Dei uma olhada no vídeo e parabenizo seu trabalho! Inclusive já me inscrevi e curti o vídeo. Logo darei uma olhada nos outros vídeos.
Com isso dito, respeitosamente eu discordo de alguns pontos do vídeo.
O primeiro é a de que o manual e o jogo induzem você a pensar que o jogo é focado em produção de vinhos. Acho que fica muito claro que existe uma importância na plantação de uvas, e o jogo te permite a venda dos vinhos que você produz. Acho que o manual só quis se manter no tema e mostrar que vinho é mais uma das opções que o jogo oferece.
O segundo ponto é a parte em que você diz que o jogo é quebrado por às vezes comprar uma carta que não casa com as uvas que você tem e a estratégia que está fazendo. Eu vejo isso mais como o jogo te forçando a se adaptar, e é isso que vejo em jogos com muita gerência de mão e compra de cartas variadas. Você tem diversas formas de se adaptar quando o que você descreveu acontece:
-Tentar plantar outras uvas
-Tentar comprar outras cartas que tenham contratos melhores para as uvas que você produz
-Vender os vinhos das uvas que você produz e usar o dinheiro para outras ações
E por aí vai. Mesmo quando algo frustrante acontece, o jogo te dá opções para você reverter aquele azar que você teve, e acho que é por isso que a venda de vinhos sem precisar de contrato está lá.
É tipo quando você tá jogando Agricola e de repente em uma ronda vem algo que quebra o que você tá fazendo, porque você se vê obrigado a fazer outra coisa que seria melhor.
Ou quando você está jogando Exploradores, está jogando em cima de 2 ou 3 cores, e passam a vir cores que você não estava trabalhando. E aí? Vai continuar descartando essas cores novas ou vai guardar ou começar a trabalhar elas? É adaptação. E vejo o Viticulture dessa forma.
Em todos esses jogos que citei e outros com sistema de draft você pode perder para a sorte, é uma inconveniência do sistema de draft com cartas que possuem elementos tão diferentes.
Essas coisas não tornam o jogo quebrado, na minha opinião. São consequências do sistema de draft. Tem gente que não gosta dessas consequências, mas na minha opinião, não significa que seja quebrado. Sabemos que a possível consequência está lá pela existência do sistema antes de jogar.
Se isso frustrar tanto, existem variantes que podem reduzir essa frustração na hora da compra como você diz.
Tiveram jogos em que eu tava em desvantagem, veio coisa ruim, me adaptei e ganhei. Outros jogos vieram coisas ruins, me adaptei e perdi (mas não me senti frustrado, vi que a jogadora jogou bem). Tiveram jogos que decidi me manter no que eu tava pensando mesmo quando veio uma carta ruim e eu ganhei a "médio prazo" veio o que eu queria, fechei e me ajudou a ganhar.
O terceiro ponto seria sobre o jogo ter sido melhorado. Eu achei que quando você perguntou se o jogo era quebrado no título você estava falando do Viticulture Essential Edition exclusivamente. Entendi a sua comparação e achei super justo pegar o histórico, mas se a gente fizer isso, teríamos que pensar no fato de que Agricola também sofreu uma mudança gigantesca tirando cartas que consideravam quebradas ou inúteis. Seria o Agricola antigo quebrado? Seria o Agricola novo quebrado porque o teve um histórico de mudança entre uma versão e outra?
No mais, o vídeo foi bom apesar de eu não concordar. Gostei do formato e desejo sucesso! Estarei acompanhando seu trabalho.
Grande analise amigo!!! Eu poderia fazer videos nutella e falar o que as pessoas querem ouvir, eu sei exatamente o que elas querem ouvir, é isso que fazem a maioria dos canais do youtube não só de board game. Mas prefiro mostrar o que eu realmente achei, e claro, sem pretender ser o dono da verdade.
Eu entendo perfeitamente as suas ponderações, mas obviamente concordamos em discordar, rsrs.
tenho certeza que alguns ( talvez a minoria rsrs) concordem comigo e muitos certamente concordam com sua visão. Assim é a vida e assim deveriam ser as coisas, diversidade de ideias e análise, obrigado por discordar, opinar, participar e contribuir com o debate, e aguardo ansiosamente sua percepçao dos outros videos. Forte abraço !!
correiomar::
perdomo em relaçao ao xadrez, por exemplo, as brancas vencem estatisticamente 55% das partidas entre mestres utilizei milhóes de partidas do chessbase como referencia. Em um jogo entre não mestres, ou seja 99% dos mortais como eu, esse índice flutua pra mais e pra menos. Se eu jogar contra um jogador rankeado 400 pontos abaixo, a chance de vence-lo ainda é muito grande mesmo eu tendo as negras. Então eu vejo um jogo desequilibrado não porque ele tem 5 ou 10% de desequilíbrio.. mas o fato de um jogador mais experiente simplesmente não conseguir vencer o adversario inferior tecnicamente e que claramente nao tomou as melhores decisoes estrategicas ser favorecido pelas cartas ou pelos dados.. mas talvez esta seja uma visao muito euro que eu tenha rsrsrs.
Jovem, nem me arrisco a comentar sobre Xadrez porque estou há muito tempo sem me aventurar por essas terras hahaha. Já foi tempo que eu chegava a ler livros sobre estratégias, mas nunca deixei de ser um mero mortal. Nem ouso dizer meu ranking no xadrez. Não lembro precisamente quanto era, mas era bem mediano haha.
(segredo aqui só entre nós, eu sou muito poser, gosto de jogar jogos cabeça, mas na prática eu sou bem ruim na maioria deles )
correiomar::
perdomo em relaçao ao xadrez, por exemplo, as brancas vencem estatisticamente 55% das partidas entre mestres utilizei milhóes de partidas do chessbase como referencia. Em um jogo entre não mestres, ou seja 99% dos mortais como eu, esse índice flutua pra mais e pra menos. Se eu jogar contra um jogador rankeado 400 pontos abaixo, a chance de vence-lo ainda é muito grande mesmo eu tendo as negras. Então eu vejo um jogo desequilibrado não porque ele tem 5 ou 10% de desequilíbrio.. mas o fato de um jogador mais experiente simplesmente não conseguir vencer o adversario inferior tecnicamente e que claramente nao tomou as melhores decisoes estrategicas ser favorecido pelas cartas ou pelos dados.. mas talvez esta seja uma visao muito euro que eu tenha rsrsrs.
Jovem, nem me arrisco a comentar sobre Xadrez porque estou há muito tempo sem me aventurar por essas terras hahaha. Já foi tempo que eu chegava a ler livros sobre estratégias, mas nunca deixei de ser um mero mortal. Nem ouso dizer meu ranking no xadrez. Não lembro precisamente quanto era, mas era bem mediano haha.
(segredo aqui só entre nós, eu sou muito poser, gosto de jogar jogos cabeça, mas na prática eu sou bem ruim na maioria deles )
thyranicus::Sem novidades.... Stegmaier sendo Stegmaier... Trash total... argh..
Ranks 11, 20 e 21 do bgg. Eu diria que nada mal pra um designer, mas entendo que tá na moda odiar os jogos do cara.
Por que a popularidade dos jogos dele incomoda tanta gente?
thyranicus::Sem novidades.... Stegmaier sendo Stegmaier... Trash total... argh..
Ranks 11, 20 e 21 do bgg. Eu diria que nada mal pra um designer, mas entendo que tá na moda odiar os jogos do cara.
Por que a popularidade dos jogos dele incomoda tanta gente?
HAUHAUHAUA..tô nem aí pra ranking maninho... já passei dessa fase nos board games faz algumas décadas... hoje em dia prefiro curtir os jogos bons mesmo...
xwagx::Ranks 11, 20 e 21 do bgg. Eu diria que nada mal pra um designer, mas entendo que tá na moda odiar os jogos do cara.
Por que a popularidade dos jogos dele incomoda tanta gente?
É o que eu falei mais no começo. Como designer, há controvérsias por parte dos fãs e dos haters, mas como marqueteiro, é indiscutível, os números falam por si, o cara é um gênio. Se o jogo merece ou não estar lá, isso é outra história, o fato é que eles estão.
thyranicus::Sem novidades.... Stegmaier sendo Stegmaier... Trash total... argh..
Ranks 11, 20 e 21 do bgg. Eu diria que nada mal pra um designer, mas entendo que tá na moda odiar os jogos do cara.
Por que a popularidade dos jogos dele incomoda tanta gente?
Porque o que é entregue, é diferente do que é prometido. Como citado, ele é muito bom no marketing.
Tapestry mesmo foi um jogo que era acompanhado diariamente por muitos porque ele alimentava as redes sociais com o passo a passo.
Mas quando foi lançado, houve reclamações a ponto de já fazerem mudanças nas raças.
Enfim, os jogos são legais mas parece que são lançados as pressas.
Mas como já escreveram tanto sobre tanto, vou tentar colocar algumas coisas de outro jeito: Regras de jogos e tema podem ser descasados. Food Chain Magnate é um jogo mais sobre Gestão de Empresas e captura do cliente do que sobre fazer pizza e sanduíche. Em Mercado de Lisboa, quanto maior a oferta, mais os consumidores compram. Já joguei uma partida de Grand Austria Hotel com dados tão amaldiçoados que só fechei 5 quartos - o jogo se resumiu à trilha do Imperador.
Quando joguei Viticulture, o dono apresentou esse jogo como um jogo onde eu teria que administrar uma vinícola, com visitantes, contratos, etc. Imediatamente me vi transportado para a rota a uva e do vinho, na serra da gaucha. Tem vinícolas lá que vivem de receber milhares de turistas e fazem meia dúzia de vinhos.
Talvez o manual esteja "quebrado" no sentido de dar uma impressão errada do que é esperado do jogador.