Já fazia algum tempo que eu queria falar sobre Arkham Horror, cheguei a jogar o Arkham Horror (Second Edition) e Eldritch Horror; e apesar de ambos terem mecânicas e tabuleiros distintos, também há muitos elementos iguais, como personagens, monstros, portais etc.
Isso me fazia sempre confundir os jogos ao tentar fazer um texto.
Com a vinda da terceira edição do Arkham Horror, uma nova forma de jogar foi implementada. Mantendo elementos clássicos dos jogos dos mitos Lovecraftianos, como os investigadores,criaturas, pontos de dano e sanidade, além do clima de tensão constante.
A arte continua incrível, com um visual noir remetendo à meados dos anos 20, sem falar nas criaturas mais perturbadoras possíveis.
O destaque fica para o que mudou.
Com tabuleiro modular, é possível criar diferentes partes da cidade, simplificando a movimentação dos personagens.
Agora também há um fator "Pandemic", onde fichas de perdição são colocados nas vizinhanças e ao extrapolar o limite, uma carta é sacada causando eventos com efeitos hediondos.
Na fase de encontros, cada jogador pega uma carta de sua vizinhança e faz seus efeitos conforme sua localidade, podendo também adquirir pistas e contribuindo para a derrota do Ancião em jogo.
Cada Ancião trás condições de vitória distintas.
Ainda há a fase do Mito, onde tokens são colocados num saco e sorteados 2 por jogador, podendo trazer pistas, perdição, monstros, eventos, entre outras coisas.
O jogo é cooperativo, os investigadores contra as forças das trevas.
E geralmente nos jogos dos mitos, o mal vence, não obstante, deixando os jogadores malucos.
Em quase todos os jogos que joguei, a sensação é a mesma:
"Vamos vencer pessoal; não vamos conseguir, jogo difícil; agora vai, estamos quase ganhando, perdemos por 1 pista."
Arkham Horror é desafiador e bem estratégico, alguns personagens combam entre si, mas ainda há o fator dados, muitos odeiam, eu não me importo, eles dão a aleatoriedade que gera tensão ao jogo.
Mas é de se concordar, que morrer no seu primeiro encontro é muito frustrante para qualquer jogador. Por sorte ainda há alguns investigadores restantes.
Vencedor: Perdemos, morreram 9 personagens.
Duração: 3 horas e 10 minutos.
Use a sessão de comentários e conte as suas experiências, faça críticas, tire dúvidas ou faça sugestões.
Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.
E lembrando, sigam o instagram boards_and_boards, por lá sempre há fotos das jogatinas do grupo que participo.