Em sua apresentação, o jogo é indicado para jogadores a partir dos 8 anos, com tempo de partida entre 15 e 30 minutos, e costuma ser apontado com um dos melhores exemplos de jogos de tabuleiro exclusivos para 2 jogadores.
Em relação aos componentes, a edição da Ludofy é bem caprichada e os componentes são muito bons. A caixa possui uma excelente gramatura e é compacta e resistente, assim como os tabuleiros, marcadores de madeira e tiles em geral.
Patchwork teve excelente recepção pelo público e crítica, tendo vencido algumas premiações importantes, como o Golden Geek de melhor jogo abstrato do ano de 2014 e o Spiel der Spiele Special Prize de 2015, por exemplo, dentre diversas indicações.
O jogo geralmente é elogiado por sua temática particular, sobre trabalho com retalhos em um tecido. O tema é destacado, inclusive, pelos tiles de retalhos, muito bem ilustrados e que reforçam o charme que o jogo possui. Ao jogar, senti uma certa nostalgia em relação ao tempo que via minha Vó costurar retalhos na sua antiga máquina de costura.
Na pré-venda da versão nacional, a Ludofy Creative ainda enviou botões especiais para os 100 primeiros pedidos, infelizmente, este não é o caso da minha cópia.
O jogo possui
mecânicas precisas, notadamente, em relação à sua
linha do tempo, sendo esta um fator que incorpora bastante equilíbrio nas partidas, pois dificulta que um jogador se destaque demais em relação ao outro.
Quanto à dificuldade, Patchwork é fácil e rápido de se aprender, basta sentar na mesa, ler rapidamente o pequeno manual e começar a primeira partida, porém, não se engane, eis um jogo que não se domina de imediato.
Como bem observou
Fel Barros em sua
análise, curiosamente, os jogadores começam a partida com pontuação negativa e devem fazer um bom trabalho com os retalhos para terminarem, ao menos, com a pontuação positiva.
[Edit]
Guilherme.felga, do incrível
1 Player Guild Brasil, acrescentou que o jogo possui algumas
variantes solo não oficiais (você pode encontrar uma delas em português
aqui) e, especialmente, um
automa desenvolvido por Lines J. Hutter.
Enfim, apesar de simples, o jogo conta com boa profundidade estratégica e, como todo bom euro, pode esconder o resultado até o final. Os meus destaques ficam para a originalidade do tema, a qualidade dos componentes e a boa influência de Tetris na montagem dos tabuleiros individuais, que representam as colchas de retalhos.
Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.
Imagens: acervo pessoal.