Helton Leite::Sempre que este tema (house rules) vem à tona, eu sempre questiono se os autores do jogo nunca pensaram nas "sacadas" que jogadores (casuais ou nem tanto) tiveram... Não estou aqui para julgar. Cada um joga seu jogo da maneira que mais lhe agrada. Para mim, regra vem no manual. Imagino que foram feitos inúmeros testes antes de implementar cada regra. Cálculos são feitos para se definir pontuação, quantidade de cartas, ações disponíveis, etc... Se, ainda assim, o jogo não me agrada, vou partir pra outro.
Eu não acho o jogo oficial ruim, apenas acho que ele pode ter a sorte mitigada e ficar mais estratégico.
Sim, jogos são testados, pensados e repensados, mas coisas podem passar batidas, tanto é verdade que vira e mexe vemos segundas, terceiras, quartas, etc. edições do mesmo jogo sendo lançadas.
Faz 3 anos que estou estudando, pensando e repensando a criação de um jogo, e mesmo com tanto esforço sei que ainda vou precisar fazer e mexer em muita coisa, faz parte.
De modo algum o jogo me desagradou, porém eu senti que com esses ajustes ele ficou melhor para o meu gosto, só isso, e eu sei que outras pessoas também tinham reclamações semelhantes, por isso fiz questão de compartilhar. Um dos designers chegou a se manifestar num post sobre esse assunto no BGG. Não vejo problema e fazer coisas do tipo, o problema seria precisar repensar o jogo inteiro, aí sim seria um jogo zoado.