Olá!
Jogando a 6ª edição do jogo, trazido pelo financiamento coletivo do cartase, deparamo-nos na Seguinte situação:
As fichas de cães do monte de cães do campo tinham acabado e somente sobrado as fichas de bloqueio ( fichas de bloqueio são acrescentado para partidas entre dois jogadores).
Houve um impasse ( mas pelo lado da minha adversária) em que eu falava que aquele seria a última rodada já que não tinha mais cães para se reposto ao tabuleiro! Já minha adversária falava todas as fichas de bloqueio tinham que entrar no tabuleiro para assim não ter não ter nenhuma ficha para repôr e com isso ter a condição de fim de jogo, ou esperar as outras condições como; ninguém querer recolher cão, ou todas as seis fichas de cães estarem no tabuleiro.
Na regra diz:
A partida termina quando, durante a Fase 1, após todos os jogadores terem retornado com suas pick-ups para os canis, eles
verificarem que o número de fichas de cães de um dos dois grupos, CIDADE OU CAMPO, será insuficiente para repôr todos os
espaços vazios com marcas de pegadas de um destes cenários no tabuleiro.
Logo depois na parte falando sobre as partidas de dois jogadores diz:
Se após fazerem a reposição de fichas de cães no tabuleiro, os jogadores notarem que as seis fichas de bloqueio
entraram no jogo (estão sobre o tabuleiro), então a rodada seguinte será jogada normalmente até o fim, e deverá ser
a última rodada.
Resumindo! As fichas de bloqueio é considerado ficha de cão? Pois se não for considerado ficha de cão o start de final de jogo será quando acabar a ficha de uma cidade ou campo para repôr ou ela for insuficiente para reposição.
Se for considerado então tem que esperar os dois jogadores não fazer ações na fase 1 ou aparece todos as fichas de bloqueio.
Se for a segunda opção, o jogo não é muito bom para a dinâmica do jogo pois os recursos são escassos e com mais rodadas acontecendo faz com que todas as estratégias de ambos jogadores acabem se perdendo.
No nosso jogo aconteceu que sabíamos que só tinha ficha de bloqueio no monte do campo e um único espaço vazio no tabuleiro que continuava o mesmo já que nenhum pegava mais cão do campo. E isso desenrolou por vários turnos mesmo eu falando que o start de final de jogo já era pra ter acontecido como anteriormente citei. Será que descobri uma quebra no jogo com dois jogadores ou apenas minha adversária não quis interpretar a leitura da regra?!