Pessoal,
Comprei recentemente terra Mystica e achei muito interessante o jogo, e como sou fã de Tolkien ao perceber algumas similaridades das facções com raças da terra média, como exemplo os anões e hobbits, me surgiu a ideia de fazer uma adaptação/customização para utilizando apenas de povos e raças da terra média no jogo.
Tendo isso em vista comecei a pensar sobre, e gostaria de mostrar aqui minhas ideias e até pedir uma colaboração, principalmente se aguem aqui for fã do tolkien e puder contribuir com a adaptação que eu pensei (porque não sou grande conhecedor da mitologia). A ideia é manter TODAS as regras e só colocar uma SKIN pro jogo base para ter um ar de terra média. Abaixo estou colocando um primeiro tabuleiro de jogador que já criei, e em relação as facçõe o que pensei foi o seguinte:
- Auren passam a ser Elfos principalmente pelo habitat da floresta, além do que eles não possuem alguma habilidade que seria incoerente com esta raça.
- Bruxas passariama ser Ents, principalmente pelo habitat da floresta, porém a regra especial das bruxas poderem em certos momento ignorarem adjacências devido ao vôo, passaria a ser justificada pelo Ents serem seres de grande porte e poderem percorrer grandes distancias em travessias sem serem notados se camuflando em meio a natureza.
- Halfilings passariam a ser Hobbits por motivos óbvios.
- Cultistas passariam a ser Valar, (na terra média são espiritos que desceram à terra semelhantes aos Maiar (que são os magos como Gandalf)) Pelo fato deles serem espiritos e estão ligados a questõe místicas, achei que faz sentido estar ligado as habilidades de cultistas.
- Anões continuam sendo Anões
- Engenheiros passam a ser Goblins, principalmente pelo habitat de montanhas pois pensei nos goblins que atacam os anões nas montanhas do livro do hobbit, e embora eles não tenham construções refinadas, no filme vemos grandes estruturas na cidade dos goblins o que não ficam incoerente com a habilidade de engenheiros.
- Sereias passam a ser os Corsários de Umbar, principalmente pela habilidade de navegação dos corsários que faz sentido com a locomoção das sereis pelos espaços de rio.
- Swarmilings passam a ser Dúnedain (os homens), este usei mais por critério de eliminação do que por um motivo específico, porém os espaços de lago não são exclusivamente de água, mas tem terra junto, sendo que, espaços com agua são os melhores habitats para humanos, além disso as habilidades dos swarmilings não estão diretamente relacionado a agua e não torna contraditório usa-los como homens.
- Magos do Caos passam a ser Maiar Caídos (como por exemplo o Saruman), este achei uma adaptação perfeita já que eles também são magos, e o território de devastação tem tudo a ver, já que foi exatamente o que Saruman fez com Isengard.
- Gigantes passam a ser Trolls, pricipalmente por serem serem de grande porte e terem habilidades de devastar.
- Nomades passam a ser Haradrim (o povo dos Olifantes), esse usei mais como critério de eliminação realmente, e no filme como eles vez de uma terra distante achei que faria um pouco de sentido estarem no deserto (não sei se isso tem qualquer coisa a ver com a mitologia do Tolkien, mas tive que adaptar)
- Faquires passam a ser Maiar (raça do Gandalf) principalmente pela habilidade do tapete voador, onde os Maiar/Magos justificariam isso pela habilidade de comunicação com a Natureza e poderem voar nas águias.
- Alquiminstas passam a ser Uruk-Hai, este achei que o terreno de pântano teria mais a ver com seres maléficos e obscuros, sendo que a habilidade de conseguir o ouro ao invés de alquimia viria de pilhagem que eles realizam.
- Darklings passam a ser Orcs, estes também relacionei ao pântano pelo mesmo motivo dos Uruk-Hai, sendo que a habilidade de culto deles seriam levemente justificável por eles terem essa ligação como servos de sauron dessa maneira tendo envolvimento em poderes misticos.
Segue o preview de um dos tabuleiros de jogador:
E aí, o que acharam?
Alguém tem alguma sugestão?
Ou correções de algum erro principalmente em relação a mitologia da terra media que não faça sentido?