Bom dia!
Bom, quando o assunto é jogos com temática histórica eu geralmente paro pra dar uma lida. Antes de eu colocar meus pontos aqui, vou me apresentar.
Meu nome é Eduardo Felipe, escrevo para o canal Jogada Histórica e gravo o JH Podcast, onde falo justamente disso, jogos com temática histórica.
Sou professor de história, especializado em uso de mídias visuais para o ensino de história e por muito tempo meu recorte historiográfico para estudo acadêmico foi a colonização na América Latina, principalmente na América do Sul, que para sem bem compreendida é imprescindível estudar também a questão de colonização no Caribe, inclusive vocês podem encontrar um texto meu sobre jogos que se passam no Caribe e sua contextualização histórica no blog da Meeple BR.
Muita gente se engana ao olhar as peças de colonos do Puerto Rico e associar elas a escravizados africanos. Acontece que a colonização de Puerto Rico se deu de forma bastante peculiar em relação às suas ilhas vizinhas.
Em 1520 o Rei Carlos I da Espanha emitiu um Decreto Real emancipando povos indígenas que habitavam algumas ilhas do Caribe. Essa emancipação aconteceu pois a população dessas tribos indígenas já era extremamente baixa. Diferente do Brasil, na América Espanhola os nativos foram escravizados por muito tempo, e com essa escassez de mão de obra escravizada indígena, escravizados africanos começaram a compensar essa perda, MAS esse número foi proporcional ao baixo interesse comercial que a Espanha começou a demonstrar pela colônia (Porto Rico). O comércio de escravizados foi maior nas ilhas vizinhas, como Cuba e Saint Dominique, atraindo mais o comercio de escravizados para lá do que para Porto Rico. Isso aconteceu provavelmente por conta de maiores interesses agrícolas nas ilhas vizinhas. Ou seja, a população de escravizados africanos em Porto Rico era bem menor do que em seus vizinhos.
Fonte: Stark, David M. (1 de dezembro de 2009). "A New Look at the African Slave trade in Puerto Rico Through the Use of Parish Registers. Slavery & Abolition. p.491–520.
Ok, eu escrevi um monte de história aqui, mas vamos ao jogo... Há um exercício muito fácil de se fazer que esclarece qualquer coisa a respeito de quem são os tokens de colonos de Puerto Rico.
São Colonos? Sim!
São escravizados? Sim e Não...
Assim como no Brasil, europeus vieram para trabalhar no Novo Mundo, quando usamos a Role do Prefeito para pegar Colonos e alocar nas nossas peças, podemos alocar nas plantations ou nas Construções, e se vamos revirar o tema, vamos arrumar também.
Vou citar aqui algumas das construções do Puerto Rico: Temos as construções de produção, como o Engenho de Acúcar, a Torrefadora de Café, a Fábrica de Índigo, etc... Podemos dizer (e não é minha opinião, basta estudar um pouco dos aspectos econômicos do período colonial de qualquer país da América Latina) que essas construções relacionadas a produção eram operadas por escravizados, assim como o trabalho duro nas plantations.
Logo, os tokens que alocamos nesses espaços são sim escravizados.
Agora, temos também Construções mais "administrativas" como a Hospedaria, o Escritório, o Mercado Pequeno, a Aduana, etc... Trabalhos que exigem um expertise que está fora da alçada do trabalho braçal de mão de obra escravizada, mas ora essa, não alocamos lá também os tokens de Colonos? Eram escravizados africanos que trabalhavam na Aduana, fazendo registros do que entra e do que sai da Colônia? Eram escravizados africanos que trabalhavam nos escritórios, cuidando e administrando o comércio colonial? Não, eram colonos europeus que também vinham para popular e trabalhar na ilha.
E é isso!