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Viticulture - Ajustes temáticos e mitigação de sorte

Viticulture - Edição Essencial
  • avatar
    shagrath198704/10/20 13:26
    avatar
    shagrath1987
    04/10/20 13:26
    168 mensagens MD

    Depois que adquiri as expansões Tuscany e Vale do Reno passei a utilizar as regras abaixo para melhorar a questão estratégica e mitigar a sorte:

    1) Separar as cartas de parreira em 2 decks fechados, um com uvas claras e o outro com uvas escuras (a uva Pinot, que produz uvas claras e escuras tem suas 6 cartas divididas igualmente entre os 2 decks de parreira). 

    2) Cartas abertas na mesa:

    - 2 de cada tipo de visitante;

    - 2 de estrutura; e

    - Nº de jogadores +2 cartas de contrato.

    OBS 1: a pessoa sempre pode pegar cartas fechadas caso deseje. 
    OBS 2: as cartas abertas são repostas logo após a pessoa finalizar a compra dela.


    Essas eram as sugestões originais que postei quando abri esse tópico:

    Seguem 3 alterações que testei aqui em casa (baseadas em experiências e dicas de amigos e conhecidos e em alguns tópicos no BGG) e que sinceramente eu acho que melhoraram muito a experiência de jogo:

    1) Separar as cartas de parreira em 2 decks fechados, um com uvas claras e o outro com uvas escuras (a uva Pinot, que produz uvas claras e escuras tem suas 6 cartas divididas igualmente entre os 2 decks de parreira). 

    Achei bem mais temático inclusive, afinal de contas o produtor sabe o tipo de uva que plantou, ele só não tem domínio total sobre a quantidade de uvas que serão produzidas.

    2) Sempre pegar o dobro de visitantes e escolher com qual(ais) vai ficar. 

    Esses visitantes são contatos especiais que aparecem na adega, não são pessoas quaisquer, então é interessante que pinte mais de uma pessoa, mas você vai mirar em uma, ou algumas, delas buscando melhorar seus negócios, fica menos aleatório e rodou bem legal.

    Eles continuam no jogo normalmente e continuam sendo fortes, porém a opção de poder fazer uma pequena escolha vai diminuir a frequência de situações onde um ou outro jogador saíram com visitantes que encaixaram como uma luva e um ou outro jogador acabaram ficando com cartas que não lhes servirão.

    Exemplo: se utilizar a carta "Feirante", na primeira opção (compre 2 cartas de visitante do Verão e ganhe 1 Lira), ao invés de comprar apenas 2 cartas de visitante do Verão, você compra 4 e descarta 2.

    3) Deixar Nº de jogadores +2 cartas de contrato abertas toda rodada. A reposição de cartas compradas aberta é imediata (estilo Ticket to Ride).

    O mercado não é tão absurdamente aleatório a ponto de os produtores não terem nenhuma noção de algumas demandas que andam em alta, ou mesmo de terem estabelecido contratos prévios com distribuidores. Ainda é possível pegar carta fechada, caso nenhuma das abertas te interesse.

    Espero que essas mudanças possam tornar o jogo que já é muito bom ainda mais agradável e estratégico.

    Estou aguardando o recebimento das expansões Tuscany e Rhine Valley para ver como fica.

    Comentem se tiverem alguma outra sugestão. :)

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  • EdgarWZ
    240 mensagens MD
    avatar
    EdgarWZ04/10/20 14:16
    EdgarWZ » 04/10/20 14:16

    Achei suas propostas de House Rules interessantes. Principalmente a primeira e a terceira. A segunda eu não implementaria para não fortalecer o lado dos visitantes em detrimento do aspecto da produção e venda de vinhos.

    3
  • shagrath1987
    168 mensagens MD
    avatar
    shagrath198704/10/20 14:24
    shagrath1987 » 04/10/20 14:24

    EdgarWZ::Achei suas propostas de House Rules interessantes. Principalmente a primeira e a terceira. A segunda eu não implementaria para não fortalecer o lado dos visitantes em detrimento do aspecto da produção e venda de vinhos.

    Eu senti que ela tornou os visitantes mais estratégicos, em vez de ficar numa aleatoriedade de você pegar um visitante que não te serve pra nada e o seu oponente pegar um que caiu como uma luva, afinal de contas eles continuam presentes no jogo, porém não me pareceu que diminui a força dos contratos, especialmente pq os visitantes que dão pontos sempre pedem coisas em troca. Mas no fim, são todas apenas sugestões que podem ou não ser utilizadas. :D

    5
  • tuliobarros
    1756 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros04/10/20 14:43
    tuliobarros » 04/10/20 14:43

    Esse post casa muito com o do @correiomar: Viticulture: É Quebrado mesmo ou não?


    Lembro quando joguei Viticuture, que um dos jogadores teve que gastar muitas ações puxando carta até uma que valesse a pena.

    Eu implementaria essas regras na minha jogatina, sem problema. Você tem o base ou o essencial? O que você sentiu de melhora? O baralho rodou muito mais rápido?

    2
  • shagrath1987
    168 mensagens MD
    avatar
    shagrath198704/10/20 14:48
    shagrath1987 » 04/10/20 14:48

    tuliobarros::Esse post casa muito com o do @correiomar: Viticulture: É Quebrado mesmo ou não?


    Lembro quando joguei Viticuture, que um dos jogadores teve que gastar muitas ações puxando carta até uma que valesse a pena.

    Eu implementaria essas regras na minha jogatina, sem problema. Você tem o base ou o essencial? O que você sentiu de melhora? O baralho rodou muito mais rápido?

    Eu tenho o Essential, mas já encomendei a Tuscany e a Rhine Valley. 
    Achei que aumentou muito a parte estratégica do jogo, mas sem matar os aspectos que fazem sentido serem aleatórios. Também senti que agilizou um pouco o jogo  porque você consegue traçar melhor as estratégias.

    2
  • Helton Leite
    274 mensagens MD
    avatar
    Helton Leite04/10/20 15:20
    Helton Leite » 04/10/20 15:20

    Sempre que este tema (house rules) vem à tona, eu sempre questiono se os autores do jogo nunca pensaram nas "sacadas" que jogadores (casuais ou nem tanto) tiveram... Não estou aqui para julgar. Cada um joga seu jogo da maneira que mais lhe agrada. Para mim, regra vem no manual. Imagino que foram feitos inúmeros testes antes de implementar cada regra. Cálculos são feitos para se definir pontuação, quantidade de cartas, ações disponíveis, etc... Se, ainda assim, o jogo não me agrada, vou partir pra outro. 

    6
  • shagrath1987
    168 mensagens MD
    avatar
    shagrath198704/10/20 15:47
    shagrath1987 » 04/10/20 15:47

    Helton Leite::Sempre que este tema (house rules) vem à tona, eu sempre questiono se os autores do jogo nunca pensaram nas "sacadas" que jogadores (casuais ou nem tanto) tiveram... Não estou aqui para julgar. Cada um joga seu jogo da maneira que mais lhe agrada. Para mim, regra vem no manual. Imagino que foram feitos inúmeros testes antes de implementar cada regra. Cálculos são feitos para se definir pontuação, quantidade de cartas, ações disponíveis, etc... Se, ainda assim, o jogo não me agrada, vou partir pra outro. 

    Eu não acho o jogo oficial ruim, apenas acho que ele pode ter a sorte mitigada e ficar mais estratégico.
    Sim, jogos são testados, pensados e repensados, mas coisas podem passar batidas, tanto é verdade que vira e mexe vemos segundas, terceiras, quartas, etc. edições do mesmo jogo sendo lançadas.

    Faz 3 anos que estou estudando, pensando e repensando a criação de um jogo, e mesmo com tanto esforço sei que ainda vou precisar fazer e mexer em muita coisa, faz parte.

    De modo algum o jogo me desagradou, porém eu senti que com esses ajustes ele ficou melhor para o meu gosto, só isso, e eu sei que outras pessoas também tinham reclamações semelhantes, por isso fiz questão de compartilhar. Um dos designers chegou a se manifestar num post sobre esse assunto no BGG. Não vejo problema e fazer coisas do tipo, o problema seria precisar repensar o jogo inteiro, aí sim seria um jogo zoado. :D

    8
  • maueze
    1413 mensagens MD
    avatar
    maueze04/10/20 16:28
    maueze » 04/10/20 16:28

    Helton Leite::Sempre que este tema (house rules) vem à tona, eu sempre questiono se os autores do jogo nunca pensaram nas "sacadas" que jogadores (casuais ou nem tanto) tiveram... Não estou aqui para julgar. Cada um joga seu jogo da maneira que mais lhe agrada. Para mim, regra vem no manual. Imagino que foram feitos inúmeros testes antes de implementar cada regra. Cálculos são feitos para se definir pontuação, quantidade de cartas, ações disponíveis, etc... Se, ainda assim, o jogo não me agrada, vou partir pra outro. 

    Eu não gosto de house rule
    Maioria das vezes temos uma visao enviesada e amostragem ínfima.
    Essa exata proposta foi feita ao jamey que adotou inúmeras outras, mas essa em específico não. Vai contra o que ele quer temática ou mecanicamente do jogo.
    Tendo dito isso, nenhum jogo é tão testado a ponto de contemplar todos os cenários em todos os números de jogadores, designers humildes escutam feedbacks e modificam o jogo conforme a comunidade reporta algumas situações.

    3
  • Fabio_Mhfd
    189 mensagens MD
    avatar
    Fabio_Mhfd04/10/20 17:01
    Fabio_Mhfd » 04/10/20 17:01

    Nas minhas últimas partidas eu usei a dica 1, de ter dois decks de parreira. Realmente fica bem melhor. Antes disso tivemos partidas onde as uvas que algum jogador esperava não saiam nunca. As outras dicas são bem interessantes também. Vou testar quando der.

    1
  • Amaral
    1268 mensagens MD
    avatar
    Amaral04/10/20 17:15
    Amaral » 04/10/20 17:15

    A expansão Tuscany mitiga essa aleatoriedade das cartas porque tem o mercado no qual você troca tudo que não lhe serve por outras cartas, uvas, moedas e até pontos de vitória. Esperem jogar a Tuscany que muitas dessas house rules não serão necessárias. 

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