Hisiru::Amaral::Hisiru::Isle of skye roda legal com variante pra 2 e fica muito bom se tiver a expansão druids porque aumenta a estratégia e aimenta número de tiles. Também faz você ser menos punido se perder uma peça importante.
Sem variante o jogo é ruim pra 2.
Que variante para dois? O jogo roda muito bem em dois com as regras oficiais.
A parte do leilão também roda bem em dois porque é um leilão fechado, você só vê o resultado quando levantam-se os escudos dos clãs. Pra mim, dá a mesma tensão que com mais jogadores.
Respeito, mas discordo e pra mim ficou injogável só do jeito que vem na caixa, porque ficam muito poucos tiles, sem contar que você acaba vendo muito menos tiles também e cumpre menos objetivo. Pra jogar isso (que eu sinto que tá todo capado) prefiro ir pro carcassonne.
Mas com a variante você adiciona um dummy player e pega 3 peças pra ele, a cada rodada um jogador vai poder escolher qual tile do dummy player vai remover e as outras vão ficar disponíveis. Com isso, aumenta o número de tiles e também a quantidade de tiles que os jogadores irão ver passar pelo jogo.
Tem essa variante no bgg.
Desse jeito acho que fica bom, mas com a expansão dos druidas fica bem melhor pra 2 e o jogo passa a ter mais elementos que fazem ele parecer um jogo mais completo pra 2.
Realmente, com mais gente você vê mais tiles na mesa e tem mais opções de combar seu reino com os objetivos de rodada.
Sendo assim, o jogo em dois fica mais apertado, e como você disse, não dá para pontuar muito, mas isso não torna a experiência ruim em dupla, ainda funciona muito bem.
Com cinco jogadores, por exemplo, teve uma partida que construí muito pouco, pois todo mundo comprava meus terrenos e eu tinha que construir com o único que eu podia comprar. Ou seja, mesmo em cinco eu tinha poucas opções, embora ficasse com bastante dinheiro para comprar depois. De certa forma o jogo se equilibra em opções mesmo em números diferentes de jogadores.
Sobre a expansão dos Druidas, estou doido para comprar. Concordo que ela dá sim mais opções de escolha de tiles, sem aumentar a complexidade do jogo. Achei bem melhor que aquela do Jorneyman, que deixa o jogo bem mais pesado e menos fluido.
Isle of Skye é um jogo leve, rápido e divertido. Se for para torná-lo mais complexo, prefiro jogar Clãs da Caledônia, com a mesma temática, só que bem mais elaborado.