Produtora: Galapagos Jogos (eu não sei bem ao certo se ele foi produzido apenas pela Galápagos Jogos)
Numero de Jogadores: 2 a 6
Duração: 90 min
Ranking da Ludopedia: 117
Ranking na Boardgames Geek: 903
Minha Nota para o Jogo: 8.0

De volta galera, dessa vez com um ótimo jogo de apostas e um dos primeiros lançados aqui no Brasil pela Galápagos Jogos, dessa vez vamos de Horse Fever. O jogo foi lançado no ano de 2009, com capacidade para 2 a 6 jogadores, e tem um tempo de duração média de 90 min, e traz como o seu tema principal apostadores de corrida de cavalos.
Temática
O Horse Fever tem uma temática muito interessante na minha opinião, o jogo se passa no ano de 1928, e o “The Boss” das apostas de corridas de cavalos decidiu construir uma pista de corrida para que os melhores apostadores do mundo venham fazer as suas apostas, assim ele poderá escolher um sucessor para o seu legado. Todos os jogadores se tornam apostadores das corridas de cavalos competindo contra os demais para se tornar o novo “The Boss”.
Mecânicas
O jogo tem três mecânicas principais, são elas, aposta, personagens com habilidades variadas e administração de cartas.
A mecânica de aposta é a mais presente em todo o jogo, já que estamos falando de um jogo de corrida de cavalos, é por essa mecânica que você vai poder fazer a aposta nos cavalos durante a preparação da corrida para ganhar pontos de vitória, você terá a oportunidade de fazer duas apostas durante um turno, podendo escolher dois cavalos diferentes ou apostar no mesmo cavalo duas vezes.
A parte de personagens com habilidades variadas fica por conta dos vastos personagens apostadores que estão na pista de corrida, cada um dos 12 personagens que vem na caixa básica do jogo tem uma habilidade única que pode lhe ajudar bastante durante o jogo.
Por último nós temos a administração de cartas que possui uma grande variedade, variando entre assistentes de estábulos, cartas de auxílios ou que prejudicam um cavalo durante uma corrida, cartas de cavalos, objetivos, cartas de estábulos e de empréstimos bancários. Cada um desses tipos de cartas tem uma função diferenciada dentro da partida, saber administrar cada um dos tipos é muito importante para lhe fornecer vantagens durante a partida.
Objetivo
O objetivo do jogo é você tentar fazer as suas apostas nos cavalos que podem ganhar ou até mesmo chegar no pódium durante uma corrida. Durante um turno você terá a chance de fazer duas apostas em qualquer um dos cavalos que estão correndo, você pode apostar que o cavalo vai ganhar a corrida ou que ele vai chegar entre os três primeiros, cada uma dessas apostas lhe fornece vantagens diferentes, quando você aposta no cavalo ganhador você ganha um valor em dinheiro maior e ganha 3 pontos de vitória, já a aposta em pódium de um cavalo dobra o seu valor em dinheiro apostado e lhe dá 1 ponto de vitória. Você deve sempre ter em mente que apenas pontos de vitória fazem você ganhar a partida, dinheiro é apenas para comprar cartas e serve como critério de desempate quando dois jogadores empatam nos pontos de vitória.
Sequência do Turno
Durante o turno cada jogador tem uma sequência de ações onde todos farão a sua jogada, um por vez, seguindo a ordem do primeiro jogador, todos os jogadores fazem as mesmas ações durante o turno e podem optar por fazer ou não algumas delas. O jogo tem dois modos, o avançado e o iniciante, as ações de cada modo são listadas brevemente abaixo.
Modo Iniciante
1ª - Fase de distribuição: o jogador inicial dá a cada jogador duas cartas de ação viradas para baixo.
2ª - Fase de apostas: começando pelo jogador inicial ele faz uma aposta em um dos cavalos, ele pode escolher se vai fazer uma aposta de pódium ou de vitória. Sempre tenha em mente que um jogador deve ter sempre uma quantia de dinheiro disponível para fazer a sua aposta mínima, o valor da aposta mínima de cada jogador é sempre a quantidade de pontos de vitória x100, lembre-se que a quantidade de fichas de aposta para cada estábulo é limitada.
3ª - Manipulando as corridas: nessa fase, novamente começando pelo jogador inicial, cada um dos jogadores vai jogar uma de suas cartas de ação em um dos cavalos, essas cartas de ações podem ser usadas para beneficiar ou para prejudicar o cavalo durante a corrida, todos os jogadores devem jogar as suas cartas de ações, nenhuma carta de ação pode ser guardada para a próxima rodada.
4ª - Segunda aposta: após todos os jogadores terem colocado as suas cartas de ação se inicia uma segunda rodada de aposta, mas dessa vez começando pelo último jogador que fez a aposta na primeira rodada. Novamente os jogadores podem fazer apostas escolhendo o mesmo cavalo ou um cavalo diferente para pódium ou para vitória, a segunda rodada de apostas não é obrigatória, se um jogador não quiser fazer uma segunda aposta ele pode simplesmente passar a vez dele.
5ª - Fase de corrida: nessa fase todas as cartas de ações colocadas nos cavalos são reveladas e se aplicam os seus efeitos. A cada rodada de corrida uma carta de movimento é jogada e se aplicam os movimentos do cavalo correspondente de acordo com seu estábulo (explicações de estábulo mais a frente). Após cada carta de movimento ser jogada, o jogador da vez joga dois dados de Sprint para dar um gás extra para dois cavalos, após os dados serem jogados uma nova carta de movimento é revelada até que os cavalos cruzem a linha de chegada.
6ª - Fase de pagamento: nessa fase cada jogador recebe os lucros das suas apostas e os pontos de vitória, caso tenha ganhado alguma corrida.
7ª - Atualização dos estábulos: por fim nós temos a atualização dos estábulos, onde eles podem ficar melhor ou pior, dependendo da posição em que o cavalo que corria nele tenha terminado na corrida (explicação de estábulos mais a frente).
Modo Avançado
O modo avançado do jogo possui cinco fases, mas com mais opções de ações dentro das fases, algumas fases são semelhantes as fases do modo iniciante, mas algumas tem diferenças.
1ª - Fase de Compra: essa fase começa pelo jogador inicial, onde ele pode compra cartas de algum dos baralhos, entre as opções estão as cartas de ações, ajudante, cartas de objetivos, cavalos e cartas de estábulos, qualquer uma dessas escolhas custa ao jogador 400D. Essa fase é feita duas vezes durante um turno.
2ª - Fase de Apostas: essa fase é idêntica às fases 2 e 4 do modo iniciante.
3ª - Fase de corrida: essa fase é idêntica à fase 5 do modo iniciante.
4ª - Fase de leilão: nessa fase 1 ponto de vitória é leiloado pelo banco, começando pelo jogador inicial que faz um lance pelo ponto de vitória, seguindo a ordem do turno cada jogador pode dar um lance pelo ponto de vitória, o jogador que der o maior valor em dinheiro pelo ponto de vitória ganha o leilão do ponto.
A quantidade de ações nesse jogo é um pouco grande e pode assustar a novos jogadores, mas como são sempre no mesmo sentido e os tipos de ações nunca mudam, após uma ou duas partidas a maioria dos jogadores já entendem como funciona a sequência de turno.
Cartas de Movimentos
Durante a fase de corrida as cartas de movimentos são puxadas do monte, elas são colocadas ao lado da tabela no topo do tabuleiro para determinar quantas casas cada cavalo vai correr naquela rodada, quanto mais alto tiver o estábulo maior a chance de um número maior vim para ele, mas esses números podem fazer também com que um cavalo mais baixo na cotação venha a correr mais que os outros cavalos, porém as chances de isso acontecer são bem baixas. Pela imagem abaixo o cavalo azul estaria se movendo 3 casas, o verde 2, o branco 2, o preto 2, o vermelho 3 e o amarelo 2.

Quadro de cotação dos estábulos
Estábulos
Os estábulos do jogo não têm habilidades ou vantagens diferenciadas um dos outros, praticamente eles só garantem mais dinheiro para o dono do estábulo caso o cavalo chegue no pódium. O dono do estábulo ganha um valor entre 200 a 600 de dinheiro se o cavalo que estiver correndo pelo seu estábulo chegue ao pódium durante uma corrida. O dono do estábulo não precisa apostar no cavalo para ganhar esse dinheiro, além disso cada estábulo que um jogador possui no final de uma partida lhe dá 1 ponto de vitória.
Outra diferença em relação aos estábulos consiste na forma em como eles influenciam uma corrida. No começo de uma partida distribua os marcadores de estábulos aleatoriamente na tabela de estábulos que fica na parte de cima do tabuleiro, esses marcadores dizem quais os cavalos de estábulos são melhores para apostar, quanto mais alta a posição do estábulo, mais fácil vai ser de um cavalo ganhar a corrida, mas sempre há azarões durante uma corrida, essa marcação de estábulo não é precisa, apenas dá mais chance para o cavalo ganhar, sem falar também que as cartas de ações podem influenciar toda a corrida de um cavalo.
Os estábulos podem ser comprados por qualquer jogador durante a fase de compra do modo avançado, o valor de cada um deles é definido pela sua posição atual de estábulo, e ao final de cada corrida os estábulos podem subir ou descer seu valor, dependendo da posição que o cavalo que correu por ele tenha chegado. Seguindo a ordem da imagem acima o estabulo azul estaria valendo 2,100 para se comprado, o verde 1,900, o branco 1,700 e assim por diante.
Os estábulos que vêm na caixa básica do jogo são Die Swarz Mond (preto), El Frango Rojo (vermelho), Virtus Alba (branco), L` Ardor Giallo (amarelo), The Blue Blood (azul) e La Gloire Vert (verde).
Cartas de estábulos.
Personagens
O jogo vem com 12 personagens com habilidades únicas que vão influenciar corridas ou lhe fornecer bônus de dinheiro quando as ganham, entre muitas outras habilidades. No começo de uma partida embaralhe todos os personagens do jogo e distribua um personagem para cada jogador na mesa.
É recomendado que nas primeiras partidas, para facilitar o aprendizado, os jogadores comecem apenas com os personagens Sigvard Skalle, Cranio Mercanti, Viector Vem Shadel, Steve Mc Skull, César Cráne e Crãneo Cervantes. Esses são os personagens iniciais, eles dão a cada um dos jogadores um estábulo predefinido pela sua carta e pela colocação em que o estabulo está no momento, por exemplo, Cesar Crãner lhe dá o estabulo 1:5, você olha na posição dos estábulos no começo do jogo qual estabulo está na posição 1:5, e pega a cartas da cor do estabulo correspondente. Os outros personagens têm habilidades que influenciam nas corridas ou em algum momento da partida, é recomendado usá-los apenas quando os jogadores estiverem familiarizados com o jogo.
Personagens recomendados para partida para iniciantes

Personagens que são adicionados no modo avançado.
Cartas de Ações
Existem três tipos de cartas de ações, as verdes que dão vantagens aos cavalos, as vermelhas de prejudicam o cavalo e as cinzas que são ações especiais. Durante a fase de compra um jogador pode comprar até quatro cartas de ações, e durante a fase de manipulação de corridas os jogadores devem jogar suas cartas em sentido horário partindo do jogador inicial, nenhuma carta de ação pode ser mantida para ser jogada no próximo turno.
A forma como você controla as suas cartas de ações é muito importante, elas vão lhe ajudar muito no decorrer de uma corrida, podem fazer com que aquele cavalo azarão venha até mesmo a ganhar uma corrida mais facilmente, tenha sempre em mente em quais cavalos os seus oponentes estão fazendo as maiores apostas para que você possa colocar cartas prejudiciais naqueles cavalos, e tente sempre fugir de cavalos com muitas cartas sobre ele, elas podem ter alguma que venha ajudar, mas em compensação muitas para prejudicar.
Duas cartas de ações de cada um dos três tipos diferentes.
Cavalos
Cada cavalo nesse jogo possui uma habilidade única assim como os personagens, eles têm habilidades voltadas para movimento durante a corrida, o que vai ajudar seus donos a ganhar mais facilmente cada aposta feita nele. Um jogador pode ter quantos cavalos quiser durante uma partida, mas pode colocar apenas um para correr para cada estábulo que ele possui.
Lembre-se que nenhum jogador é representado por um cavalo, todos os jogadores são apenas apostadores, as cores dos cavalos são apenas para representar por qual estábulo ele está correndo.
Alguns dos cavalos do jogo.
Ajudantes
Ajudantes podem ser comprados como qualquer outra carta do jogo, as cartas de ajudantes fornecem ao jogador assistência financeira durante toda a partida. As cartas de assistente devem sempre ser posicionadas a frente do jogador que as comprou para que os outros jogadores saibam quais efeitos estão sendo aplicados.
Algumas das cartas de ajudantes.
Cartas de Objetivos
As cartas de objetivos, assim como qualquer outra carta, estão disponíveis para compra durante a fase de compra do modo avançado, elas podem lhe fornecer mais pontos de vitória no final de uma partida, podendo resultar em uma reviravolta no final, mudando completamente o jogo. Cartas de objetivos lhe fornecem pontos extras de acordo com a quantidade de cartas que você tenha, por exemplo, caso você tenha pego o objetivo de ajudantes e no final da partida você tiver mais ajudantes do quer qualquer outro jogador você recebe 2 pontos de vitória, caso empate você ainda vai receber 1 ponto de vitória.
Algumas das cartas de objetivos.
Empréstimos
Se por acaso durante uma partida você venha a entrar em falência e não tiver mais dinheiro para apostar, você pode fazer um empréstimo ao banco ou a agiotas, cada um desses dois tipos de empréstimos tem um valor que você vai ganhar quando fizer o empréstimo e um valor que você vai ter que pagar até o final do jogo, se por algum motivo você não conseguir pagar o empréstimo até o final da partida você será eliminado da partida, e caso você tenha ganho a partida a vitória será dada ao segundo jogador com mais pontos de vitória, então muito cuidado com o seu dinheiro, não saia esbanjando-o por aí, como já dizia o avô do pica-pau “- um mergulho, um mergulho!!”.
Cartas de empréstimo.
Dados de Spirnt
Ao final de cada rodada de movimento nós temos uma das ações que podem influenciar bastante durante uma corrida, são os dados de Sprint. Após resolver todos os movimentos da carta de movimento, o jogador inicial joga dois dados de Sprint, as cores que saírem no dado darão aos cavalos um movimento extra (mais bônus de cartas de ações), caso saiam cores iguais o cavalo se move apenas uma vez. Dados de Sprint podem mudar bastante o progresso de uma corrida, principalmente com as cartas de ações que estiverem sobre o cavalo.
Dados de sprint
Componentes
O jogo não traz muitos componentes dentro de sua caixa, na verdade é uma caixa bem pequena para um jogo tão bom, a maior quantidade de componentes são apenas cartas, feitas de um material muito bom por sinal. Tem também os cavalos de madeira, um para cada cor de estábulo, que representam bem o estilo das ilustrações do jogo. Eu tive um pequeno problema com um dos meus cavalos quando comprei o jogo, o cavalo amarelo veio com uma pequena parte da pata quebrada e não deu para consertar, isso dificulta bastante dele ficar em pé no tabuleiro, mas acaba sendo bem divertido, porque sempre que ele ganha nós falamos que o cavalo aleijado ganhou. Quanto ao defeito, acredito que foi um caso a parte, e não tem porque ficar culpando o pessoal da Galápagos Jogos. Na caixa vem também dois dados de madeira, e vou novamente ressaltar que não gosto muito de dados de madeira devido ao seu peso, mas como esses dados são bem grandes o peso ficou legal, a única coisa que realmente me decepcionou bastante foi quanto as cédulas de dinheiro, meu amigo... eu sei que é uma quantidade grande de cédulas, mas bem que poderiam ter caprichado um pouco mais, são moles e facilmente danificadas, parece até as notas de dinheiro do banco imobiliário, feitas em folhas de papel normal. Aqui, após jogarmos umas cinco partidas, eu percebi que se eu não fizesse nada para resolver isso as notas não iam durar muito tempo, tive que tomar uma decisão difícil que foi a de alterar a originalidade do meu jogo, mandei plastificar todas as notas em uma gráfica para ver se ficava melhor, e realmente ficou infinitamente melhor que a original, sei que muitos jogadores não gostam de fazer esse tipo de mudança nos seus jogos, mas aqui era a única solução, ou era isso ou perder as notas pouco a pouco.
Cédulas de dinheiro depois de plastificadas.
Considerações sobre o Jogo
Como já citei acima é uma pequena caixa para um grande jogo, ele é ótimo, muito dinâmico, faz você se sentir como se estivesse mesmo apostando em corridas de cavalo, e a cada nova carta de movimento que é aberta alguns jogadores gritam e outros se decepcionam, juntamente com o dado de Sprint que deixa ainda mais emocionante o movimento do cavalo, tornando cada rodada de movimento muito empolgante. Gosto bastante do jogo, é sempre muito bom quando ele vai a mesa, todos se divertem bastante, é daquele tipo de jogo que quanto mais gente jogando melhor. Não é um jogo muito fácil para se apresentar a novos jogadores, mas dá para eles pegarem como o jogo funciona pelo modo iniciante. Uma parte dos jogos que eu gosto sempre de ressaltar nas minhas considerações é com relação a arte dos mesmos, pois bem, a arte desse é muito, muito boa, os autores quiseram puxar bastante as ilustrações para um lado bem cômico e acertaram muito bem o estilo que escolheram.Horse
Componentes na mesa durante uma partida.
Atualmente o jogo não esta mais sendo imprimido, o que e uma pena, ja que muito jogadores não possuem uma copia desse ótimo jogo, seria interessante se a Galápagos Jogos lançasse o jogo novamente.