantir a vitória” o que é um grande custo de oportunidade de pontuar com outras cartas.

    9-  Fique atento no jogo dos adversários, sobretudo no de quem você irá passar a sua mão, as vezes bloquear uma trinca de sashimis pode te garantir a vitória.

    10-  Dica mais importante: MEMORIZE as mãos, se depois da 4 carta, você não sabe se ainda tem pudins ou sashimis, você precisa melhorar.

    11-  Na 3ª rodada os pudins ficam mais disputados, o que pode garantir oportunidades de arriscar nos sashimis por exemplo.

    12-  Na sua primeira mão eu sempre escolho nessa ordem de preferência(numa mão normal): nigiri de lula, wasabi, hashi, 3maki, sashimi.


    Outra recomendação bacana é o esquema do 7 wonders duel para escolha de cartas em 2 jogadores:


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/83ade_891m4t.jpghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c20e8_891m4t.jpghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7c0a7_891m4t.jpg


    ***Não se esqueçam de tirar os hashis! nessa formação eles não fazem tanto sentido.


    Espero que tenha sido útil de alguma forma, é meu primeiro post desse tipo, comentem as estratégias de vocês e no que vocês discordam.


    Bom jogo !

     

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    15
  • Compre agora o jogo Sushi Go! na LUDOSTORE
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  • arthurtakel
    1844 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel07/01/21 22:08
    arthurtakel » 07/01/21 22:08

    Legal ein 

    1
  • Thyoga
    1055 mensagens MD
    avatar
    Thyoga08/01/21 00:56
    Thyoga » 08/01/21 00:56

    Essa conta de pontos por carta nunca tinha feito no papel, só avaliado durante a partida.
    Os pontos 9 e 10 são os mais importantes em jogos de draft desse estilo. Cruciais para a vitória.
    Sobre o ponto 12, particularmente, não gosto muito jogar com maki, só se eu perceber que a mesa não está pegando ou se tem poucos.

    1
  • Amaral
    1247 mensagens MD
    avatar
    Amaral08/01/21 06:50
    Amaral » 08/01/21 06:50

    Excelente essa ideia do drafting estilo 7 Wonders Duel para 2 jogadores!

    2
  • raphavitorino
    11 mensagens MD
    avatar
    raphavitorino08/01/21 06:57
    raphavitorino » 08/01/21 06:57

    Thyoga::Essa conta de pontos por carta nunca tinha feito no papel, só avaliado durante a partida.
    Os pontos 9 e 10 são os mais importantes em jogos de draft desse estilo. Cruciais para a vitória.
    Sobre o ponto 12, particularmente, não gosto muito jogar com maki, só se eu perceber que a mesa não está pegando ou se tem poucos.

    o lance do 3maki de cara, é que ele pode dar uma intimidada nos colegas e desincentivá-los a buscar makis. Pode te garantir pelo menos um 2º lugar  apenas com uma carta (3 pontos excelentes). Mas não é minha prioridade, geralmente vou de Nigiri de lula/wasabi/hashi mesmo

    2
  • raphavitorino
    11 mensagens MD
    avatar
    raphavitorino08/01/21 07:00
    raphavitorino » 08/01/21 07:00

    Amaral::Excelente essa ideia do drafting estilo 7 Wonders Duel para 2 jogadores!

    essas formações adicionam um pouquinho de estratégia (bloqueio de algumas cartas que seriam úteis para o adversário, sobretudo sashimis e tempurás; force a pegar outras pra te revelar mais 2, etc). Fora que o jogo fica rápido e dá pra jogar várias partidas

    0
  • marciusfabiani
    1123 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani08/01/21 07:03
    marciusfabiani » 08/01/21 07:03

    Bacana demais a ideia de fazer o drafting do 7W Duel no Sushi Go! É uma daquelas ideias do tipo "como é que eu não pensei nisso antes?". Legal demais!

    1
  • Darth Invader
    1000 mensagens MD
    avatar
    Darth Invader08/01/21 07:48
    Darth Invader » 08/01/21 07:48

    Eu tenho a "evolução" desse jogo, o Sushi Go Party! Dá outra camada para um jogo já excelente, eu não sei o motivo que a Devir ainda não o trouxe.

    2
  • Doidera
    976 mensagens MD
    avatar
    Doidera20/01/21 11:51
    Doidera » 20/01/21 11:51

    Muito interessante essa análise estratégica desse título tão subestimado por alguns.

    Mesmo os mais leves podem ter ideias estratégicas discutidas, e isso faz muita falta aqui no fórum da Ludopedia, onde abundam tópicos desnecessários, duplicados e até alguns desprezíveis (pra ficar todos os adjetivos com a letra “d”).

    Algumas das suas considerações táticas e estratégicas intuitivamente a gente pega com a experiência de várias partidas, mas muito do que você escreveu pra mim foi novidade e essas informações dom certeza devem influenciar nas minhas decisões numa possível futura partida de Sushi Go!, se Deus quiser.

    É por esse tipo de tópico que acesso o fórum da Ludopedia.

    1
  • evieira
    695 mensagens MD
    avatar
    evieira27/01/21 14:02
    evieira » 27/01/21 14:02

    raphavitorino::
    Baseado nas minhas partidas de sushi GO, comecei a elaborar mentalmente algumas considerações e gostaria de dividir com vocês.

    Lembrando que Sushi Go! É um jogo super divertido e se seu perfil não for dos mais competitivos, talvez esse texto não seja útil para você, pois o objetivo aqui é vencer.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c35e8_891m4t.jpg



    Primeiro aspecto a se considerar é o número de jogadores:


    3 jogadores: 9 cartas

    4 jogadores : 8 cartas

    5 jogadores: 7 cartas

     

    É importante saber que em mais jogadores, sua chance de completar um combo de 5 giozas por exemplo, fica mais difícil.

     

    2-     O número de cartas de cada tipo também é útil para entender qual a probabilidade de certa carta estar disponível naquela rodada:


    14x Tempurá

    14x Sashimi

    14x Guioza

    12x 2Maki

    8x 3Maki

    6x 1Maki

    10x Nigiri de salmão

    5x Nigiri de Lula

    5x Nigiri de ovo

    10x Pudim

    6x Wasabi

    4x Hashi

     

    3-     Ao escolher uma carta, você quer que ela lhe renda a maior quantidade de pontos por carta, a saber:

     

    Maki (6 com muita sorte)

    Pudim (6 mas é difícil de avaliar)

    Nigiri (3 / 2 / 1)

    Wasabi (1.5 / 3 / 4.5)

    Hashi (difícil e avaliar, mas são muito fortes no começo da rodada)

    Sashimi (3,33 mas com muito risco)

    Guioza (varia de 1 a 3, mas é arriscado)

    Tempurá (2.5)

     

    4-  Busque pontuar em média de 3 pontos por carta. 2 e 2,5 são boas pontuações também.

    5-  Escolha pudins apenas para não pontuar negativamente (o que é um desastre).

    6-  Você também contará com um pouco de sorte se na última rodada te sobrar uma guioza ou um nigiri de ovo, ao invés de um wasabi/Hashi/sashimi inúteis.

    7-  Sashimis e guiozas são 2 armadilhas na minha visão. O sashimi é facilmente bloqueável e se seus adversários estiverem atentos, você pode terminar com 2 sashimis inúteis. Já a guioza tem ganho marginal por guioza adicional, se for bloqueado, seu adversário também estará pontuando pouco com elas. Você pode usá-las, desde que se comprometa a juntar pelo menos 4 delas.

    8-  Os makis também podem te prejudicar muito. Já vi pessoas descendo makis demais a fim de “garantir a vitória” o que é um grande custo de oportunidade de pontuar com outras cartas.

    9-  Fique atento no jogo dos adversários, sobretudo no de quem você irá passar a sua mão, as vezes bloquear uma trinca de sashimis pode te garantir a vitória.

    10-  Dica mais importante: MEMORIZE as mãos, se depois da 4 carta, você não sabe se ainda tem pudins ou sashimis, você precisa melhorar.

    11-  Na 3ª rodada os pudins ficam mais disputados, o que pode garantir oportunidades de arriscar nos sashimis por exemplo.

    12-  Na sua primeira mão eu sempre escolho nessa ordem de preferência(numa mão normal): nigiri de lula, wasabi, hashi, 3maki, sashimi.


    Outra recomendação bacana é o esquema do 7 wonders duel para escolha de cartas em 2 jogadores:


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/83ade_891m4t.jpghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c20e8_891m4t.jpghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7c0a7_891m4t.jpg


    ***Não se esqueçam de tirar os hashis! nessa formação eles não fazem tanto sentido.


    Espero que tenha sido útil de alguma forma, é meu primeiro post desse tipo, comentem as estratégias de vocês e no que vocês discordam.


    Bom jogo !

     


    Ola!

    Fico feliz de ver mais gente escrevendo sobre as estratégias e táticas dos jogos. Não tenho mais paciencia para tanto review, hype e top10.
    Joguei muito pouco esse jogo, mas acho ele bem divertido. Essa ideia de usar o esquema do 7WD é muito boa também!

    Parabéns! Escreva mais artigos assim!

    Eduardo

    2
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Sushi Go! - Considerações estratégicas (e táticas) sobre Sushi Go!
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