Olá, jovens.
Hoje de manhã, ao preparar um novo texto para o canal, eu me deparei com uma situação infeliz.
Eu costumo anexar hyperlinks vinculando outros textos do canal que podem se relacionar direta ou indiretamente ao texto em questão.
Quando eu fui procurar por um desses textos no meu canal, percebi que ele praticamente não tinha mais imagens. A maioria delas estava com um problema de vínculo.
No começo do canal, eu fazia o upload manual de todas as imagens no próprio editor de textos da plataforma. Era muito mais trabalhoso, mas era o caminho mais seguro.
De uns tempos para cá, eu acabei encurtando esse caminho: escrevia o texto por inteiro em um documento no Google Drive, copiava tudo e colava aqui. As imagens já saíam automaticamente no texto.
O problema é que muito provavelmente o site não hospeda essas imagens se eu não fizer o upload manual, como antigamente. Recentemente eu perdi esse documento. O documento ficou corrompido, deu um problema no meu computador, na minha conta do Gmail, enfim. Consequentemente, todas as imagens dos meus textos vinculadas a esse documento se foram e o que você vai encontrar lá hoje é uma série de links quebrados.
Algumas lições aprendidas com isso:
- Devo fazer o upload manual das imagens no próprio site, ainda que seja mais trabalhoso.
- Você não leu errado, todos os textos estavam em um documento só. O documento tinha umas 130 páginas de textos e imagens. Perdi o documento, perdi tudo em série.
O que vai acontecer agora?
Eu sinceramente não tenho energias para tentar relembrar e reencontrar na internet todas as imagens que eu usei em todos esses textos. Muitas dessas imagens sofreram um tratamento adicional, fiz umas edições nelas para que elas ficassem do jeito que eu queria para aqueles textos.
O canal vai mudar um pouco o rumo. Os textos devem continuar bem fartos porque eu não tenho poder de síntese algum, mas provavelmente as piadinhas vão diminuir consideravelmente. Para a alegria de uns e tristeza de alguns.
A grande verdade é que cerca de 50% do tempo que eu dedico à produção desses textos está em pesquisa de imagens e referências para satisfazer a minha necessidade de fazer graça. Eu gosto de fazer graça, mesmo que a maioria de vocês não ache engraçado. Os textos para mim são como uma expressão artística do meu ser, uma pintura. Acredito que a única pessoa que lê os meus textos e entende 100% das referências nele contidas, naturalmente, sou eu.
Cada palavra, seja ela uma piada ou conteúdo mais formal do texto é escolhida a dedo, lida e relida várias vezes. Obviamente, mesmo assim, os textos não são perfeitos, em vários aspectos. Por vezes me deparo com algum errinho bobo gramatical, uma regência incorreta do verbo que escapuliu ou coisa do tipo. Só para te dar uma ideia, eu sou aquele cara que relê o texto (duas, três vezes) e pensa assim "eu já usei essa palavra muitas vezes, preciso de sinônimos". A palavra pode nem estar errada, mas eu não gosto de encontrá-las muitas vezes na minha leitura. A única palavra que não passa por esse filtro é a palavra "jovem", marca registrada do canal.
Talvez eu tenha exagerado um pouquinho, os textos foram ficando cada vez maiores. As pessoas já não têm mais tanta disposição para ler o texto na íntegra.
Talvez um dia eu volte a aqueles textos e tente restaurar todas as imagens perdidas, mesmo que não sejam exatamente as mesmas imagens repostas. A princípio, eles vão ficar assim, por enquanto. Desculpem-me por isso.
Os próximos reviews talvez não serão tão "artísticos", mas, ainda assim, manterão a personalidade do canal. É possível que eles fiquem um pouco menores por focarem mais nos jogos e menos em fazer graça.
Eu também não sei se vale a pena eu dedicar uma parcela tão grande do corpo de texto para explicar as regras do jogo. Às vezes tenho a impressão de que a maioria das pessoas que consomem meus textos já sabem jogar o jogo e só querem mesmo a minha opinião ou uma gracinha nonsense sobre o jogo. Independentemente disso, eu poderia ser um pouquinho mais sucinto na explicação das regras, ao invés de dissecar o manual quase que por inteiro.
Eu tenho a mente ansiosa, acho que isso já não é novidade para ninguém. Imaginem como eu não fico enquanto começo a escrever sobre regras no texto? "Ah, meu Deus, se eu não explicar para eles a exceção dessa regra, eles vão aprender o jogo errado e vai ser minha culpa!", mesmo deixando claro que as pessoas não devem se utilizar do meu
review como forma de aprender o jogo.
Sem mais delongas, agora é a vez de vocês. Gostaria de abrir uma discussão com vocês para que eu saiba o seu lado.
Eu vou manter a minha personalidade ao escrever os textos, ainda serei eu escrevendo, é a minha forma de expressão. O dia que eu sentir que eu não estou escrevendo para a minha pessoa, antes de mais nada, eu paro e volto às origens. Algo está errado ali.
O objetivo não é agradar a todos porque somos seres altamente complexos, temos nossos próprios referenciais e nunca seremos unanimidade. Duas pessoas podem estar inscritas no meu canal por razões completamente opostas e se um dia eu tentar agradar a ambas, eu posso acabar desagradando as duas ou outras três que também estavam inscritas por outras razões diferentes das anteriores.
Eu não estou sugerindo essa discussão para eu ganhar confete ou qualquer coisa do tipo. Eu, de verdade, quero entender o meu público, tornar isso um pouco menos unilateral e aprender com vocês, a partir do seu
feedback. Críticas construtivas são altamente bem vindas.
Forte abraço,
Luis Perdomo
Sinto pela perda dos textos, foi bem doloroso para mim.