Assim como minha experiência com El Grande (não vou repetir a piada), minha primeira partida de Tigris & Euphrates (T&E para os íntimos) aconteceu em meados de 2018, ou seja, já tinha ganho uma certa experiência em jogos e controle de área já perdia espaço em meu coração lúdico. Porém, ao contrário do El Grande, que eu já havia lido inclusive o manual, T&E eu tinha ouvido falar somente de nome, não sabia do q se tratava.
Assim que as regras me começaram a ser explicadas (mais uma vez em um evento lúdico) a mesma sensação q tive com o El Grande (nunca tirem essa frase de contexto!) veio novamente: encantamento! Perfeição! Regras mágicas! Redondinho, tudo se encaixando perfeitamente, as revoltas, as guerras, a pontuação final, ... Tudo perfeitamente funcional como um relógio.
Porém dessa vez, o "santo bateu"! E forte!!! Nossa, q jogo bom, gostoso, tenso, disputado, cheio de reviravoltas, imprevisível. Sem contar q, como vc mesmo já falou, não é propriamente um controle de área no sentido clássico. Assim q acabei de jogá-lo, alcei-o instantaneamente ao posto de meu top 5 pessoal. Quiçá top 3.
Hj em dia já não penso mais assim. Não que o jogo tenha ficado ruim para mim, pelo contrário, apenas não o tenho jogado. Desde essa partida em 2018, tive apenas mais 2 partidas, no mesmo dia, um pouco antes de entrarmos em pandemia. Então as vezes me pego pensando se um jogo que joguei tão pouco, que ainda não me embrenhei em suas estratégias como deveria (ou queria), pode ficar em meu "top", na frente de jogos que eu joguei e me diverti tantas vezes mais.
Pra ser sincero não tenho essa resposta, mas ainda assim pequenos defeitos nessas 2 últimas partidas me fizeram diminuir a minha empolgação cega decorrente daquela primeira partida mágica. Pra começar, quem me explicou no dia me passou a paixão pelo jogo, já eu não consegui o mesmo feito. Pelo contrário, por mais q as regras sejam realmente elegantes, explicá-lo é uma arte q eu (ainda) não consegui dominar, tanto em mostrar sua beleza quanto até mesmo seu funcionamento, pois jogadores experientes a quem eu expliquei, acostumados com Mombasa, GWT, Lisboa e afins, tiveram dificuldade em pegar as regras. Pode ter sido falha minha? Talvez, mas tenho impressão realmente q as regras não são tão fáceis assim de se assimilar qdo não se está embuído pelo "T&E love power" como eu tive rs
Outra coisa q "me tirou" um pouco foi reconhecer que realmente não é um jogo tão bom em 2p, contagem que mais costumo jogar, então a experiência para mim se perderia muito.
Então pode ser q T&E possa sim um dia ser meu top 5 ou até top 3, mas por hora ainda há jogos q eu vejo como melhores, pelo menos levando em conta todos os critérios subjetivos q se encontram, obviamente, apenas na minha cabeça, mas isso não tira dele o mérito de ser um jogo incrível que eu queria muito jogar mais em condições ideais, conhecer e me maravilhar com tudo q ele tem a oferecer com sua jogabilidade única.
LuisPerdomo::Em Tigris & Euphrates nós somos 4 Cavaleiros do Zodíaco brigando por pontos de vitória na forma de papelão colorido.
Genial. Como já foi dito, nunca mais verei as civilizações do jogo da mesma forma.
LuisPerdomo::Primeiramente você tem que colocar a mão no saco.
“Qual é a classificação etária desse jogo mesmo?”
Nessa admito q vc me perdeu... Nem a 5a série presa dentro de mim conseguiu. Vamos lá, Perdomo, vc consegue fazer melhor do q isso!
LuisPerdomo::No mar, os carros são como as lanchas, as motos são como os jetskis e os pedestres são como os banhistas, mas isso é outra história.
(...)
Não achei um exemplo no manual, então eu desenhei um eu mesmo no paint Photoshop. Você nem vai notar a diferença.
(...)
O jogador do Jarro m-a-l-a-n-d-r-a-m-e-n-t-e
(...)
Digamos que o jovem Roberval, o ladrão de chocolates
(...)
- O resto vale.
Viu? Agora sim! Eu tinha fé em vc. O humor está nas sutilezas.
LuisPerdomo::[Jovens, não usem essa parte explicativa a seguir como referência para aprender de fato esse jogo. Sempre recorram ao manual. Se você já sabe jogar o jogo e não quer perder tempo nessa parte, pule para o texto após o vídeo do Marasy tocando コネクト. Algumas piadinhas idiotas poderão ser perdidas no processo, mas nada muito “sério”. Afinal, são piadinhas. Você vai entender melhor do que eu estou falando quando se deparar com o vídeo.]
Reconheço q em certo ponto achei um pouco maçante. Li as regras mais em consideração à vc (e pra catar as piadinhas), mas achei q ficou um pouco "too much" para a proposta do tópico. Um overview geral das regras teria sido suficiente.
E por mais q vc ache q o leitor tem a opção de não ler, alguns, como eu, q até já conhecem as regras vão querer ler ainda assim.
LuisPerdomo::- É um jogo completamente abstrato, não espere tema aqui, se você gosta dessas coisas.
Apesar de concordar q ele passa um ar abstrato muito forte, li há um tempo algumas "pinceladas" de tema q achei bem interessante. Primeiro, os líderes poderem ser colocados no mapa apenas ao lado de tiles vermelhos (templos). Como qualquer civilização antiga (só as antigas???), a religião tem uma influência muito forte a ponto de ser capaz de "criar" líderes a partir do zero.
Já a revolta contar apenas os tiles vermelhos tem sentido se vc pensar que o líder q tem suporte de mais templos tem mais influência em uma civilização se algum conflito interno se apresenta (aliás, se não me engano, esse é o nome dado às revoltas na versão antiga do manual).
Agora realmente azuis serem fazendas, para mim não faz sentido algum. Fazenda no meio da água, pra afundar? Faria muito mais sentido se fossem embarcações. Mas enfim...
LuisPerdomo::É o que, produção?! Como assim o jogo não tem mais cubinhos? Trocaram os cubinhos por pecinhas de papelão?
(...)
Sim, jovens, o jogo não vem com cubinhos. Eu tive que comprar os meus por fora.
Desde q eu li, no início do texto, q vc teria pecinhas de papelão, eu pensei em responder o tópico tirando uma foto da cópia antiga do jogo q eu tenho aqui, com os cubinhos, só pra fazer inveja. Mas aí no final vem esse banho de água fria... #chatiado
LuisPerdomo::Luis, e o Yellow & Yangtze?
Cheguei a jogar uma vez, em um outro evento (o cara dos eventos). Achei bom tb, tem suas peculiaridades, sinceramente não sei dizer qual gostei mais, mas tendo a puxar a sardinha para o mais clássico. Mas não sei vc sabe, Y&Y tem hexágonos. Achei essa adição interessante, mas T&E ainda está mais no coração.