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  3. Wingspan
  4. Wingspan - Aspectos Táticos e Estratégicos

Wingspan - Aspectos Táticos e Estratégicos

Wingspan
  • avatar
    evieira28/09/20 12:00
    avatar
    evieira
    28/09/20 12:00
    695 mensagens MD

    http://covildosjogos.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Fala-covileiros-2.png

    Já estava pretendendo escrever um artigo sobre a estratégia e tática do Wingspan há algum tempo. Além do jogo ser muito popular, é um jogo que me agrada muito onde tenho um razoável número de partidas jogadas. É um jogo que possui bastante “literatura” sobre seus aspectos táticos e estratégicos, o que permite uma análise mais profunda e abalizada.

    O lançamento da versão digital do jogo na Steam na semana passada (escrevo em Setembro de 2020) , apenas juntou a vontade de escrever com a oportunidade da pauta.

    Eu ia falar do aplicativo também, mas o Paulo já gravou um vídeo sobre o mesmo. Recomendo a todos que vejam o vídeo antes de ler o texto, caso ainda não conheçam o jogo.

    https://lh3.googleusercontent.com/uJINw88NNzVY8Mf2XoZ02cVPgXqQZ-a23uo81_fHqpACfskXOUg20XX3CkIbqQa6h_uYLQqccdR6OYxcBHE1FhfYOAsX7pjeQ3tV09i_FYnkrsdFg7V_F15yf288CmdgWa9B_8yU

    Componentes do jogo


    Antes de começarmos, cabem aqui os disclaimers comuns a esse tipo de artigo:

    1) eu joguei uma quantidade razoável de vezes, mas não me considero um craque em Wingspan (e em jogo nenhum, pra falar a verdade – sou um jogador esforçado);
    2) passei a vista na literatura existente e vou deixar referências ao final do texto;
    3) Como sempre, estejam a vontade para discutir os pontos aqui colocados.

    https://lh3.googleusercontent.com/JSokcPjZw83RA6tUhx9i3TzmqUx2ZJ-AUoPY0o9iCZC2Fy78RpEzsvfQSJ8edTNc7yp8eZDn5LhdeejXrT42dxIoJ6eAK5Qtkm5hzBVjlqF9A2nbptkxgBVGmeYIUsbXeHDvF8bP



    “Eles não param de migrar?”

    Wingspan é um jogo de Elizabeth Hargrave, lançado no início de 2019 pela Stonemaier Games. Com 170 cartas representando pássaros diferentes em cada uma delas, o jogo é basicamente um “engine building” baseado na compra de cartas e gestão de mão e recursos.

    Tematicamente, os jogadores representam “aficionados por pássaros” e sua tarefa é atraí-los para a sua reserva, que possui três habitats: a floresta, a campina e o mangue. A medida que os pássaros entram no seu habitat, eles enriquecem o bioma tornando a reserva cada vez mais atrativa a entrada de novos pássaros e a reprodução dos que vivem lá (os ovos).

    O jogo possui 4 rodadas com uma quantidade de turnos decrescentes (a primeira com 8, a última com 5). Isso equilibra o tempo do jogo, pois a medida que o jogador incrementa sua reserva com mais pássaros, suas ações se tornam cada vez mais poderosas. Cada rodada possui um objetivo comum, que pode ser abordado de forma competitiva (quem fizer mais vence) ou “amigável” (cada um pontua pelo que conseguir fazer). Isso deve ser decidido pelos jogadores no setup do jogo.

    No final, você pontua pelos pontos que as aves te dão, pelos ovos que estão postos nos ninhos, pelos objetivos de rodada, pelas cartas-bônus (objetivos individuais que você recebe no início do jogo e que pode ganhar adicionalmente durante a partida) e pelas comidas, presas e aves agrupadas (cartas colocadas embaixo de uma ave jogada, como resultado do poder desta – tematicamente é uma ave predadora ou aves que gostam de se juntar a outras).

    Em termos mecânicos os jogadores possuem basicamente 4 opções a cada turno:

    a) colocar aves de sua mão na reserva (pagando comida e ovos), 
    b) pegar comida no comedouro e ativar as aves da floresta;
    c) botar ovos e ativas as aves da campina;
    d) pegar novas cartas de aves e ativar as aves do mangue.

    Cada uma dessas ações se torna mais poderosa à medida que mais pássaros estejam no habitat correspondente, não só pelos poderes dos mesmos, mas porque a quantidade de recursos obtida também aumenta.

    Como se vê o jogo não é lá muito original em termos de mecânicas. Mas uma receita não precisa ser inovadora para fazer sucesso, basta usar bons ingredientes e ser bem executada. É exatamente isso que Elizabeth Hargrave faz em Wingspan. O jogo é muito bem ajeitadinho (embora existam algumas questões quanto ao seu equilíbrio, como veremos).

    Ser um jogo bem-feito não me parece justificativa suficiente para o tamanho do sucesso de WIngspan. Nos Estados Unidos, o jogo sumiu das prateleiras e chegou a ser vendido por mais de US$250,00 no mercado de usados. O que aconteceu?

    Isso é muito discutido e provavelmente as razões são muitas, mas eu vou citar aqui as que EU acredito terem sido mais fortes:

    • O tema inusitado gera uma curiosidade tanto em jogadores como em pessoas casuais. O mundo dos jogos é entupido de jogos de fantasia medieval, economia renascentista, guerras e ficção científica. Temas ligados a natureza e a vida ao livre é uma tendência relativamente nova e vem  sendo explorada com algum sucesso. Arboretum, Parks, Fotossíntese e Bosk são apenas alguns exemplos. Mas nenhum deles chega aos pés do interesse alcançado por Wingspan.
    • A qualidade do produto e o marketing: Jamie Stagmeier é, sem sombra de dúvida, o melhor produtor de jogos do mercado. Ele entendeu que vende jogos para adultos e estes vêem os jogos não apenas como um brinquedo, mas também como um item de decoração. Seus jogos são bonitos na estante e na mesa e ele sabe como ninguém usar as redes sociais para divulgar seus produtos. Seus lançamentos sempre geram imenso hype no mercado de jogos, o que às vezes até atrapalha, gerando decepção quando o jogo não é a oitava maravilha do universo (Tapestry, por exemplo). 
    • A acessibilidade: Hargrave conseguiu fazer um jogo que é relativamente fácil de explicar para pessoas não acostumada aos jogos, ao mesmo tempo que traz um desafio razoável para os jogadores tradicionais. Wingspan é uma espécie de “Plataforma 9 ¾”, um portal entre o mundo gamer e os seres humanos normais. 
    • O “Zeitgeist”: essa palavra em alemão significa “o espírito do tempo”, isto é, aquilo que uma sociedade aspira e defende num determinado período da história. Wingspan é claramente um produto de sua época: um jogo com um tema “ecológico” que respeita razoavelmente a ciência sobre o tema que utiliza, feito por uma mulher, apoiada por uma equipe quase inteira de mulheres, que possui interações majoritariamente positivas, etc.Tudo é planejado para gerar uma experiência agradável, com baixo nível de frustração dos jogadores.

    Wingspan é um daqueles casos onde o conjunto é mais do que a soma de suas partes e, pelo menos na minha opinião, merece todos os elogios e volume de vendas que recebeu. Aguardo ansiosamente suas expansões.

    https://lh6.googleusercontent.com/8fNC5H0gzC2adPmTfsL2z5rPZDrpe62TN1rt8hwRYHArCGHx7zQEIsZgLjtCojIXA-9vHX2ropYnCucdiZ_hBnmj75jzUYosTcZWi3JbFy_o0FsZBdB3OIa1la7fNWIk_mIxVq32

    Tabuleiro do jogador



    Aspectos Táticos e Estratégicos



    I – Elementos do Jogo


    O jogo dá a cada jogador 26 turnos e existem 15 espaços para colocar aves (5 em cada habitat). Dificilmente você vai completar todos, o mais provável é que você consiga colocar de 10 a 12 pássaros.

    Os pássaros tem como atributos “funcionais” a sua pontuação (de 0 a 9), o tipo de ninho que ele constrói, o tamanho de sua envergadura (de onde vem o nome do jogo), os habitats em que pode viver, a comida que precisa ser-lhe oferecida para que ele se instale no seu habitat e o poder que ele possui, que pode ser:

    a) nenhum;
    b) instantâneo (quando a carta é colocada em jogo);
    c) quando o habitat for ativado (é o mais comum) – marcado com a cor marrom;
    d) quando um adversário faz uma determinada ação – marcado com a cor rosa.

    O equilíbrio está em que pássaros que dão menos pontos são mais baratos (requerem menos comida) e possuem normalmente poderes melhores do que os pássaros que dão muitos pontos. Pássaros maiores ou tem poucos poderes ou ajudam os adversários (dão comida para todo mundo, por exemplo). 
    Aqui vai a primeira dica: busque colocar os pássaros mais baratos no início do jogo e os mais caros no fim. Normalmente, essa é a forma mais eficiente de jogar.

    As comidas presentes no comedouro não são igualmente distribuídas. Há uma probabilidade maior de sair Minhocas e Sementes do que frutas ratos e peixes. Isso é importante principalmente para quem está jogando aves que estocam esse tipo de comida.

    II – Setup


    A sua estratégia dependerá muito dos objetivos de fim de turno ,da carta objetivo inicial que você escolher e da sua mão inicial. O ideal é tentar ficar com cartas que ajudem nos objetivos de rodada (principalmente os dois últimos), ou que possam colocadas em jogo rapidamente. Se tiver que escolher entre essas duas prioridades, dê preferência a facilitar o início do jogo.

    Todo pássaro possui um tipo de ninho, isso é um parâmetro importante para a conclusão dos objetivos de fim de rodada ou das cartas-bônus. O jogo tem o cuidado de dizer nessas cartas o percentual de aves que atendem a condição exigida.

    As cartas-bônus são contra-intuitivas, pois nos lembram dos objetivos do War, mas estão longe de serem decisivas. São pontuações complementares, que vão lhe ajudar, mas que dificilmente devem ser o foco principal do seu jogo. Escolha a carta-bônus em função das cartas que você vai manter na mão e não o contrário!



    III – Estratégias Básicas:

    As possibilidades estratégicas são bem variadas, mas segundo um bom artigo do BGG (referência no final), existem 3 estratégias básicas:

    • Pontuar com Pássaros Grandes: a ideia é conseguir ter comida e aves de pontuação alta. Crie uma máquina capaz de gerar bastante comida na floresta e use a campina e o mangue para colocar as cartas de valor alto. Busque cartas que deem comida e cartas que lhe ajudem a reciclar sua mão (pois você estará sempre buscando as aves de alta pontuação que aparecerem). 
    • Estratégia da Granja: normalmente os últimos turnos de Wingspan são gastos colocando-se o máximo de ovos possíveis. A estratégia da granja tenta maximizar isso, enchendo a campina e colocando aves que chocam muitos ovos em todos os lugares possíveis. 
    • Estoque e Aglomeração: nada de distanciamento social. A ideia aqui é colocar aves que possuem ações de armazenar comida ou de juntar/comer outras aves. Se você for fazer essa estratégia, cuidado com os predadores. Eles normalmente dependerão da sorte para armazenar a carta (a envergadura da ave precisa ser menor que um determinado valor). Aquelas cartas que mandam rolar os dados também são suspeitas (lembre-se que peixe e rato tem menos probabilidade de saírem). Se você vai utilizar essas estratégia, lembre-se de ter sempre cartas na mão para poder colocá-las sob as aves. Compre tudo o que puder.

    Pessoalmente, eu não faço nenhuma dessas estratégias puras. Eu avalio a minha mão, de acordo com o que eu tenho e com os objetivos de fim de rodada, tento montar um plano. Se eu achar que preciso de muitas cartas, priorizo o mangue, senão priorizo a floresta. Acho muito dificil jogar sem colocar duas aves na floresta assim que possível.
    https://lh4.googleusercontent.com/e3ISBdmNNP0sT1C7OuHoFMEbO3DOkJlvM8HmYr3IUkqbw5JXxXIvb36JKSGgEhTSGmyyoUEJOXx2ZkGKuOo6XgLtnAgwY8_IW3paeEIPr5w-jKWxGDSbw7PNc_tp63ljhmX4saqG

    O Picapau e o Jubileu estão presentes!



    IV – Poderes:

    A graça de Wingspan está em combinar os poderes das cartas. São eles que vão tornar uma estratégia comum em algo que lhe dá grande vantagem sobre os adversários.

    Embora as cartas representem cada uma um pássaro diferente, os poderes podem ser classificados em poucos grupos. Uma primeira divisão é a que eu expliquei nos elementos do jogo. Dentro dessas divisões, existem também características comuns. 

    Há cartas que lhe dão novas cartas. Há cartas que lhe dão comida. Há cartas que ajudam a pôr ovos. Há os predadores (que comem uma outra ave se ela for menor que um determinado tamanho) e há as gregárias (que recebem uma carta, normalmente da sua mão, em seu grupo). 

    Mas existem dois grupos especiais que eu quero discutir aqui: os corvos (ravens) e as aves migratórias.

    • Corvos (Ravens): Há muita discussão na internet sobre essas cartas, que elas seriam um fator de enorme desequilíbrio no jogo, principalmente quando elas saem na mão de um jogador. Basicamente, elas permitem trocar um ovo por duas comidas quaisquer. No início do jogo, quando você rala para pegar uma comidinha sequer, isso é realmente é uma opulência. Sinceramente, eu nunca percebi essa força toda. E não lembro de ter caído com os corvos no início de um jogo. 
    • Aves Migratórias: São aquelas que, se forem a última carta do habitat, podem migrar para outro habitat. Eu particularmente acho essas cartas muito poderosas, pois você pode manipulá-las para reforçar o habitat que você pretende ativar na próxima ação. 


    É muito importante nesse jogo estar atento as cartas que saem, principalmente do início até o meio jogo. Mesmo que a carta não sirva para você, você deve negá-la ao seu adversário, se puder. Lembre-se que ela poderá servir para ser colocada embaixo de outra ave, ou servir de troca para comprar uma comida adicional. 


    V – Pontuação

    Em Wingspan a pontuação do vencedor normalmente ficará entre 70 e 100+. Acima de 80 costuma ser uma boa pontuação. 

    De maneira geral, metade dos seus pontos virá através das aves jogadas. É razoável colocar aves baratas para criar o “motor” do jogo, mas é preciso evitar colocar só ave de 1 ou 2 pontos. Mesmo enchendo-as de ovos, sua pontuação ficará muito limitada.

    As cartas-bônus normalmente dão algo entre 3 e 8 pontos. Não vale a pena mudar seu curso de jogo por elas, mas pontuar bem em uma ajuda. Se estiver muito fora do seu jogo, tente pegar cartas novas (existem aves que fazem isso). Se for fazê-lo, tente na primeira metade do jogo, quando você ainda terá alguma flexibilidade. Tentar comprar uma carta feita (a lá Ticket to Ride) costuma não dar muito certo. 

    Os objetivos de fim de rodada não são essenciais, mas convém não deixar os adversários soltos. Sempre se preocupe em pelo menos não zerar nenhum objetivo. Eu me esforço em tentar vencer o da terceira ou da quarta rodada.

    Os ovos são muito importantes. É a maneira mais fácil e óbvia de fazer pontos. Na última rodada, você precisa ter um motivo muito forte para fazer qualquer coisa que não seja botar ovos. Lembre-se que as aves vão estar provavelmente precisando de dois ovos para serem colocadas. E cada ovo é um ponto de vitória. Lembre-se que as comidas não valem nada no fim do jogo. Gaste-as sem pena para aumentar a quantidade de ovos colocada. 

    E por fim, temos as cartas e comidas estocadas. Se bem executadas, estratégias baseadas nisso podem ser muito fortes. Eu não sei fazer direito, acabo que estou sempre preocupado com outras coisas. 
    https://lh3.googleusercontent.com/krJcAlN9AGx4My5UtDVixQ8AvjvZ-7OGSrjL1PQeMmV6t7WovfacIdg70F0SpiKVPkJBudwKdnM_OfAoWeCHNcCVG16-7idvKXguOkByQ2pTffZQZ7ZKH5wUYvPcsK7QeQyKLh8E

    Partida em andamento

    Conclusão

    Embora Wingspan não seja um jogo muito original, ele oferece uma ótima experiência de jogo. E isso é o que conta.

    Em partidas mais casuais, ele será quase um “multiplayer solitaire”, mas com jogadores experimentados, atentos aos que os adversários estão tentando fazer, haverá grande competição pela comida e pelas cartas, fazendo com que os objetivos de fim de round sejam muito disputados. 

    Além disso, o jogo é sensorialmente agradável, a arte das cartas é simplesmente espetacular. Os ovos são muito legais, oferecidos em cores diferentes, e todos os componentes são bacanas (os manuais são em papel couché, nunca tinha visto isso). O único ponto fraco que eu encontro é o pequeno espaço da ação “Colocar Aves”, que ficou espremido no canto superior do tabuleiro individual dos jogadores.

    O automa é um dos melhores que eu conheço. Existe um aplicativo (extra-oficial, link nas referências) que o automatiza, permitindo que você praticamente só se preocupe com seu jogo

    Uma coisa onde poderia haver um pouco mais de variedade é nos objetivos de fim de rodada. A grande maioria envolve ovos e ninhos. Eu não sei como poderia ser feito, mas acho meio repetitivo. 

    Elizabeth Hargrave foi extremamente feliz em sua estréia com um jogo de caixa grande. Wingspan é um clássico moderno. Estou muito curioso em relação a seu próximo jogo, Mariposas (para que sair do tema das asas, se deu tão certo)?

    Não perdemos por esperar!


    Referências

    Wingspan, Initial Strategy Discussion – por Matias W e outros, disponível em https://boardgamegeek.com/thread/2126040/initial-strategy-discussion.

    11 Wingspan Strategy Tips – por Emily, disponível em https://mykindofmeeple.com/wingspan-strategy-tips/

    Wingspan Automa – https://myautoma.github.io/#wingspan

    She invented a board game with science integrity. It´s taking off – por Siobhan Roberts, disponível em https://www.nytimes.com/2019/03/11/science/wingspan-board-game-elizabeth-hargrave.html

    http://covildosjogos.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Eduardo-vieira-foto.png
    Eduardo Vieira é analista de sistemas, e participa do Hobby desde 2018, mas vem tentando descontar o tempo perdido! É casado, mora no Rio de Janeiro e vive reclamando que não tem parceiros para jogar tudo que compra!

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    Comentários:

  • cleitonpoa
    376 mensagens MD
    avatar
    cleitonpoa28/09/20 12:45
    cleitonpoa » 28/09/20 12:45

    Joguei 4 partidas com mesas cheias e adversários diferentes. Nas 4 usei a estratégia só de adquirir aves com pontuação alta e ganhei em 3 e segundo lugar em uma (nem me preocupei muito com os objetivos de rodada). Pro meu gosto achei meio quebrado isso. 
    Mas no geral achei um jogo OK, nada de mais, me surpreendeu o sucesso atingido e não o jogo em si.

    Bom texto, parabéns. 

    1
  • evieira
    695 mensagens MD
    avatar
    evieira28/09/20 13:42
    evieira » 28/09/20 13:42

    cleitonpoa::Joguei 4 partidas com mesas cheias e adversários diferentes. Nas 4 usei a estratégia só de adquirir aves com pontuação alta e ganhei em 3 e segundo lugar em uma (nem me preocupei muito com os objetivos de rodada). Pro meu gosto achei meio quebrado isso. 
    Mas no geral achei um jogo OK, nada de mais, me surpreendeu o sucesso atingido e não o jogo em si.

    Bom texto, parabéns. 

    Obrigado pelo feedback!
    Eu não vejo esse desequilíbrio todo não. As partidas aqui são bem disputadas.
    O que acho que equilibra o jogo é que as aves caras normalmente aceitam poucos ovos. Talvez seus adversários tenham ficado tentando a mesma coisa que você e não se perceberam dessa possibilidade.

    Bem, é só um palpite!

    Sds,

    Eduardo

    1
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas28/09/20 14:13
    RFreitas » 28/09/20 14:13

    Excelente texto! Adoro essa linha de discussões estratégicas.


    evieira::Obrigado pelo feedback!
    Eu não vejo esse desequilíbrio todo não. As partidas aqui são bem disputadas.
    O que acho que equilibra o jogo é que as aves caras normalmente aceitam poucos ovos. Talvez seus adversários tenham ficado tentando a mesma coisa que você e não se perceberam dessa possibilidade.

    Bem, é só um palpite!

    Sds,

    Eduardo

    Eu também, nas minhas poucas partidas (cerca de seis), não senti o jogo quebrado. O que acho é que há um incentivo muito forte a gastar boa parte das ações da última rodada (se não todas) pondo ovos. Isso me pareceu dar uma cara muito similar a quase todo fim de partida.
    Mas em relação às aves de muitos pontos, elas têm dois custos significativos: não só exigem muitos recursos, mas com gasto vc poderia baixar duas aves e melhorar bem seu motor (custo de oportunidade). Por isso, no começo, eu tambem tendo a optar por aves baratas, mais pra melhorar minhas ações mesmo.

    3
  • evieira
    695 mensagens MD
    avatar
    evieira28/09/20 15:13
    evieira » 28/09/20 15:13

    RFreitas::Excelente texto! Adoro essa linha de discussões estratégicas.


    (...) O que acho é que há um incentivo muito forte a gastar boa parte das ações da última rodada (se não todas) pondo ovos. Isso me pareceu dar uma cara muito similar a quase todo fim de partida.

    RFreitas,
    Esse pra mim é o principal defeito técnico do jogo. É muito difícil ter algo que vale mais do que botar ovo nas últimas rodadas da partida. A não ser que você tenha ignorado completamente a trilha do meio (o que é difícil, uma vez que você precisa de ovos durante a partida).
    Normalmente, uma ave nova estará custando os recursos dela (que você gasta ações buscando) e provavelmente mais dois ovos. Uma ave de seis pontos na verdade estará valendo 4. Você pode conseguir isso facilmente rodando a trilha do meio (talvez tendo que incluir um alimento qualquer para aumentá-la).

    Eu não acho que isso desequilibre o jogo. Só acho que fica previsível demais.

    Obrigado pelo Feedback! Eu gosto quando o artigo leva as pessoas a discutirem os temas. Não pretendo ter a "última palavra" sobre nada!

    Sds,

    Eduardo

    2
  • acarpinelli
    820 mensagens MD
    avatar
    acarpinelli28/09/20 15:26
    acarpinelli » 28/09/20 15:26


     excelente texto. Wingspan é um dos preferidos aqui em casa

    2
  • cheMelo
    115 mensagens MD
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    cheMelo28/09/20 17:50
    cheMelo » 28/09/20 17:50

    Excelente texto, muitas das dicas eu já fazia de maneira não pensada, meio que na intuição. Tenho bastantes partidas desse jogo (por volta de 30) e não vejo uma estratégia mais eficiente que outra. Sobre o final ser espremer ovos, eu não vi isso sendo unanimidade nas minhas partidas. O que mais vi até hoje foram finais onde se tinha uma corrida para descer aves que pontuam bastante. 

    Por ultimo, queria dizer que eu quase arrependi de ter comprado o jogo, pelo valor investido. Mas que depois que eu passei a entender melhor a engine das cartas, ele saltou pro meu top 3, até então o melhor engine building pra mim era o Imperial Settlers.

    2
  • evieira
    695 mensagens MD
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    evieira28/09/20 18:15
    evieira » 28/09/20 18:15

    cheMelo::Excelente texto, muitas das dicas eu já fazia de maneira não pensada, meio que na intuição. Tenho bastantes partidas desse jogo (por volta de 30) e não vejo uma estratégia mais eficiente que outra. Sobre o final ser espremer ovos, eu não vi isso sendo unanimidade nas minhas partidas. O que mais vi até hoje foram finais onde se tinha uma corrida para descer aves que pontuam bastante. 

    Por ultimo, queria dizer que eu quase arrependi de ter comprado o jogo, pelo valor investido. Mas que depois que eu passei a entender melhor a engine das cartas, ele saltou pro meu top 3, até então o melhor engine building pra mim era o Imperial Settlers.

    Obrigado pelos comentários!
    Eu acho que um dos pontos fortes de Wingspan é exatamente a sua objetividade. É um jogo fácil de explicar. A única dificuldade que os leigos tem é entender que colocar a carta não é ativar a carta.

    O Imperial Settlers é, com certeza, um jogo bem mais rebuscado de mecânicas e técnica do que o Wingspan. Mas, por isso mesmo, é um jogo que vai pouco para a mesa. Você tem que explicar as 4 facções para os jogadores. A cartas funcionam de várias formas diferentes. É muita coisa acontecendo. Você precisa de um grupo que goste e conheça imperial settlers para joga-lo frequentemente.
    Sds,

    Eduardo

    1
  • Rimor
    1150 mensagens MD
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    Rimor29/09/20 17:52
    Rimor » 29/09/20 17:52

    Por mais sensível que seja o esquema de alterar o design original, eu uso 4 pássaros com um debuf, um enfraquencimento.
    São os seguintes: COMMON RAVEN+CHIHUAHUAN RAVEN e KILLDEER+FRANKLIN'S GULL

    os corvos passam a dar 1 alimento ao invés de 2, e os outros 2 passam a dar 1 carta ao invés de 2

    essas "gracinhas" se rodarem no early game fazem estrago. Tem grupo que se jogar até 4 jogadores faz com que vá pra mão inicial 1 deles para cada jogador, pra garantir a presença de algo forte para todos.
    estou apenas compartilhando e AFIRMO que com o downgrade eles ainda fazem muito jogo. 

    ou simplesmente ignore :P e deixo o fator "trocentos pássaros" falar mais alto hehe mas vale dizer que tem um tópico com o próprio stegmaier que apadrinhou titia elizabeth dizendo que está ligado nessa questão, e outra pessoa de dentro da empresa dizendo que os corvos enchem o saco pq são ONE BIRD MACHINE e tem coisa pra equiparar e dependendo superar, mas são MULTIPLE BIRD MACHINES
    https://boardgamegeek.com/thread/2247955/problem-ravens


    nssa questão de ser one bird ou multiple bird o sadio é o multiple, pq envolve buscar as cartas, competir com os oponentes por elas, gerenciar para elas irem pra campo efetivamente etc

    enfim, esse assunto é velho, mas o tópico de estratégia aqui é novo, daí fica como contribuição :D

    1
  • Doidera
    972 mensagens MD
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    Doidera30/09/20 00:32
    Doidera » 30/09/20 00:32

    Muito boas dicas, quero utilizá-las nas próximas partidas, quando Deus permitir.

    Fico muito feliz pelo lento mas crescente aumento na quantidade de tópicos com discussões estratégicas, em meio e tantos tópicos de vídeo (tô fora), tópicos redundantes tratando de assuntos já abordados ou ainda de besteiras desnecessárias de todo tipo que só incham o fórum com lixo (sem desrespeitar ninguém em particular).

    2
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