Cada jogo um reino diferente! Vamos conhecer esse aqui?
Welcome to the Dungeon é um jogo de pressione-sua-sorte em que 2-4 jogadores se revezam desafiando um ao outro para entrar em um calabouço com menos equipamentos, quando começa a encher o calabouço com monstros. Os jogadores podem ganhar o jogo ao vencer duas rodadas ou ser eliminado do jogo por perder duas rodadas.
In the dungeon! welcome to the dungeon, watch it bring you to your... opa! música errada!!! Esse joguinho não tem nada a ver com armas em rosas, mas tem um pequeno armorial interessante, uma pitada de memorização e bastante blefe. Vocé formará rapidamente uma masmorra com vários monstros, diante de um aventureiro e seus equipamentos, cabendo a ele passar por cada carta batendo ou apanhando bastante, almejando atingir a glória da vitória após "percorrer" todas as cartas!
Quando falamos em percorrer é de forma extremamente direta e simples (é aqui que quem não curte jogos leves pode trocar o “simples” por “simplória”, mas não este Kina que vos fala). Os monstros que tem valores numéricos de 1 a 5 (goblinóides, mortos vivos e golem) podem aparecer mais, pois existem 2 cópias de cada. Os de poder 6,7 e 9 (pula o 8 na escala) são únicos, meio que chefões : um lich, um demônio e o bom e velho dragão vermelho. Tudo que eles fazem caso não sejam derrotados, é espancar o personagem de acordo com seu valor numérico. Se queria algo mais elaborado pode ir voltando 3 casas.
O aventureiro por sua vez começa com 6 itens e ficará munido com mais ou com menos deles (às vezes quase pelado hehe). Esses apetrechos também resolvem na maior simplicidade, basicamente derrotando alguns monstros ou segurando tabefes adicionais. Todo turno o jogador anuncia se vai abandonar a rodada ou permanecer. Ao permanecer ele pega e olha uma carta, e decide se ela entra na formação da dungeon (vai formando um pequeno deck face down) ou se ela sai e fica deixada de lado, levando um dos itens (escolhido pelo dito cujo jogador) do personagem nesse processo.
Isso faz com que seja criada uma sequência dos monstros, a qual você conhece parte dela, ou seja as cartas que você mesmo colocou(aqui os mais distraídos devem fazer um pequeno exercício de jogo da memória). Paralelo a isso você estará prejudicando/tolhendo o equipamento disponível para o personagem adentrar a masmorra no derradeiro da rodada. A pequena grande sagacidade do jogo se dá no fato desse aspecto “batata quente Simulator”... quando a música para (todos já saíram menos 1 dos jogadores) esse possível azarado(quem sabe sortudo!) vai resolver a dungeon virando carta a carta. Isso fará com que você se pergunte a hora certa de dar o fora, ou de continuar, podendo digamos, fazer a jogada de tirar itens valiosos com cartas fracas (como um goblin de poder 1, por exemplo) para armar a bomba pra algum oponente, ou evitar que “rojões” como os bosses participem da masmorra daquela rodada, sua intenção pode e vai variar.
Quando são postas muitas cartas, a mesa fica se perguntando se só estão rolando criaturas fracas ou se já se formou algo intransponível. Aí vai de cada um ser mais assumidor de riscos ou mais focado em durar na partida. E isso também está bem contemplado no sistema do jogo: a win condition é ser o última kina(ou ladina, mago, bárbaro.. vocês entenderam) de pé, considerando que fracassar duas vezes remove o player da partida ou ganha em definitivo se triunfar 2 vezes no desafio proposto que foi feito com muito “carinho”
pelos jogadores(inclusive por você mesmo!).
No que o WELCOME TO THE DUNGEON “bate forte”?
O feeling de que estar vendo a bomba se armando (a masmorra) enquanto de forma proporcional o personagem vai ficando menos qualificado para lidar com tudo é onde a mágica do jogo acontece, pois você pode especular, mas não consegue determinar se será você no final da rodada, quem vai lidar com aquilo tudo ou não. Por vezes assim que você pensa “boto mais uma carta e depois saio”, a mesa inteira decide sair e você vai ter que se virar, rolando um clima de “bem feito... se deu mal” resultando em você de fato sangrar valendo (quase que literalmente já que virará uma carta que é usada como marcador, para o verso todo vermelho hehe) ou ganhar a rodada ouvindo os maravilhosos xingamentos do seu grupo de jogadores 
Acrescente o fato de ter 4 personagens diferentes, que não são melhores ou piores, mas sim diversificados, com o guerreiro sendo mais direto (recomendado pra primeira partida inclusive), a ladina e o bárbaro como variantes interessantes e o mago com a jogabilidade mais louca! Basta dizer que um de seus itens dá a vitória se a masmorra não tiver cartas iguais, mesmo que você fosse perder de forma absurda hehe. O jogador que abre a rodada decide qual aventureiro vai ser, e cabe relembrar que não se sabe quem usará esse aventureiro no final da rodada.
No que o WELCOME TO THE DUNGEON “bate de Kina”?
Na modesta opinião deste kina que vos fala seria apenas o fator player elimination que merece ser apontado. O jogo é rápido, então só chegará a ser um problema, se tiver jogando em 4 e a pessoa tomar logo de cara, em poucas rodadas os 2 hits de incursões mal fadadas contra as criaturas. Essa mecânica tende a dar problema em vários jogos, em maior ou menor proporção. Imagine sair em 10 minutos e esperar meio que 15-20 enquanto só resta assistir ao desenrolar das rodadas seguintes?
E quanto custa pra explorar esse reino?
Tá em média 70 de gold e fica um pouco acima do que acredito valer em termos de material. A caixa e os pequenos tiles de itens têm um acabamento mais do que decente, mas particularmente só adquiri porque consegui por 45-50 um bom tempo atrás
EXTRAS/ALGO+
Uma das motivações para fazer essa postagem é que a expansão Welcome Back to the Dungeon acabou de chegar! Ela funciona misturada ou separada, e trás monstros especiais (vem 6 e usa 2 por partida) e 4 novos personagens (esses cabulosos aí da foto acima) que olham pra certa dose de regras diferentes, através de itens para derrotar monstros em sequência, ativar um item descartando/consumindo outro e outras nuances.
Aproveitamos também para fazer o "lançamento" de uma pequena grande fanmade expansion, que reúne e amplia o que um usuário de fórum internacional começou. São 14 personagens, sendo 10 um tipo de remake/variante e 4 deles têm novos conceitos (apesar de reutilizarem os itens do jogo base).
PODEM CONFERIR AQUI: https://www.ludopedia.com.br/jogo/welcome-to-the-dungeon/anexos/159784
Então por enquanto é isso, Uma pequena análise para um pequeno jogo, mas que fornece grande diversão se você se permitir conhecer e se for a abordagem que você gosta. Então até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! 
Inscrevam-se, acompanhem!!!