Eu gosto de ameritrash justamente pq eles fornecem sabores diferentes. Euro muitas vezes eu vejo q o tema é só uma leve película, sem sentido algum, à qual meus olhos sequer se prendem, e meu cérebro já foca em matemática pra potencializar as ações e a pontuação. Legal, mas repetir isso ad infinitum, sem qualquer sabor, ou tendo um q se dissipa da boca em segundos, é foda. Me lembra do chiclete Bubbaloo. Aquele recheio molhadinho desaparecia em 30 segundos, o gosto da massinha, daí a pouco, e vc podia mascar a coisa sem gosto por mais várias horas.
Não é q eu não curta euros, mas jogos genéricos já joguei o suficiente. Pra me atrair, precisa rolar um atrativo, ou temático, ou mecânico, de preferência com aleatoriedade, SIM. Quero ser forçado a improvisar. Se eu quisesse um jogo altamente estratégico, com 0 de sorte, mas mesmo assim com inúmeras possibilidades de caminho pra vitória, e q ainda fosse barato e fácil de achar, jogava Xadrez (q de vez em qdo eu jogo contra o PC, as partidas são rápidas, e ele não se importa se eu voltar atrás após fazer alguma besteira, kkkkk).
Exemplos de jogos q eu gosto:
Terraforming Mars: temático, com necessidade de improviso, e como engine building é maravilhoso.
Marco Polo (só conheço o 1, mas pessoal já fala q o 2 é melhor): relativamente temático, com muitas opções de estratégia, boa necessidade de equilibrar recursos, efeitos variados dos personagens.
Teotihuacan (é assim q escreve?): não é temático mas é mecanicamente interessante, muitas possibilidades, e com a expansão q dá poderes variados aos jogadores, fica show de bola.
Exemplos de jogos q não gostei:
Lorenzo: cara, q preguiça. Tematicamente, um 0 a esquerda. Mecanicamente, um aglomerado de ações q são, ao mesmo tempo, caras e ruins. Jogando Lorenzo e vendo as opções: "ruim, ruim, muito ruim... é, vai ter q ser essa, mesmo sendo um lixo, pq é o q dá pra fazer".
Space Cantina: a arte é interessante (apesar das cores muito mal escolhidas), mas tematicamente falar o q? Conhecem algum garçom q não fez nenhum atendimento e foi promovido? E a parte de ficar com as sobras do draft, sabendo q só vai te trazer cubos pretos? Affff.
Concordia: meu cérebro simplesmente não se adaptou ao jogo. Não tenho ideia nem vaga de como estou pontuando, quanto mais os adversários. Difícil gostar de algo q vc não compreende.
Não é tão difícil, pelo menos, ter uma opinião. O cara falar q TODOS os jogos q ele jogou ele gostou, e os q não gostaria, ele não jogou, mas ACHA q não gostaria por causa da assimetria (curiosamente, no caso, dois jogos q são, sei lá, top 20 mundial, kkkkk), isso pra mim é a falta de uma opinião, rs. Cara gosta de tudo? CARACA!