acarpinelli::
Para impressão das cartas, usa o papel chamado "Papel Pouchê" (Não sei se é assim que escreve)
Eu não gosto muito de Couché não.
O papel couché nada mais é que um papel offset recoberto com um revestimento composto por carbono de cálcio, caulin, látex, entre outros aditivos, com a finalidade de proteger as fibras e deixa-lo mais liso e absorvendo menos tinta. Com isso, a impressão fica superficial e mais brilhante, tornando os impressos mais vistosos.
Acho que mais importante que o papel é a gramatura.O sulfite comum é 75 g/m², mas como sabemos é muito fino. Eu tentaria buscar papelo de 120 e 180 g/m², pois o de 240 g/m² dificilmente vai entrar em qualquer impressora.
A impressão de cartas profissional é feita com várias camadas de diferentes papeis, que formam a carta, considerando um verniz ou coat, mas sinceramente se você tentar fazer isso em casa vai sofrer bastante, é preciso uma prensa para ficar bom, é melhor tentar imprimir num papel 120/180 direto.
Creio que o melhor seria usar um papel Opaline 180g/m² impresso em impressora comum (jato de tinta mesmo) e depois (antes de cortar) usar um verniz finalizador para pintura em Spray (Acrilfix é o mais barato, mas há melhores) eu usaria o fosco, mas dá pra usar brilhante também.
Isso garante que a tinta penetre no papel, (coisa que no Couché é apenas superficial) e que a camada protetora seja de fato protetora, sem tinta. bem o que o
mabsousa comentou.