Trimegistus – Variante Solo: Treinando contra Paracelso
Por: Victor Caminha
Introdução: Apesar do Trimegistus já possuir um modo solo, decidi criar um “modo de treinamento”, para praticar sua estratégia, combos e alcançar um mínimo de PV comparada a uma escala. Nesta variante, há um bot chamado Paracelso em homenagem ao famoso alquimista, mas você não compete com ele, apesar do título desta variante. O objetivo de Paracelso é remover cartas e artefatos e impedir certos bônus do jogo, para que não seja tão otimizável a sua estratégia e reduza um pouco as suas opções. Acima de tudo, esta variante foi planejada para ter um grau mínimo de burocracia ao atualizar o tabuleiro.
Objetivo: Obter o máximo possível de Pontos de Vitória, comparando com a Escala de Sucesso, descrita no final deste texto.
Preparação: Separe as cartas de experimentos como se fosse uma partida de dois jogadores. Separe 3 cartas de Achievement (cartas de objetivos) como uma partida padrão. Sendo realista, você conseguirá cumprir até dois destes objetivos (Achievements), portanto planeje suas prioridades de acordo. Tenha em mente que a Escala de Sucesso foi criada levando-se em conta os pontos de vitória destas cartas.
Note que Paracelso não tem peças de sua cor nem cartela de Laboratório.
Iniciativa: Paracelso sempre inicia as Rodadas I/II/III, recolhendo um dado. Ou seja, o jogador já pode fazer uma reação antes de pegar o primeiro dado. Após Paracelso coletar um dado e executar sua ação limitada (veja abaixo), o bot não fará mais ações com aquele dado e só pegará o próximo dado quando esgotar a Potência do dado que o jogador coletou ou se este quiser descartá-lo antes. Enquanto isto não ocorre, qualquer reação que o jogador queira fazer será baseada no dado atual de Paracelso.
Escolha de dados: A escolha de dados por Paracelso obedece as seguintes prioridades em ordem decrescente de importância:
1) Paracelso SEMPRE escolhe a Tigela Alquímica que tiver MAIS dados
2) Em caso de empate de Tigelas com mais dados, o critério de desempate é pelo TIPO de símbolo. Entre estes, Paracelso escolherá sempre um dado com símbolo do infinito, seguido pelo símbolo de Marte/Ferro, depois Mercúrio, Júpiter/Estanho, Vênus/Cobre, e finalmente Saturno/Chumbo.
Ou seja: ∞ > ♂ > ☿ > ♃ > ♀ > ♄
* DICA: Para não precisar decorar a ordem dos símbolos, trate a seção do das seis Tigelas Alquímicas do tabuleiro como um circulo, onde o símbolo do infinito está no centro. Aponte um dedo a partir do ∞, movendo-o então em direção ao símbolo do Ferro ♂. A partir daí, comece a percorrer o “círculo” em sentido ANTI-HORÁRIO, passando pelo Mercúrio, Estanho, Cobre, até terminar no Chumbo ♄. Assim que adentrar a primeira área que tiver o maior numero de dados, interrompa a trajetória imediatamente e pegue um dado daquela área. Não importa se outras áreas subsequentes possuem a mesma quantidade de dados, pois a hierarquia, representada por esta movimentação do dedo, decide o desempate.
NOTA: Se Paracelso coletou um dado com o símbolo ∞, jogue o dado novamente, até que surja outro símbolo.
3) Após selecionar a Tigela Alquímica com prioridade, caso haja dados de CORES diferentes na tigela, Paracelso tem uma ordem de escolha. O primeiro dado da Rodada I/II/III deverá ser preferencialmente Preto/Branco/Vermelho, respectivamente. O segundo dado a ser escolhido na Rodada preferencialmente deverá ser de cor DIFERENTE do primeiro. E o terceiro dado que Paracelso coleta na Rodada deverá ser preferencialmente de cor DIFERENTE do segundo (a cor do primeiro dado é irrelevante). Note que a cor NUNCA tem prioridade sobre a quantidade de dados ou sobre a hierarquia dos símbolos, então é possível que o primeiro dado coletado por Paracelso no jogo seja vermelho ou que durante a partida ele pegue dois dados de mesma cor em sequência, por exemplo.
4) No momento de escolher o dado da Tigela, se Paracelso puder optar entre duas cores diferentes do seu dado anterior, preferencialmente será coletado o dado cuja cor seja imediatamente “adiante” na trilha de Transmutação da Cartela de Laboratório do jogador, mas considerando a cor preta como “sucessora” da vermelha. Ou seja, se Paracelso possuía previamente um dado preto e na Tigela Alquímica “escolhida” houver dados preto, branco e vermelho, ele escolherá o dado branco. Se o dado prévio for branco, vermelha é a primeira escolha. E se o dado prévio for vermelho, a cor prioritária volta a ser preta.
NOTA: No caso do primeiro dado de cada Rodada, se não houver a cor preferencial descrita no item 3, segue-se o mesmo parâmetro da escala de cores do item 4. Exemplo: Se no início da Era III a Tigela Alquímica com mais dados for Mercúrio ☿ e houver três dados brancos e dois dados pretos, Paracelso escolherá um dado preto, pois seria a cor "seguinte" do dado vermelho, que teria preferência como primeiro dado daquela Rodada, se estivesse disponível.
As ações: Paracelso não faz reações e só há duas ações que ele pode realizar: colher artefatos ou cartas de experimentos. IMEDIATAMENTE ao coletar um dado, verifique a Potência do mesmo.
a) Se for coletado um dado com POTÊNCIA 3 OU MAIS, Paracelso retirará um ARTEFATO da cor específica do dado. No tabuleiro,sempre há dois artefatos por cor, e sempre será retirado o artefato da ESQUERDA. O artefato recolhido está fora do jogo e outro artefato é sorteado em seu lugar.
b) Se for coletado um dado com POTÊNCIA 2 ou menos, Paracelso retirará uma CARTA de EXPERIMENTO exibida na seção correspondente (i.e. as ilustrações dos livros no tabuleiro) ao símbolo de seu dado. Caso só haja uma carta de experimento (sendo esta da rodada atual), esta é removida do jogo e deve-se sortear em seu lugar outra carta da pilha de experimentos restantes, desta rodada. Caso existam duas cartas nesta área (isto só pode ocorrer nas Rodadas II e III), a carta removida é a da RODADA PASSADA, e NÃO será sorteada uma nova carta de experimento em seu lugar.
Paracelso imprevisível (VARIANTE dos itens "a" e "b", acima): Ao invés de remover o artefato da esquerda ou a carta de experimento de rodada passada, toda vez que houver escolha de remoção de cartas ou artefatos, utilize o D6 preto numérico que vem com o jogo para o modo solo oficial e aplique seu resultado abaixo:
1-3: Remova o artefato/carta da esquerda
4-6: remova o artefato/carta da direita.
Note que mesmo nessa variante as cartas de experimento da rodada passada NÃO serão repostas!
Realizada a remoção de artefato ou carta, Paracelso fica inativo, mas o dado coletado permanece visível para fins de reação e também para influenciar a escolha do próximo dado. Apenas quando o jogador esgotar o seu próprio dado é que Paracelso age novamente, coletando um novo dado. Ou seja, em uma partida inteira, Paracelso terá removido uma combinação de 9 cartas e/ou artefatos no total.
Remoção dos bônus:
- No FINAL DA RODADA I, remova do tabuleiro todos os BONUS TOKENS que ainda estejam no nível 4 de cada Mastery Track dos Elementos (a trilha de conhecimento de cada elemento). O jogador não poderá mais obtê-los. O jogador também remove do jogo uma ACHIEVEMENT CARD (carta de objetivo) que ainda não foi cumprida, a sua escolha.
- No FINAL DA RODADA II, remova do tabuleiro todos os BONUS TOKENS que ainda estejam no nível 8 de cada Mastery Track dos Elementos (a trilha de conhecimento de cada elemento). O jogador não poderá mais obtê-los. Também remova do jogo uma segunda ACHIEVEMENT CARD (carta de objetivo) que ainda não foi cumprida, a sua escolha.
- Quando Paracelso coletar o SEU ULTIMO DADO da partida, remova do jogo a última ACHIEVEMENT CARD (carta de objetivo) que não foi cumprida.
Fim de jogo: Terminada a partida, o jogador compara seus Pontos de Vitória com a escala abaixo. Caso acumule menos de 160 pontos, não desanime e persevere. Vários grandes mestres foram desacreditados no início de sua carreira.
159 PV ou menor = Charlatão
160-169 PV = Amador
170-179 PV = Estudioso
180-190 PV = Especialista
190-199 PV = Mestre
200+ PV = Luminar