red_djow::marciusfabiani::Mas o jogo de corrida perfeito já não existe? Se chama Downforce. 
Pior que jogamos no verão, foram 3 partidas seguidas, mesa cheia, divertido, mas na última partida apareceu aquele tal “defeito” que comentam muito. Todo mundo aprendeu que apostar no próprio carro era o caminho. Foi bem mais ou menos daí. Mas achei o conceito de controlar o carro dos outros muito curioso.
Pois é, Djow, Downforce tem vários "defeitos"...
Nas primeiras partidas, ele tem o "defeito" do "runaway leader": o carro que dispara na frente no início recebe aposta de todos os jogadores, inclusive do próprio dono, e acaba vencendo.
Depois de mais algumas partidas, surge esse "defeito" que vc mencionou: já que vão apostar e ajudar quem for melhor, vou apostar em mim mesmo e tentar disparar na frente... todo mundo vai fazer a mesma coisa por esse raciocínio, e se eu vencer eu levo os 12 pontos e a vitória. Faz todo o sentido do mundo.
Aí você joga algumas partidas a mais (já tenho mais de 300 só no BGA), e começa a jogar com gente mais experiente, e entende que o jogo é todo baseado na interação entre os jogadores, principalmente em questionamentos do tipo:
-- Que poder é mais interessante pra essa pista específica?
-- Que carro vai largar na frente?
-- Quanto devo oferecer em leilão para cada carro? Em que carros devo dar lance, e em que carro devo passar, com base em cada combinação carro/poder/posição no grid de largada?
-- Em que carro devo apostar, com base nas cartas da minha mão?
-- Quando na corrida devo começar a impulsionar o carro em que apostei? Se fizer isso cedo demais, todos vão apostar nele, todos ganham os mesmos pontos, e não terei ganho nenhum nesse caso.
Downforce está longe de ser um jogo com uma estratégia tão óbvia ("vou apostar em mim mesmo sempre"). Com jogadores mais experientes, é mais comum, inclusive, NÃO apostar em si mesmo. Você quer apostar em um cara que pagou caro por seus carros (por exemplo, se pagou 5 pelo carro, ele leva os 12 pontos, mas no final só fez 7 pontos), enquanto vc chega em segundo com um carro que custou 1 (levando 8 pontos no final das contas).
Enfim, é um jogo com vários elementos a considerar: o valor que cada um pagou em seus carros, as interações entre cartas, poderes dos carros e pista, posições nos grids... entre jogadores experientes, NINGUÉM aposta em um carro que está sozinho na equipe (seu dono só tem aquele carro) e que custou só 1. Se esse cara ganhar e apostar em si mesmo em todas as apostas (total líquido de 29 pontos), ele só perde se outro jogador que comprou dois carros e pagou 1 em cada chegar em segundo e terceiro com seus carros, e acertou as três apostas (total líquido de 31 pontos). Já pra mostrar que apostar em si mesmo não é vitória automática mesmo que você vença e pague barato no seu carro. Já vi exatamente essa situação acima acontecer mais de uma vez: o cara tirando onda antes do final, mandando GG pra todo mundo, e ficar de boca aberta quando sai o resultado, e alguém comentar no chat, "Downforce não é um jogo sobre chegar na frente com seu carrinho e apostar em si mesmo".
O que acontece, então, é que vc quer: 1) pagar barato no seu carro favorito (o que rodaria melhor com a sua mão), mas nem sempre leva o carro, pois dar um lance baixo demais é arriscado, você pode não pegar aquele carro e acabar ficando com um carro/poder não muito favorável pra sua mão e pra pista; 2) apostar em alguém que pagou carro no(s) seu(s) carro(s), pois essa pessoa já sai devendo uma graninha, e mesmo que ganhe os 12 pontos pelo primeiro lugar e aposte em si mesma, você ainda consegue tirar essa diferença acertando as apostas nela e chegando em segundo ou até em terceiro; 3) você quer apostar em algum carro que você possa "ajudar", sem ferrar seu hand management... por exemplo, se eu tenho o carro verde e percebo que minhas cartas boas pro verde também são boas pro vermelho, talvez apostar no vermelho seja uma boa opção, pois eu vou ter que jogar aquelas cartas mais cedo ou mais tarde, e o vermelho vai se beneficiar obrigatoriamente.
Desculpa o textão no seu post, mas é que eu sempre tento defender esse jogo (é meu jogo de corrida favorito), especialmente quando eu vejo que tiveram a impressão errada dele em relação a ser "quebrado" ou ter uma estratégia óbvia.