Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Acre Board Game
  4. Turno Extra: Acre - Primeiras Impressões

Turno Extra: Acre - Primeiras Impressões

Acre Board Game
  • avatar
    Mohanah08/11/15 10:00
    avatar
    Mohanah
    08/11/15 10:00
    390 mensagens MD

    http://3.bp.blogspot.com/-Dm5mrI78BYI/Vj64wAQV0uI/AAAAAAAADNg/R3oMl_XL_KQ/s1600/h5PWwlsatI_MqJJ0IsxsSWMf0jAdfO_71YkJMiqyo9-2I901g9nCSD8ANMJ_bum4_JsQbq69Echa5FoOYsZ6wci_CwZ4twOWNIbzaBGdxqQqI2cy16CquEtLqJAt-Xl8fsUn4ZqsceavHQE9.jpg

    Acho que todo mundo já ouviu algum tipo de piadinha sobre a existência (ou não) do Acre. Na edição mais recente do Castelo das Peças, tive o prazer de conhecer o pessoal que resolveu transformar esse estado quase mítico do nosso país em tema de boardgame. Quando cheguei já estava rolando a partida, então perguntei se demoraria muito, pois dependendo de como fosse, iria procurar algum outro jogo enquanto aguardava uma vaga na mesa. Mas fui informada que estava no início e eu poderia entrar naquele momento mesmo, no lugar de um dos criadores do jogo.



    http://2.bp.blogspot.com/-OUoRjh9CLrw/Vj64rf_ujdI/AAAAAAAADNY/RzqBsv-5MZc/s1600/0zaU3YvR2q0K9Fjy5IIsG2l2-WbfUtivttHKtvK2EC2c3TG64NeQAgK_0QAlIERuGXAhcAexF7CqA8P1wim5sxJUHHAMiE9WP3mwdXwl_YkGOf6DWDbLePm0jmJZvBUa2pytKgBheG7E9gLO-970x686.png
    Vem galera!


    Entrar em um jogo já em andamento pode ser um pouco tenso, mas Acre utiliza elementos bem clássicos de Euros. Então, nem foi tão difícil assim entender seu funcionamento. A grande questão é a quantidade de opções oferecidas aos jogadores. São muitos recursos, os básicos geram manufaturados. Eles serão utilizados para adquirir os diversos tipos de construções disponíveis, que são a principal forma de pontuar. O jogo ainda conta com um esquema de mercado relativamente complexo, sistema de evolução em níveis bem extenso e o calendário que não apenas controla o andamento da partida, mas também a disponibilidade dos recursos e adiciona cartas sazonais para compra.



    http://3.bp.blogspot.com/-Jh4ScflyG98/Vj6-dhJc7qI/AAAAAAAADOY/44ltmJVvbTU/s1600/DSCN7474.JPG
    Concentrada para entender o jogo, já que eu simplesmente caí de paraquedas no meio da partida. :p


    Além de tudo isso, não poderia faltar a questão da comida. Cada ação para ser realizada consome uma determinada quantidade de energia variável, portanto não é só uma questão de alocar os trabalhadores onde lhe parecer mais interessante, é preciso ter como pagar por isso. O alimento também possui divisão, ele é adquirido in natura e pode ser cozinhado (ou não) para consumo. Para cozinhar, é necessário alocar um trabalhador na ação específica para esse fim. Cada jogador começa a partida com dez pontos de energia e a cada final de turno recupera quatro, porém se não se alimentar perde ponto.



    http://4.bp.blogspot.com/-JukrdgFc48c/Vj69A5YlvBI/AAAAAAAADOM/-W3176ooRa4/s1600/DSCN7428.JPG
    Tabuleiro principal.

    http://4.bp.blogspot.com/-IZl1KF6XDnQ/Vj7DBk-qJZI/AAAAAAAADO8/4DIKZm_fAa0/s1600/tabuleiro%2Bindividual.JPG
    Tabuleiro individual.


    Isso obriga os jogadores a correm atrás da comida, porque se não fosse assim, seria possível passar por um ou outro turno sem se alimentar, pois dependendo das ações planejadas não há necessidade de recuperar energia, as quatro recuperadas automaticamente já seriam suficientes. Mas a alimentação não é por trabalhador, o consumo é de acordo com o desejo do jogador de quanto ele quer recuperar, uma energia para cada comida in natura ou duas para cada cozida.

    O calendário do Acre lembra bastante o do Midgard, com aquela roda giratória que vai mostrando as estações, só que aqui temos todas as quatro. A cada volta completa temos um ano passado, a partida é composta por três anos ou três voltas inteiras do calendário. Eu tive a oportunidade de jogar apenas um ano por uma questão de tempo, comecei às 11 horas da manhã e terminei por volta das 2 da tarde.



    http://2.bp.blogspot.com/-M5SEaxGWwic/Vj67YJzh28I/AAAAAAAADN4/mTuPpj5onog/s1600/calend%25C3%25A1rioacre.JPG
    Gostei bastante do calendário.


    O jogo oferece uma gama de possibilidades enorme e eu acho isso incrível, porém acredito que seja necessário trabalhar melhor essa questão da duração da partida. Não serve como desculpa, o fato de ser o primeiro contato, pois mesmo nesse caso, considerei o tempo excessivo. E eu não tenho problema nenhum com jogos longos. Mas, no caso do Acre, sua duração está gerando um downtime um pouco alto que pode levar a uma facilidade de dispersão. Concordo que enquanto um jogador está agindo, os demais deveriam estar pensando em suas próprias ações e isso aceleraria o andamento. Mas acaba não funcionando assim.

    Muitas possibilidades acabam demandando uma série de cálculos, mesmo com planejamento prévio, na hora de agir o jogador vai acabar pensando em outras opções ou então poderá ter que mudar sua ação por interferência de outro jogador. Isso nos leva de volta às contas. O downtime não se restringe ao jogador novato que ainda está conhecendo as possibilidades oferecidas pelo jogo e demora por isso a decidir suas ações.

    O Acre é um jogo bem grande também no aspecto físico, o que me preocupa por uma questão de custos. Como se pode perceber pelas fotos, mesmo em uma mesa grande, é difícil acomodar todos os componentes, que são muitos e bem diversos. O protótipo apresentado no Castelo das Peças ficou bem bacana, mas muito foi feito no improviso e deverá ser modificado para versão final. Comento sobre isso porque os planos são de colocá-lo em financiamento coletivo nos próximos dias, o que vejo como uma precipitação por parte dos criadores.


    http://1.bp.blogspot.com/-gDU-c4pfycs/Vj7Hw23HL9I/AAAAAAAADPM/TSnDQZjIFo8/s1600/DSCN7509.JPG
    Foto de final de evento. Não estou aí porque tive que ir embora cedo. :/


    Na minha opinião, o jogo ainda não está pronto. O desenvolvimento dele está muito bacana, mas poderiam segurar um pouco a empolgação e gastar mais um tempo trabalhando para melhor estruturar as regras e fechar a definição dos componentes, isso precisa estar pronto antes do jogo ser colocado em financiamento coletivo. Acho que um teste que todo mundo que cria um jogo novo deveria fazer é escrever o manual e dar alguém que não conheça o jogo simplesmente sentar e jogar sozinho, sem nenhuma ajuda ou interferência.

    Além disso, tem toda a questão de divulgação que é muito importante. Agora que começaram a apresentar o jogo nos eventos. Se eu entendi corretamente, ele antes estava restrito a um pequeno grupo de testes. Os criadores não são conhecidos no meio, é o primeiro jogo que estão lançando e já começando com um projeto bastante ousado e portanto arriscado, mais uma vez ressalto o custo financeiro muito alto. Apesar de ter uma temática que chama bastante atenção, desperta curiosidade e faz com que o jogo se destaque com maior facilidade, mas não acho que seja o suficiente. Espero sinceramente está errada, pois seria triste ver uma ideia tão bacana cair no limbo por conta de um financiamento mal sucedido.

    No próximo sábado, terei a oportunidade de jogar mais uma vez no Torre das Peças. Isso se a galera não ficar chateada pelas críticas desse texto e me deixar participar. Espero conseguir jogar uma partida completa dessa vez. Eles também estarão presentes no Diversão Offline, um grande evento que ocorrerá em 22 de novembro no Centro de Convenções SulAmérica, o primeiro de tal porte aqui no RJ, escreverei um texto dedicado ao assunto em breve com todos os detalhes.


    http://3.bp.blogspot.com/-lJMpLeXxxfI/Vj7B63GZFdI/AAAAAAAADOw/7BrTu2_cb0Q/s1600/12208755_981603995231942_1500737728877621089_n.jpg

    Se quiser saber ainda mais sobre o jogo Acre, tem um texto bem legal do pessoal do Tábula Quadrada.


    Postado originalmente em: http://turnoextra.blogspot.com.br/2015/11/primeiras-impressoes-acre-no-castelo.html














    1
    0
    11

  • Canal

    Veja Também

    Turno Extra

    Veja Também

    Dogo Dash
    Entrevista e gameplay com game designers de Stellarium
    Misty
    Uma análise do caso Daniele Tascini
    Anime Saga

    Comentários:

  • Auone
    586 mensagens MD
    avatar
    Auone08/11/15 16:24
    Auone » 08/11/15 16:24

    Esse jogo "non ecziste".

    2
  • KaronteZE
    93 mensagens MD
    avatar
    KaronteZE08/11/15 20:21
    KaronteZE » 08/11/15 20:21

    Existe sim Auone, apareça lá no Diversão Offline que vamos provar a existência do jogo rsrsrs

    Abraços!!!

    1
  • Eucario
    1 mensagens MD
    avatar
    Eucario08/11/15 20:27
    Eucario » 08/11/15 20:27

    ACREdite! ACREdite!! ACREdite!!!

    2
  • tmalmeida
    86 mensagens MD
    avatar
    tmalmeida08/11/15 23:39
    tmalmeida » 08/11/15 23:39

    Bom texto, passou suas impressões de primeira partida. Bacana que se dispôs a nova experiência. Pelo que entendi pelas as muitas opções são boas, o AP e extensão do jogo foram fatores negativos. Eu sinto em euros padrões como Agrícola e Puerto RIco uma sensação de que quando a coisa encaixa pra rolar o jogo acaba! Mas eles são assim mesmo, tem que contruir algo desde as primeiras rodadas pra ter sucesso, um deslize pode ser fatal. É um bom fator ser "rápido" quando se percebe foi-se uma hora. Talvez os autores tentem colocar uma experiência mais longa. O que pode ser complicado é só as repetições quando se tem algo muito longo.

    De toda forma anunciem se vierem pra sampa!

    Abrass e sucesso

    1
  • KaronteZE
    93 mensagens MD
    avatar
    KaronteZE09/11/15 04:34
    KaronteZE » 09/11/15 04:34

    tmalmeida

    Ainda nesta semana vamos liberar o manual e um vídeo, assim será possível uma visão geral do jogo. Em todos os testes o jogo teve o primeiro ano mais lento, por conta da dificuldade em extrair recursos e se ajustar ao inicio da partida. O último ano mesmo com os jogadores tendo mais ações a realizar costuma passar bem rápido, uma sensação relativística inclusive rsrs, pq o jogador sente vontade de construir muitos monumentos e quando vê o ano já está acabando.

    O Acre possui muitas opções, são 3 profissões possíveis sendo que cada uma delas possuem 3 linhas a seguir e 4 níveis para evoluir, você só poderá se especializar em uma única profissão escolhendo apenas uma linha, é importante analisar o que está ocorrendo no jogo para decidir qual seguir. Geralmente você conseguirá finalizar sua profissão do inicio para metade do segundo ano e, a partir daí, se preparar para construir os monumentos para ganhar o máximo de pontos que puder.

    Sobre São Paulo, nós estamos muito presos aqui no Rio ainda, queremos ir em São Paulo, Minas e Santa Catarina, mas talvez só consigamos em dezembro ou janeiro, o que não nos agrada muito pois queríamos estar presentes em vários eventos e mostrar o nosso projeto. Quando conseguirmos colorar no nosso cronograma uma visita à São Paulo vamos postar por aqui!!

    Obrigado pelos comentários e grande abraço!!

    Felipe Brandt

    1
  • jhamiltonf
    346 mensagens MD
    avatar
    jhamiltonf09/11/15 11:50
    jhamiltonf » 09/11/15 11:50

    KaronteZE::tmalmeida

    Ainda nesta semana vamos liberar o manual e um vídeo, assim será possível uma visão geral do jogo. Em todos os testes o jogo teve o primeiro ano mais lento, por conta da dificuldade em extrair recursos e se ajustar ao inicio da partida. O último ano mesmo com os jogadores tendo mais ações a realizar costuma passar bem rápido, uma sensação relativística inclusive rsrs, pq o jogador sente vontade de construir muitos monumentos e quando vê o ano já está acabando.

    O Acre possui muitas opções, são 3 profissões possíveis sendo que cada uma delas possuem 3 linhas a seguir e 4 níveis para evoluir, você só poderá se especializar em uma única profissão escolhendo apenas uma linha, é importante analisar o que está ocorrendo no jogo para decidir qual seguir. Geralmente você conseguirá finalizar sua profissão do inicio para metade do segundo ano e, a partir daí, se preparar para construir os monumentos para ganhar o máximo de pontos que puder.

    Sobre São Paulo, nós estamos muito presos aqui no Rio ainda, queremos ir em São Paulo, Minas e Santa Catarina, mas talvez só consigamos em dezembro ou janeiro, o que não nos agrada muito pois queríamos estar presentes em vários eventos e mostrar o nosso projeto. Quando conseguirmos colorar no nosso cronograma uma visita à São Paulo vamos postar por aqui!!

    Obrigado pelos comentários e grande abraço!!

    Felipe Brandt


    Felipe, qual o tempo previsto de uma partida?

    2
  • KaronteZE
    93 mensagens MD
    avatar
    KaronteZE09/11/15 14:10
    KaronteZE » 09/11/15 14:10

    Boa Tarde jhamiltonf, 

    O jogo se passa em 3 anos, é possível realizar partidas de períodos menores mas isto implica em reduzir as possibilidades do que você irá fazer tornando o jogo mais simples. Quando jogamos com 6 jogadores os 3 anos e todos já conhecendo suas regras o jogo leva 4 horas para terminar, já jogamos partidas de 6 horas com o pessoal relaxado para pensar e montar suas estratégias.

    Existem formas de agilizar a partida, o jogo tem um tempo gasto no ajuste dos recursos na mesa, revezar os jogadores para deixar esses recursos pré organizados enquanto outros jogadores realizam suas ações é uma boa prática. Ao todo são 24 rodadas onde cada rodada pode levar entre 5 e 10 minutos dependendo da quantidade de jogadores.

    Acre é um jogo que o pessoal precisa de destinar algum tempo para jogar, como o Caverna. Jogar com 4 pessoas reduz bastante o tempo de jogo e conhecer o jogo tornam suas escolhas muito mais rápidas, existem muitas escolhas no jogo, algumas podem ser bloqueadas por outros jogadores o que pode atrasar uma jogada, mas existem formas diferentes de obter os mesmo resultados. Um exemplo: Uma necessidade sua de produzir Ferro, é possível conseguir isso na cidade, construindo um forno de fundição ou fazendo a construção sazonal de fundição sendo possível ainda obter evoluções no mercado permitindo a compra direta de Subprodutos, ou seja, existem muitas possibilidades no jogo para não ficar preso por bloqueios de outros jogadores agilizando e muito as jogadas.

    Resumindo:
    2 - 3 Jogadores = entre 2h e 2:30h
    4 Jogadores = entre 3h e 3:30h
    5-6 Jogadores = entre 4h e 6h

    Abraços!!

    2
Responder
Acre Board Game - Turno Extra: Acre - Primeiras Impressões
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.