Olá para todos!
Farei este Review com o intuito de explicar suscintamente o jogo e depois darei minhas impressões após 10 partidas.
Cada jogador começa escolhendo um Antigo dentre os disponíveis, que contam com poderes específicos e exclusivos. Com a expansão das cartas de cultos (exclusivo do KS), cada jogador também tem acesso a cartas com poderes bem salientes (escolha a carta referente ao seu Antigo, ou uma de 3 genéricas).
O tabuleiro é em formato hexagonal, com 7 áreas, sendo elas: o Abismo (local onde cultistas mortos estão), O Museu (local para comprar artefatos e reduzir o selamento do antigo), As Ruas de Arkhan (local para atrair investigadores aos cultos dos oponentes), A Reunião (local para atrair mais cultistas), A Biblioteca (local para conseguir mágicas), A cerimônia (local para ativar a habilidade do antigo) e Outra Dimensão (local para ganhar pontos de vitória).
O jogo em si é bem simples. Cada jogador tem apenas 1 ação por rodada, devendo gastar uma ou mais cartas de magicas da mão, para mover o marcador do jogo para uma das 6 localidades do tabuleiro. Se tiver 3 ou mais cultistas naquela localidade, isso já habilita o controle total do local, dando assim um efeito turbinado. Se não, deverá jogar 1 dado para ver se ganha o controle do local. De qualquer forma, o jogador resolve o efeito e passa adiante ao próximo.
O jogo finaliza de 2 maneiras, seja pelo despertar ou pelo selamento de um antigo. No despertar, um jogador conseguiu 10 pontos de vitória o que fez seu antigo despertar antes dos demais, assim ganhando o jogo. No caso do selamento, um jogador recebeu 10 selos, perdendo assim a partida. Neste caso o jogador com menos selos ganha a partida.
Um fator interessante do jogo são as cartas de mágicas. Num primeiro momento as cartas são utilizadas para movimentar o jogador pelo tabuleiro (cada local possui uma cor, então deve-se gastar uma carta daquela cor para se mover até aquele local). Porém com o desenrolar do jogo, será possível habilitar até 3 cartas como mágicas, que são usadas apenas 1 vez mas que possuem efeitos bem diversos (potencialmente devastadores).
A expansão dos monstros oferece uma rejogabilidade ainda maior, porque agora será possível conjurar 1 monstro por vez, sendo que ele possui habilidades que podem ser gastas para efeitos diversos, como controlar onde o oponente vai na rodada, ou eliminar um investigador do seu culto, ou valer como 2 cultistas e assim vai...
Na minha visão, é um jogo com temática lovecraftiana bem servido. Em média dura uns 25 minutos por jogador (tem modo solo até 4 jogadores), as miniaturas são razoáveis, os poderes são assimétricos e recompensam uma partida bem pensada. Há rolagem de dados, mas também vários fatores para mitigar o fator sorte.