Um dos melhores episódios desde que comecei a ouvir! Mas senti falta do @thiago.sleite. Mas o @MOITA1980 e o @leandronun deram um show!
Mas eu fiquei com um pouco de dúvidas quanto às escolas europeias de BGs. Para mim, pareceu mais o perfil dos renomados de cada país. A escola portuguesa é o Vital ou vários designers portugueses seguem a mesma linha dele? Porque os jogos do Cathala têm uma linha bem clara de produto, mas o Ludovic Maublanc faz desde pistolas de EVA do Ca$h 'n Gun$ ao interessantíssimo Cyclades. Ou mesmo os dados de Simone Luciani e Virginio Gigli ser A escola italiana.
Bem... o importante é que ou ouvinte tenha uma ideia clara do jogo, mesmo sem ter jogado, quando alguém diga: Ah! Esse jogo tem uma pegada Carcassonne, mas você não precisa juntar as estradas; tem um leilão de preço fixo, como na ordem do turno do Five Tribes para as peças; tem mecanismo de catch up pra dar moedas a quem está atrás; e a pontuação é feita por set collection.
Ou se alguém disser "não gosto de multiplayer solitaire, mas também não gosto de interação direta, muito menos de take that", quem vai oferecer algum jogo, já pode imaginar alguns jogos que nem adianta oferecer pra jogar.
Uma coisa interessante no prêmio Gra Roku, da Polônia, é a categoria debutante. Lá eles têm as seguinte:
Gra Roku Advanced Game of the Year
Gra Roku Best Debut
Gra Roku Best Expansion
Gra Roku Best Original Artwork
Gra Roku Best Party Game
Gra Roku Best Polish Designer
Gra Roku Best Thematic Game
Gra Roku Best Two Player Game
Gra Roku Children's Game of the Year
Gra Roku Family Game of the Year
Gra Roku Game of the Year
Gra Roku Player's Award
Gra Roku Wargame of the Year