V1Pp::Sensei, você contou o milagre mas não disse o nome do santo!
Eu entendi a otimização do tabuleiro, a escolha sobre os objetivos a cumprir, a questão é como se planejar pra fazer isso.
Nossa, comentários como esses me enchem de emoção, sério. Você está absolutamente certo, jovem. Corretíssimo em todos os seus questionamentos. Falhas minhas. Fiquei cego dentro da minha própria percepção do jogo e omiti coisas que eram mais intuitivas pra mim em função de inúmeras partidas, mas que certamente não são tão óbvias assim numa primeira abordagem. Vamos ver se eu consigo me redimir nessa resposta.
V1Pp::Digo, como 'correr' para pegar os poderes e fazer as ações extras? Já que a sorte pode não ajudar.
Ah, jovem. Isso é muito simples

. Nessa configuração do exemplo discutido na análise, o porto, visivelmente a localidade especial mais importante para se completar o objetivo individual mais rentável está adjacente a desertos e cânions. A solução é simples: é só abrir de cânion ou de deserto antes dos seus coleguinhas que está tudo certo!

... Ah não, espera. Isso não depende da gente! Podes crer. O que fazer nesses casos?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é: Existem habilidades que são visivelmente melhores do que outras em certas configurações? Sim, evidentemente. Elas são imprescindíveis para se vencer um jogo?
Não! Vai ser mais difícil, mais desafiador, mas não se trata de um jogo perdido. Não entregue a toalha ainda. Por quê?
1. Você ainda pode pegar o segundo tile de porto, mesmo que tardiamente.
2. Mesmo que você não pegue, seu oponente nem sempre vai ter tudo o que ele quer. Às vezes ele também vai comprar um terreno ruim de vez em quando. Normalmente a gente está tão focado no nosso que a gente esquece que nossos oponentes também zicam de vez em quando. Contudo, não conte apenas com isso.
3. Você ainda pode fazer jogadas ótimas dentro do seu escopo de ação. O que fazer?
As prioridades são:
a: Faça o que te beneficia mais antes de mais nada. Quando você ganha uma vantagem competitiva, você está na frente de todos os seus oponentes. Quando você bloqueia alguém, você bloqueia um oponente só em particular.
b: Faça o que pode te beneficiar no médio prazo, prepare o terreno, literalmente.
c: Bloqueie seu oponente*
*b e c podem trocar dependendo do momento do jogo (b normalmente muda de ordem com c do meio para o final do jogo)
Como fazer "a"?
A pergunta que você sempre tem que se fazer é: "Qual é a melhor coisa que eu posso fazer com esse tipo de terreno inicial?"
A segunda pergunta que deve vir logo em sequência é: "Por quê?"
Usando o exemplo dessa configuração no mapa, alguns exemplos:
- Se eu sacasse cânion ou deserto e o porto estivesse disponível, indubitavelmente eu iria para o porto;
- Se não tivesse disponível e eu pegasse deserto, eu iria pra torre no quadrante sudoeste deixando as três casinhas sem encostar nos cânions, só nos campos floridos. Se você encostar no cânion, você vai comprometer a sua próxima carta de cânion e ela será inútil. Se você encostar nas flores, você ainda pode conseguir uma segunda torre no próximo turno, se você comprar campos floridos. Se você comprar outro deserto, antes de colocar as três casinhas da carta, você usa a torre para colar no deserto do norte, dado que você não tem nenhuma adjacência com a borda do tabuleiro, então a primeira casinha de borda será livre. As casinhas seguintes você usa pra pegar o celeiro norte e já terá um pouco mais de flexibilidade para o próximo turno, além de poder separar as casinhas futuras para descolar alguns pontos dos ermitões. Aproveite e coloque uma casinha adjacente aos campos floridos do norte para, caso pegar outra carta de campo florido, você já conecta no castelo.
- - Outra possibilidade seria usar a primeira torre naquela ilha com o castelo no setor nordeste do tabuleiro. Você não teria uma segunda ficha da habilidade logo de cara, mas já teria uma adjacência livre da borda para outra casinha livre para o uso da próxima torre, uma vez que você vai preencher os desertos daquele castelo, inviabilizando torres futuras naquele castelo e garantindo mais pontos com a carta dos construtores.
* Entre a primeira e a segunda, é uma questão de leitura de mesa, ver o que os outros estão fazendo, etc.
- Se eu comprasse cânion e o porto não estivesse disponível, eu também iria na torre central adjacente aos cânions pela mesma flexibilidade de poder escolher a primeira borda livre. Mesmo que você saque deserto, por exemplo, você não precisaria colocar suas casinhas no deserto adjacente às casinhas da sua torre. Vide o exemplo anterior.
- - A taverna central também seria uma opção consistente, porém arriscada porque ali você comprometeria suas adjacências com desertos ou campos floridos e isso você quer evitar. Você sempre deve procurar por flexibilidade.
- Mais um exemplo. Campos na cor verde claro, eu provavelmente começaria de torre, seguindo a ordem de prioridades, mas se a torre estivesse ocupada, eu iria de linha reta na taverna no setor sudeste já se antecipando pra eventualmente colar aquela taverna no castelo acima usando a habilidade da própria taverna. Isso comprometeria as florestas, todavia. Faz parte do jogo. Bloquear o castelo na ilha nordeste é uma opção válida também, apesar de não conceder habilidade inicial, ainda é uma boa jogada porque você teria os campos verdes livres para a próxima eventual compra e o deserto, por mais que não seja a compra desejada, ainda assim é aceitável porque você estaria contornando o castelo ganhando muitos pontos (castelo + construtores) e potencialmente inviabilizando o castelo para seus oponentes que tentarem conectá-lo com os mercadores. Mesmo que eles tenham o porto, isso seria bem difícil. O celeiro noroeste ameaçando conectar o castelo mais abaixo dele seria minha terceira opção. Questão de gosto mesmo.
Enfim, você tem opções. Elas podem ser opções sub ótimas num primeiro momento, mas se você tirar o máximo que você pode daquilo, você ainda pode se manter competitivo. Não é porque o oponente tem o porto que ele vai ganhar. Ganha nesse jogo quem erra menos, esse é o maior mitigador da sorte. No começo é muito difícil de afirmar o que é verdadeiramente mais correto. Você faz pequenas apostas e se compromete com as adjacências que escolhe em função do preço por adquirir aquela ficha de habilidade. Independentemente disso, se você sempre fizer a "melhor jogada" dentro de um contexto perfeitamente lógico e coerente: "estou fazendo essa escolha porque estou me antecipando a isso, isso e isso", você não vai ter espaço para se lamentar que não teve sorte, você se antecipou a aquilo. Variância estatística faz parte.
No meio para o final do jogo, uma vez que você eventualmente não vai ter novas fichas para adquirir, ou elas simplesmente não são mais tão interessantes assim ("está muito tarde para eu me preocupar com isso agora"),
você passa a focar mais em bloquear seus oponentes se, e somente se, você sabe que negar aqueles pontos para o seu adversário será mais vantajoso do que ganhar os pontos para você mesmo. Você literalmente faz as contas "se eu bloqueá-lo aqui, ele perde 10 pontos; se eu ficar na minha, eu ganho 5 pontos". Se esse cara tá ganhando de você, não pense duas vezes.
O que não pode acontecer é você ficar tipo "
block, block, block, êê, vamos bloquear, hihihi". Bloquear pelo prazer de negar seu oponente alguma coisa não compensa os pontos perdidos por uma jogada que você poderia ganhar muito mais pontos para si mesmo. Lembre-se, você ganhando pontos pra si, você está na frente de todos os seus oponentes.
A jogada ideal sempre é tentar conciliar o melhor dos mundos: ganhar pontos pra si
E ainda por cima bloquear seus oponentes de tabela. Sabemos que nem sempre isso é possível.
Normalmente, quando seu oponente tem porto e você não, você tende a bloqueá-lo mais pra tentar minar a vantagem que ele adquiriu sobre você. Sempre seguindo o princípio "o que rende mais pontos no final: bloquear 1 ou pontuar eu mesmo contra os demais?".
Outros exemplos eu vou deixar para vocês descobrirem por conta própria. Esse jogo é muito situacional.
V1Pp::É muito difícil se distribuir assim no tabuleiro burlando a lei da adjacência. Então antes do porto devo correr atrás da torre e do celeiro pra fazer o combo ninja? Começo por qual? O que sair primeiro? Vou ter que voltar a ler a parte 1...
O combo ninja da torre + movimentação de casas é muito mais eficiente primeiro com o curral, depois um pouco menos eficiente com o porto em situações específicas. Com o celeiro, na maioria dos casos, você teria que deixar de usar a torre dois turnos para poder sair completamente de uma adjacência de borda e liberar uma borda nova. Pode valer a pena ou não. O gasto de ações é bem grande, ficar sem usar as habilidades pra evitar colocar ainda mais adjacências, mas pode compensar se essas adjacências de borda forem verdadeiramente inúteis.
Não usar as habilidades também é uma opção. Às vezes é ainda mais poderoso do que usá-las. Você não tem que usar o tempo todo. Tem que usar no momento certo! Discutir o "momento certo" daria um livro. Melhor jogar mais partidas e se acostumar com a tentativa e erro: "eu sei por experiência que se eu fizer isso, vai dar m#$@%"
V1Pp::Como o Kasparov do KB joga ? Ele se importa com o que vc está fazendo ou fica só no jogo dele? Faz block? Tem 'corrida'? Imagino que a dinâmica do jogo mude de acordo com o número de jogadores.
Pra mim, o verdadeiro Kasparov desse jogo é aquele maluco russo que eu comentei no tutorial anterior

. Aquele cara dificilmente erra. Mesmo quando ele dá azar, ganhar dele ainda é tarefa árdua.
A dinâmica do jogo certamente muda bastante com o número de jogadores. Quanto mais jogadores tem, menos controle do que os outros estão fazendo você tem, então priorizar você mesmo é quase sempre a melhor opção. Por outro lado, como tem mais gente na parada, inevitavelmente você vai acabar bloqueando os caras por uma questão de espaço restrito mesmo, então jogadas como "tirar vantagem da situação e ainda sacanear o jovem coleguinha" são mais frequentes. Contudo, eles podem fazer o mesmo. Particularmente prefiro jogar o jogo com 2~3. Às vezes 4. Cinco eu acho muito caótico. Aí sim é mais sorte do que habilidade, reconheço. Esse jogo não foi feito pra 5, do mesmo jeito que Dominion não foi feito pra 6. Você pode jogar? Pode, mas não recomendo.
V1Pp::Essa distribuição em 4 setores é sempre ideal ou depende muito dos objetivos?
Depende dos objetivos. Se não tiver nenhum objetivo na mesa que sugira que você deve ocupar um determinado setor, então não necessariamente você precisa ocupar todos eles. É perfeitamente possível vencer ignorando alguns setores total ou parcialmente em alguns casos mais específicos. A diferença é que, independentemente dos objetivos, cada setor te dá uma flexibilidade diferente, habilidades diferentes, castelos, etc.. Elementos que devem ser levados em consideração.
V1Pp::Com apenas 10 cartas de objetivos, escolhendo 3, se minha matemática tosca estiver certa, temos um cenário de 120 combinações de objetivos... é muita coisa pra pensar.
Quer mais rejogabilidade do que isso?

Agora multiplique isso por todas as combinações de tabuleiros possíveis. (preguiça de pensar nessa conta, já escrevi demais)
V1Pp::[]
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco as coisas.
Abraço.