Ricardo1303::Não entendi. Afinal é jogo de tabuleiro ou simulador?
[rsrsr] Oi Ricardo, não sei se a pergunta foi séria, porque é a primeira vez que me perguntam isso, então não leve a mal se não entendi bem a questão.
Existem jogos de corrida onde você apenas "brinca" de correr. O exemplo é o FORMULA D, que (pelo menos para mim e para muitas pessoas) não é um simulador, é um jogo para brincar de corrida com os amigos de forma casual e descontraída (sentar e jogar). Seu alto fator sorte não permite que ele seja encarado como um "simulador".
Tem gente que não gosta do FORMULA D por achá-lo muito simples, com um fator sorte muito alto e que por conta disso não passa a sensação de uma corrida de verdade. Mas há os que ADORAM ele justamente por isso, por ser simples, por se explicar em 5 minutos, por permitir que qualquer um tenha acesso (criança, idoso, parentes que você raramente vê ou que nunca jogaram tabuleiro na vida salvo Banco Imobiliário). Para mim nesse ponto ele é perfeito, tanto que o tenho na minha coleção inclusive com EXPANSÃO.
Há jogos que ficam no "meio termo", não são simuladores mas tem um grau de complexidade boa para prender fãs de automobilismo. Alguns exemplos são THUNDER ALLEY (simula provas de NASCAR), RALLYMAN (simulador de RALI), CHAMPIONSHIP FORMULA RACING (simulador de F1).
Normalmente jogos de tabuleiro baseados em JOGOS ESPORTIVOS tendem a ter essa diferenciação, assim como WARGAMES.
Um SIMULADOR é algo mais complexo, um jogo de tabuleiro cheio de regras (afinal, se é um simulador, ele precisa ter vários elementos que simulem a realidade). No caso do RF90 o grau é simulação é muito alto, o número de elementos de simulação é enorme o que o torna um jogo de grande complexidade. Jogos assim tendem a ser mais voltados para fãs hardcore de automobilismo - que acompanham o esporte real com mais frequência - mas já vi gente que não se liga em F1 gostar deste jogo.