Olá pessoal, voltamos mais uma vez com um artigo voltado para o público de entrada.
Espero que esse artigo possa ajudar você a escolher qual a melhor forma de se divertir com esse hobby maravilhoso.
Mas antes, é claro, não esqueçam de seguir nossas redes. Vou deixar o link aqui em baixo para vocês, acompanhem nossa página no instagram, tem muita coisa legal lá, análise de jogos, novidades, e fotos incríveis dos jogos.
Quem sou eu? Me chamo Gustavo Barbosa Xavier, tenho 23 anos, estudante de direito, entusiasta do hobby desde 2017 (tenho muito a aprender). Moro em Goiânia – GO, e é claro apaixonado pelos boardgames.
Algumas Considerações Iniciais:
- Sou um entusiasta do ramo, com relativo pouco tempo de experiência, portanto nenhum especialista formado ou mesmo um dinossauro dos boardgames...kkkkkkk
- Esse é um artigo inteiramente opinativo, com aspectos subjetivos e individuais de opinião. Portanto totalmente passível de erros, análises e contraposições. E é claro, adoraríamos ouvir sua opinião, deixe nos comentários ou envie uma mensagem sobre o que você concorda ou não concorda.
Introdução
Atualmente, o mundo dos boardgames oferece várias alternativas para que você possa jogar algum jogo. Temos como exemplo os alugueis, as compras, os serviços de luderias (lugares específicos que você paga a entrada e a permanência no local para jogar o quando quiser), jogos on-lines entre outros. Especificamente iremos tratar, neste artigo, as duas mais populares formas de obter um jogo para se divertir: o aluguel ou a compra.
Irei abordas as vantagens e desvantagens de ambas e ao final darei algumas dicas sobre qual é o melhor para cada momento, a compra ou o aluguel.
Quanto custa essa brincadeira?
Aqui está um dos fatores de maior relevância para escolher a melhor opção. Em verdade, poucas serão as situações em que a “compra” sairá por cima em relação ao “aluguel” dos boardgames aqui no Brasil quando a discussão for exclusivamente “preços”, pois, infelizmente, o mercado nacional tem preços bem altos para os jogos mais elaborados. Além disso, a aluguel contribui bastante para você sempre estar experimentando novos jogos, e é claro, com preços bem mais baixos.
Contudo, ainda na discussão em relação ao preço que vai gastar com os boardgames, algumas situações permitem que a compra ainda se sobressaia sobre os alugueis, e aqui vou listá-las e explicá-las:
· · Jogos com valores de vendas muito baratos: Não são muuuuuitos títulos disponíveis com baixos valores, mas sim, eles existem e são bem acessíveis. São jogos com valores de compra em média de R$ 40,00 a R$ 70,00. Nesse cenário muitas lojas que realizam aluguéis de Boardgames não trabalham com esses títulos e partem direto para a venda deles.
· · Jogos muito queridos e apreciados: Caso você saiba de um jogo e que tenha a certeza que sempre estará jogando, ou mesmo alugou e gostou tanto que o alugaria por mais inúmeras vezes, realmente a compra dele, mesmo com preços altos, é compensativo. Confesso que já aconteceu algo desse tipo comigo, por sorte resolvi comprar o jogo antes de gastar muuuuito com o aluguel. Fica a dica!
OBS: Vale destacar que com o cenário atual econômico do país, o preço do dólar deu um acréscimo considerável nos valores de vendas dos Boardgames, o que favorece ainda mais o aluguel, visto que esse aumento é um pouco mais complicado repassar ao cliente do aluguel.
Um novo hobby para colecionar
Caso você seja um daqueles (assim como eu) que veem a beleza e as maravilhas de uma prateleira cheia de jogos, tem todo o cuidado e realmente acalma seu coração chamar aquilo de seu, não vai ter jeito, a compra sempre será prioridade para você. Meu cartão de crédito que o diga.
Não sou um colecionador e não sou veterano de Boardgames
Nesse cenário, com toda certeza, indico os alugueis. Alguns dos fatores que contribuem para esse cenário são:
· Devido aos baixos valores dos serviços de aluguel, você consegue jogar vários jogos diferentes pagando bem menos que os comprando.
· Você pode alugar um jogo simplesmente para experimentá-lo antes de comprá-lo, pois se realmente é iniciante, arriscaria dizer que ainda não tem a experiência necessária para encontrar os jogos que combinam com seu perfil ou de seu grupo.
· Se você costuma jogar com uma galera de festa, como de costume em pessoas iniciantes no universo, os aluguéis são ótimas opções, pois geralmente os jogos específicos para esses grupos (party games) em sua maioria só funcionam bem com muitas pessoas, caso você opte por comprar algum jogo do tipo, a dificuldade para juntar as pessoas e consequentemente para jogá-lo aumenta bastante, portanto gastaria muito mais dinheiro para deixar o jogo parado.
Conclusão
Portanto, como vocês puderam ver, o fator monetário, principalmente aqui no Brasil, ainda é uma das opções mais relevantes para escolher a melhor opção, “aluguel” ou “compra”. Caso esse fator não seja o seu problema, então na maioria dos casos a “compra” sempre será a melhor opção, caso contrário, aconselho optarem pelo aluguel. Contudo, relembro, que se aplicam várias exceções para o caso, conforme citei acima, e vale repensar cada uma delas, caso surjam, e optem pela compra se for o caso.
Por fim, finalizo esse artigo com a intenção de fazer você, que provavelmente está começando agora, sempre tomar a melhor decisão possível. E caso você seja aquele que já está envolvido nesse mundo, compartilhe o artigo e ajude a espalhar esse nosso hobby tão querido.
Caso tenha algo a acrescentar, ou mais alguma dica para quem está começando, por favor deixe nos comentários.
OBS: Também vale críticas e sugestões para melhorar este artigo e os próximos.
Um abraço,
Gustavo Barbosa Xavier
Gostou da publicação, siga nosso Instagram, acompanhe nossa página, fique por dentro de notícias que vamos lançando, fotos incríveis de seus jogos favoritos e muito mais.