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Kingdom Builder: o Gabarito

Kingdom Builder
  • V1Pp
    15 mensagens MD
    avatar
    V1Pp28/09/20 19:29
    V1Pp » 28/09/20 19:29

    Sensei, você contou o milagre mas não disse o nome do santo!

    Eu entendi a otimização do tabuleiro, a escolha sobre os objetivos a cumprir, a questão é como se planejar pra fazer isso.

    Digo, como 'correr' para pegar os poderes e fazer as ações extras? Já que a sorte pode não ajudar.

    Vejo que o porto é absolutamente necessário pra cumprir o mercadores nesse setup. Mas é preciso pegá-lo logo, não?
    Sem contar que só tem um (local) no tabuleiro. E se seu adversário for atrás tb? Dependendo como ele atravessar, inviabiliza vc cruzar o rio rs.
    Lembrando que precisa deixar uma casinha encostada lá pro poder continuar ativo.

    É muito difícil se distribuir assim no tabuleiro burlando a lei da adjacência. Então antes do porto devo correr atrás da torre e do celeiro pra fazer o combo ninja? Começo por qual? O que sair primeiro? Vou ter que voltar a ler a parte 1...

    Como o Kasparov do KB joga ? Ele se importa com o que vc está fazendo ou fica só no jogo dele? Faz block? Tem 'corrida'? Imagino que a dinâmica do jogo mude de acordo com o número de jogadores.

    Essa distribuição em 4 setores é sempre ideal ou depende muito dos objetivos?

    Com apenas 10 cartas de objetivos, escolhendo 3,  se minha matemática tosca estiver certa, temos um cenário de 120 combinações de objetivos... é muita coisa pra pensar.



    []

    1
  • LuisPerdomo
    653 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo28/09/20 21:47
    LuisPerdomo » 28/09/20 21:47

    geotermal::Seus posts são geniais! É bom demais ver alguém falando com tanto entusiasmo sobre o que gosta. Mesmo que não tenha visto nada demais no Jaipur e no Kingdom Builder, ler suas análises deles já valeu o tempo. Ainda vou os outros reviews com o tempo.

    Tou aguardando agora os reviews dos próximos que você citou, esperando que esses outros aí tenham sido só o esquente pra brincadeira começar de verdade agora :D...menos o do The Estates, obviamente, que parece ser jogo de bilionário opressor. Os outros são todos ótimos, excelentes ou me interessam muito uma leitura para ver se vale a pena de verdade (Tash-Kalar e The Crew).

    Muito obrigado pelas palavras de carinho. :)

    De fato, é uma questão de perspectiva, não tem certo nem errado. Não tem "gabarito" nesse caso ;). Gosto é pessoal e intransferível. O que fazemos é expor nossas ideias e percepções para que os demais possam tomar suas próprias conclusões. Você nunca vai me ver escrevendo algo como "COMPRE ESSE JOGO!"  (exceto por esse post aqui hahaha).

    Esses reviews vão ficar mais pro final do ano porque eles vão levar um pouco mais de tempo para sua elaboração.

    The Estates é muito bom hahaha, é um design inteligentíssimo, não tem nada que pareça fora do natural dentro das mecânicas que compõem o jogo. Só tem dois probleminhas: é muito difícil de encontrar e por isso muitas vezes caro (eu encontrei num leilão aqui de bobeira por acaso); e é de longe o jogo mais cruel da minha coleção. Sério, esse jogo é de uma safadeza sem precedentes. Aquilo nem pode ser chamado de "Take that!", é algo muito pior... Eu devo ser masoquista porque eu odeio Take that!, mas adoro esse jogo em particular. Acontece que esse jogo é praticamente zero sorte, então você consegue antecipar tudo que pode acontecer. Antecipar é diferente de controlar a situação, mas você pode ao menos intervir pra tentar contornar o cenário vigente... Eeeee eu já estou escrevendo o review aqui, não estou? Cenas dos próximos episódios.

    Eu sou mega suspeito pra falar de Tash Kalar, Vlaada é meu designer favorito, eu tenho Tash Kalar e todas as expansões. Gosto pouco do jogo, sabe? Mããããããssss, assim como The Estates, ele definitivamente não é pra todo mundo. Ele é muito, mas muito abstrato. Eu adoro jogos abstratos, mas não é todo mundo que curte mastigar areia. Jogo em qualquer contagem, mas sinceramente prefiro muito mais com 2 pessoas somente. O jogo também consegue ser bem desequilibrado (beirando o frustrante) se colocar jogadores de níveis diferentes. Um jogador experiente (não eu) vai trucidar um novato. Cenas dos próximos episódios...

    The Crew é um jogo de vaza cooperativo e a forma como eles conseguiram juntar essas duas características é simplesmente genial. Já tive a oportunidade de jogá-lo com pessoas que adoram jogos clássicos de vaza, mas que não têm muita experiência com boardgames modernos, muito menos jogos cooperativos (spoiler: eles acharam horrível). Também tive a oportunidade de jogar com pessoas que jogam boardgames modernos com frequência, mas que, por outro lado, não manjam nada de jogos de vaza (sueca, truco, copas fora, etc.)... (spoiler: vencemos as 6 primeiras missões logo de cara e só íamos jogar umazinha). Contudo, The Crew é um jogo que, assim como Tash Kalar e The Estates, precisa de uma galera muito específica pra rodar bem. Tem que ser uma galera que abrace a proposta do jogo. Se as pessoas não se identificarem e não entenderem a essência desses jogos, a experiência vai ser horrível. (Spoiler: Ainda prefiro Hanabi, mas é uma competição injusta. Joguei The Crew umas 10 vezes, Hanabi eu joguei mais de 100. The Crew tem um enorme potencial pra subir mais no meu ranking pessoal, só peca no fator catequização de novos adeptos. Talvez pela experiência, ache mais fácil evangelizar a galera nova no Hanabi, se tratando de jogos de cartas cooperativos).... Eeeeee estou escrevendo um review aqui já de novo, não é mesmo? Enfim... cenas dos próximos episódios.

    1
  • phcelos
    47 mensagens MD
    avatar
    phcelos28/09/20 22:40
    phcelos » 28/09/20 22:40

    Também luto para esse jogo ser mais reconhecido. hehe

    1
  • LuisPerdomo
    653 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo28/09/20 23:12
    LuisPerdomo » 28/09/20 23:12

    V1Pp::Sensei, você contou o milagre mas não disse o nome do santo!

    Eu entendi a otimização do tabuleiro, a escolha sobre os objetivos a cumprir, a questão é como se planejar pra fazer isso.

    Nossa, comentários como esses me enchem de emoção, sério. Você está absolutamente certo, jovem. Corretíssimo em todos os seus questionamentos. Falhas minhas. Fiquei cego dentro da minha própria percepção do jogo e omiti coisas que eram mais intuitivas pra mim em função de inúmeras partidas, mas que certamente não são tão óbvias assim numa primeira abordagem. Vamos ver se eu consigo me redimir nessa resposta.
    V1Pp::Digo, como 'correr' para pegar os poderes e fazer as ações extras? Já que a sorte pode não ajudar.

    Ah, jovem. Isso é muito simples :D. Nessa configuração do exemplo discutido na análise, o porto, visivelmente a localidade especial mais importante para se completar o objetivo individual mais rentável está adjacente a desertos e cânions. A solução é simples: é só abrir de cânion ou de deserto antes dos seus coleguinhas que está tudo certo! ;)... Ah não, espera. Isso não depende da gente! Podes crer. O que fazer nesses casos?
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cafdb_q18aek.png

    A primeira coisa que você precisa ter em mente é: Existem habilidades que são visivelmente melhores do que outras em certas configurações? Sim, evidentemente. Elas são imprescindíveis para se vencer um jogo? Não! Vai ser mais difícil, mais desafiador, mas não se trata de um jogo perdido. Não entregue a toalha ainda. Por quê?
    1. Você ainda pode pegar o segundo tile de porto, mesmo que tardiamente.
    2. Mesmo que você não pegue, seu oponente nem sempre vai ter tudo o que ele quer. Às vezes ele também vai comprar um terreno ruim de vez em quando. Normalmente a gente está tão focado no nosso que a gente esquece que nossos oponentes também zicam de vez em quando. Contudo, não conte apenas com isso. 
    3. Você ainda pode fazer jogadas ótimas dentro do seu escopo de ação. O que fazer?
    As prioridades são:
    a: Faça o que te beneficia mais antes de mais nada. Quando você ganha uma vantagem competitiva, você está na frente de todos os seus oponentes. Quando você bloqueia alguém, você bloqueia um oponente só em particular.
    b: Faça o que pode te beneficiar no médio prazo, prepare o terreno, literalmente.
    c: Bloqueie seu oponente*
    *b e c podem trocar dependendo do momento do jogo (b normalmente muda de ordem com c do meio para o final do jogo)
    Como fazer "a"?
    A pergunta que você sempre tem que se fazer é: "Qual é a melhor coisa que eu posso fazer com esse tipo de terreno inicial?"
    A segunda pergunta que deve vir logo em sequência é: "Por quê?"
    Usando o exemplo dessa configuração no mapa, alguns exemplos:
    - Se eu sacasse cânion ou deserto e o porto estivesse disponível, indubitavelmente eu iria para o porto;
    - Se não tivesse disponível e eu pegasse deserto, eu iria pra torre no quadrante sudoeste deixando as três casinhas sem encostar nos cânions, só nos campos floridos. Se você encostar no cânion, você vai comprometer a sua próxima carta de cânion e ela será inútil. Se você encostar nas flores, você ainda pode conseguir uma segunda torre no próximo turno, se você comprar campos floridos. Se você comprar outro deserto, antes de colocar as três casinhas da carta, você usa a torre para colar no deserto do norte, dado que você não tem nenhuma adjacência com a borda do tabuleiro, então a primeira casinha de borda será livre. As casinhas seguintes você usa pra pegar o celeiro norte e já terá um pouco mais de flexibilidade para o próximo turno, além de poder separar as casinhas futuras para descolar alguns pontos dos ermitões. Aproveite e coloque uma casinha adjacente aos campos floridos do norte para, caso pegar outra carta de campo florido, você já conecta no castelo. 

    - - Outra possibilidade seria usar a primeira torre naquela ilha com o castelo no setor nordeste do tabuleiro. Você não teria uma segunda ficha da habilidade logo de cara, mas já teria uma adjacência livre da borda para outra casinha livre para o uso da próxima torre, uma vez que você vai preencher os desertos daquele castelo, inviabilizando torres futuras naquele castelo e garantindo mais pontos com a carta dos construtores.
    * Entre a primeira e a segunda, é uma questão de leitura de mesa, ver o que os outros estão fazendo, etc.

    - Se eu comprasse cânion e o porto não estivesse disponível, eu também iria na torre central adjacente aos cânions pela mesma flexibilidade de poder escolher a primeira borda livre. Mesmo que você saque deserto, por exemplo, você não precisaria colocar suas casinhas no deserto adjacente às casinhas da sua torre. Vide o exemplo anterior.

    - - A taverna central também seria uma opção consistente, porém arriscada porque ali você comprometeria suas adjacências com desertos ou campos floridos e isso você quer evitar. Você sempre deve procurar por flexibilidade.

    - Mais um exemplo. Campos na cor verde claro, eu provavelmente começaria de torre, seguindo a ordem de prioridades, mas se a torre estivesse ocupada, eu iria de linha reta na taverna no setor sudeste já se antecipando pra eventualmente colar aquela taverna no castelo acima usando a habilidade da própria taverna. Isso comprometeria as florestas, todavia. Faz parte do jogo. Bloquear o castelo na ilha nordeste é uma opção válida também, apesar de não conceder habilidade inicial, ainda é uma boa jogada porque você teria os campos verdes livres para a próxima eventual compra e o deserto, por mais que não seja a compra desejada, ainda assim é aceitável porque você estaria contornando o castelo ganhando muitos pontos (castelo + construtores) e potencialmente inviabilizando o castelo para seus oponentes que tentarem conectá-lo com os mercadores. Mesmo que eles tenham o porto, isso seria bem difícil. O celeiro noroeste ameaçando conectar o castelo mais abaixo dele seria minha terceira opção. Questão de gosto mesmo.

    Enfim, você tem opções. Elas podem ser opções sub ótimas num primeiro momento, mas se você tirar o máximo que você pode daquilo, você ainda pode se manter competitivo. Não é porque o oponente tem o porto que ele vai ganhar. Ganha nesse jogo quem erra menos, esse é o maior mitigador da sorte. No começo é muito difícil de afirmar o que é verdadeiramente mais correto. Você faz pequenas apostas e se compromete com as adjacências que escolhe em função do preço por adquirir aquela ficha de habilidade. Independentemente disso, se você sempre fizer a "melhor jogada" dentro de um contexto perfeitamente lógico e coerente: "estou fazendo essa escolha porque estou me antecipando a isso, isso e isso", você não vai ter espaço para se lamentar que não teve sorte, você se antecipou a aquilo. Variância estatística faz parte.

    No meio para o final do jogo, uma vez que você eventualmente não vai ter novas fichas para adquirir, ou elas simplesmente não são mais tão interessantes assim ("está muito tarde para eu me preocupar com isso agora"), você passa a focar mais em bloquear seus oponentes se, e somente se, você sabe que negar aqueles pontos para o seu adversário será mais vantajoso do que ganhar os pontos para você mesmo. Você literalmente faz as contas "se eu bloqueá-lo aqui, ele perde 10 pontos; se eu ficar na minha, eu ganho 5 pontos". Se esse cara tá ganhando de você, não pense duas vezes. O que não pode acontecer é você ficar tipo "block, block, block, êê, vamos bloquear, hihihi". Bloquear pelo prazer de negar seu oponente alguma coisa não compensa os pontos perdidos por uma jogada que você poderia ganhar muito mais pontos para si mesmo. Lembre-se, você ganhando pontos pra si, você está na frente de todos os seus oponentes.

    A jogada ideal sempre é tentar conciliar o melhor dos mundos: ganhar pontos pra si E ainda por cima bloquear seus oponentes de tabela. Sabemos que nem sempre isso é possível.

    Normalmente, quando seu oponente tem porto e você não, você tende a bloqueá-lo mais pra tentar minar a vantagem que ele adquiriu sobre você. Sempre seguindo o princípio "o que rende mais pontos no final: bloquear 1 ou pontuar eu mesmo contra os demais?".

    Outros exemplos eu vou deixar para vocês descobrirem por conta própria. Esse jogo é muito situacional.

    V1Pp::É muito difícil se distribuir assim no tabuleiro burlando a lei da adjacência. Então antes do porto devo correr atrás da torre e do celeiro pra fazer o combo ninja? Começo por qual? O que sair primeiro? Vou ter que voltar a ler a parte 1...

    O combo ninja da torre + movimentação de casas é muito mais eficiente primeiro com o curral, depois um pouco menos eficiente com o porto em situações específicas. Com o celeiro, na maioria dos casos, você teria que deixar de usar a torre dois turnos para poder sair completamente de uma adjacência de borda e liberar uma borda nova. Pode valer a pena ou não. O gasto de ações é bem grande, ficar sem usar as habilidades pra evitar colocar ainda mais adjacências, mas pode compensar se essas adjacências de borda forem verdadeiramente inúteis. Não usar as habilidades também é uma opção. Às vezes é ainda mais poderoso do que usá-las. Você não tem que usar o tempo todo. Tem que usar no momento certo! Discutir o "momento certo" daria um livro. Melhor jogar mais partidas e se acostumar com a tentativa e erro: "eu sei por experiência que se eu fizer isso, vai dar m#$@%"
    V1Pp::Como o Kasparov do KB joga ? Ele se importa com o que vc está fazendo ou fica só no jogo dele? Faz block? Tem 'corrida'? Imagino que a dinâmica do jogo mude de acordo com o número de jogadores.

    Pra mim, o verdadeiro Kasparov desse jogo é aquele maluco russo que eu comentei no tutorial anterior :D. Aquele cara dificilmente erra. Mesmo quando ele dá azar, ganhar dele ainda é tarefa árdua. 
    A dinâmica do jogo certamente muda bastante com o número de jogadores. Quanto mais jogadores tem, menos controle do que os outros estão fazendo você tem, então priorizar você mesmo é quase sempre a melhor opção. Por outro lado, como tem mais gente na parada, inevitavelmente você vai acabar bloqueando os caras por uma questão de espaço restrito mesmo, então jogadas como "tirar vantagem da situação e ainda sacanear o jovem coleguinha" são mais frequentes. Contudo, eles podem fazer o mesmo. Particularmente prefiro jogar o jogo com 2~3. Às vezes 4. Cinco eu acho muito caótico. Aí sim é mais sorte do que habilidade, reconheço. Esse jogo não foi feito pra 5, do mesmo jeito que Dominion não foi feito pra 6. Você pode jogar? Pode, mas não recomendo.
    V1Pp::Essa distribuição em 4 setores é sempre ideal ou depende muito dos objetivos?

    Depende dos objetivos. Se não tiver nenhum objetivo na mesa que sugira que você deve ocupar um determinado setor, então não necessariamente você precisa ocupar todos eles. É perfeitamente possível vencer ignorando alguns setores total ou parcialmente em alguns casos mais específicos. A diferença é que, independentemente dos objetivos, cada setor te dá uma flexibilidade diferente, habilidades diferentes, castelos, etc.. Elementos que devem ser levados em consideração.
    V1Pp::Com apenas 10 cartas de objetivos, escolhendo 3,  se minha matemática tosca estiver certa, temos um cenário de 120 combinações de objetivos... é muita coisa pra pensar. 

    Quer mais rejogabilidade do que isso? :D
    Agora multiplique isso por todas as combinações de tabuleiros possíveis. (preguiça de pensar nessa conta, já escrevi demais)
    V1Pp::[] 

    Espero ter ajudado a esclarecer um pouco as coisas. 
    Abraço.

    2
  • LuisPerdomo
    653 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo28/09/20 23:13
    LuisPerdomo » 28/09/20 23:13

    Paulo Ranger::Também luto para esse jogo ser mais reconhecido. hehe

    Boa. Parabéns pela iniciativa :)

    1
  • geotermal
    93 mensagens MD
    avatar
    geotermal28/09/20 23:14
    geotermal » 28/09/20 23:14

    LuisPerdomo::
    geotermal::Seus posts são geniais! É bom demais ver alguém falando com tanto entusiasmo sobre o que gosta. Mesmo que não tenha visto nada demais no Jaipur e no Kingdom Builder, ler suas análises deles já valeu o tempo. Ainda vou os outros reviews com o tempo.

    Tou aguardando agora os reviews dos próximos que você citou, esperando que esses outros aí tenham sido só o esquente pra brincadeira começar de verdade agora :D...menos o do The Estates, obviamente, que parece ser jogo de bilionário opressor. Os outros são todos ótimos, excelentes ou me interessam muito uma leitura para ver se vale a pena de verdade (Tash-Kalar e The Crew).

    Muito obrigado pelas palavras de carinho. :)

    De fato, é uma questão de perspectiva, não tem certo nem errado. Não tem "gabarito" nesse caso ;). Gosto é pessoal e intransferível. O que fazemos é expor nossas ideias e percepções para que os demais possam tomar suas próprias conclusões. Você nunca vai me ver escrevendo algo como "COMPRE ESSE JOGO!"  (exceto por esse post aqui hahaha).

    Esses reviews vão ficar mais pro final do ano porque eles vão levar um pouco mais de tempo para sua elaboração.

    The Estates é muito bom hahaha, é um design inteligentíssimo, não tem nada que pareça fora do natural dentro das mecânicas que compõem o jogo. Só tem dois probleminhas: é muito difícil de encontrar e por isso muitas vezes caro (eu encontrei num leilão aqui de bobeira por acaso); e é de longe o jogo mais cruel da minha coleção. Sério, esse jogo é de uma safadeza sem precedentes. Aquilo nem pode ser chamado de "Take that!", é algo muito pior... Eu devo ser masoquista porque eu odeio Take that!, mas adoro esse jogo em particular. Acontece que esse jogo é praticamente zero sorte, então você consegue antecipar tudo que pode acontecer. Antecipar é diferente de controlar a situação, mas você pode ao menos intervir pra tentar contornar o cenário vigente... Eeeee eu já estou escrevendo o review aqui, não estou? Cenas dos próximos episódios.

    Eu sou mega suspeito pra falar de Tash Kalar, Vlaada é meu designer favorito, eu tenho Tash Kalar e todas as expansões. Gosto pouco do jogo, sabe? Mããããããssss, assim como The Estates, ele definitivamente não é pra todo mundo. Ele é muito, mas muito abstrato. Eu adoro jogos abstratos, mas não é todo mundo que curte mastigar areia. Jogo em qualquer contagem, mas sinceramente prefiro muito mais com 2 pessoas somente. O jogo também consegue ser bem desequilibrado (beirando o frustrante) se colocar jogadores de níveis diferentes. Um jogador experiente (não eu) vai trucidar um novato. Cenas dos próximos episódios...

    The Crew é um jogo de vaza cooperativo e a forma como eles conseguiram juntar essas duas características é simplesmente genial. Já tive a oportunidade de jogá-lo com pessoas que adoram jogos clássicos de vaza, mas que não têm muita experiência com boardgames modernos, muito menos jogos cooperativos (spoiler: eles acharam horrível). Também tive a oportunidade de jogar com pessoas que jogam boardgames modernos com frequência, mas que, por outro lado, não manjam nada de jogos de vaza (sueca, truco, copas fora, etc.)... (spoiler: vencemos as 6 primeiras missões logo de cara e só íamos jogar umazinha). Contudo, The Crew é um jogo que, assim como Tash Kalar e The Estates, precisa de uma galera muito específica pra rodar bem. Tem que ser uma galera que abrace a proposta do jogo. Se as pessoas não se identificarem e não entenderem a essência desses jogos, a experiência vai ser horrível. (Spoiler: Ainda prefiro Hanabi, mas é uma competição injusta. Joguei The Crew umas 10 vezes, Hanabi eu joguei mais de 100. The Crew tem um enorme potencial pra subir mais no meu ranking pessoal, só peca no fator catequização de novos adeptos. Talvez pela experiência, ache mais fácil evangelizar a galera nova no Hanabi, se tratando de jogos de cartas cooperativos).... Eeeeee estou escrevendo um review aqui já de novo, não é mesmo? Enfim... cenas dos próximos episódios.

    Tá bom, vou ler o do The Estates também quando sair, apesar do tema :D
    A dificuldade do Tash Kalar é justamente, como você disse, ser abstrato demais. Não deve ser fácil de conseguir gente pra jogar com a frequência que o jogo provavelmente merece. Como a esmagadora maioria das minhas jogatinas são em dupla com minha companheira e ela não curte muito abstratos, fico achando que não vale a pena importar e ter que ficar preocupado com taxação + compra de expansões posteriormente. Talvez se conseguir com que ela jogue e goste do Tigris & Euphrates, o caminho pro Tash Kalar se abra...
    E o The Crew to de olho, dizem que não é bom só com duas pessoas :(...mas sendo barato e divertido, dá pra pensar em ter na coleção pra quando conseguir juntar um grupo. Acho que todo jogo depende muito do grupo, na verdade, mas se for algo muito muito restritivo, fica difícil ter vontade de comprar assim, infelizmente.
    Parabéns pelo trabalho e seguirei acompanhando essa sua série!

    0
  • LuisPerdomo
    653 mensagens MD
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    LuisPerdomo29/09/20 00:41
    LuisPerdomo » 29/09/20 00:41

    geotermal::
    Tá bom, vou ler o do The Estates também quando sair, apesar do tema :D
    A dificuldade do Tash Kalar é justamente, como você disse, ser abstrato demais. Não deve ser fácil de conseguir gente pra jogar com a frequência que o jogo provavelmente merece. Como a esmagadora maioria das minhas jogatinas são em dupla com minha companheira e ela não curte muito abstratos, fico achando que não vale a pena importar e ter que ficar preocupado com taxação + compra de expansões posteriormente. Talvez se conseguir com que ela jogue e goste do Tigris & Euphrates, o caminho pro Tash Kalar se abra...
    E o The Crew to de olho, dizem que não é bom só com duas pessoas :(...mas sendo barato e divertido, dá pra pensar em ter na coleção pra quando conseguir juntar um grupo. Acho que todo jogo depende muito do grupo, na verdade, mas se for algo muito muito restritivo, fica difícil ter vontade de comprar assim, infelizmente.
    Parabéns pelo trabalho e seguirei acompanhando essa sua série!

    Hahaha, você não precisa ler se você não se identifica com o jogo, jovem, mas aprecio o seu apoio. Não vou ficar triste, vai por mim ;)

    Tash Kalar é um jogo que às vezes, muito de vez em quando, aparece vendendo por aqui. Eu comprei um muito barato com a caixa um pouco danificada, mas os componentes na moral. Foi um custo de oportunidade. As expansões eu importei, pagando bem mais caro do que eu paguei no jogo base, mas é porque eu realmente gosto muito do jogo e meus amigos curtem essas paradas também. Se eu não tivesse gente pra jogar, provavelmente nem teria comprado o jogo base exatamente por conta dessa restrição.

    Minha maior recomendação independentemente de qualquer review é: jogue no boardgame arena. Preferencialmente com 2. E, principalmente, não se frustre se jogadores muito experientes fizerem com que você chegue a acreditar que esse jogo não é pra você. Você pode vir a ser um deles e jogar de igual para igual. As primeiras vezes que eu joguei esse jogo no BGA com jogadores muito pro, eu tomei uma surra violenta e pensei "nossa, que cara sortudo, comprou tudo certo". Até que eu vi um raio cair 5 vezes no mesmo lugar e repensei "esse jogo não é um jogo de sorte propriamente dita, mas um jogo de curva de aprendizagem sobre variância estatística e adaptação".

    Sim, jogar Tigris e Euphrates vai ajudar bastante a ter uma noção ali se a sua companheira se adapta bem aos jogos abstratos. São jogos diferentes entre si, mas eles compartilham dessa característica. Se ela não gostar nem um pouco do T&E, isso é um sinal amarelo pro Tash Kalar.

    Nunca joguei The Crew com 2 pessoas, sempre com 3, mas realmente não me parece ser a proposta original do jogo. Tem cara de ser um puxadinho de regras, algo como "já que criamos o jogo, vamos pensar em algo pra 2 só pra torná-lo mais democrático". Que nem a variante pra 2 jogadores do 7 Wonders que é tão criticada. Não à toa criaram o 7 Wonders Duel. Daqui a pouco fazem o The Crew Duel, se é que isso faz algum sentido. Jogo de vaza pra dois jogadores que funciona MUITO bem, eu recomendo fortemente The Fox in the Forest. Mas tem que gostar bastante de vaza e jogos pra 2. Cardgame pra 2 em geral, gosto ligeiramente mais de Hanamikoji. Gosto ainda mais de Hanamikoji do que de Jaipur, por exemplo. Card Game cooperativo pra 2, ainda fico com Hanabi. Gosto muito de Hanabi pra 2 com uso das convenções, ainda que prefira jogá-lo com 3.

    Obrigado por acompanhar e interagir. Disponha :)

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  • andre_fcl
    446 mensagens MD
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    andre_fcl29/09/20 02:18
    andre_fcl » 29/09/20 02:18

    Depois de tantos textos sobre o Kingdom builder me convenceu a dar uma chance pra esse jogo e aprender ele, na insistência mesmo

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  • LuisPerdomo
    653 mensagens MD
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    LuisPerdomo29/09/20 08:19
    LuisPerdomo » 29/09/20 08:19

    Delacr0ix::Depois de tantos textos sobre o Kingdom builder me convenceu a dar uma chance pra esse jogo e aprender ele, na insistência mesmo

    Testa ele primeiro no BGA. É de graça ;)
    Espero que goste :)

    0
  • Ricardo1984
    610 mensagens MD
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    Ricardo198429/09/20 14:18
    Ricardo1984 » 29/09/20 14:18

    Top!!!


    Já estive de olho algumas vezes neste joguinho, e olha que ele vem bem em conta ultimamente.

    Mias uma vez, parabéns pela postagem.

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